Quais são os sentidos mais afetados pelas disfunções sensoriais no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (

2 respostas
Quais são os sentidos mais afetados pelas disfunções sensoriais no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
Dra. Leticia Sanches de Castilho
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
No TOC, os sentidos mais afetados são o tato, a visão e a audição. A pessoa pode ter sensação de incompletude, incômodo com simetria, desorganização visual ou certos sons. Isso gera angústia e leva às compulsões. O EMDR pode ajudar a regular essas percepções e reprocessar as crenças ligadas ao desconforto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Gabriela Benigno
Psicólogo, Sexólogo
Fortaleza
Olá, Sou Gabriela Benigno Psicóloga clínica, Gestalt terapeuta há 9 anos formada. Bem, espero que eu possa esclarecer algumas duvidas sobre transtorno obssessivo-compulsivo (TOC). Quem sofre com o esse transtorno geralmente pode desenvolver alterações senso-perceptivas que podem fazer a pessoa intensificar características próprias do TOC. Para entender como essas alterações acontecem é importante saber o que realmente é esse Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC ) caracterizado pela presença simultânea de obsessões e/ou compulsões que são invasivas, repetitivas, gerando sofrimento significativo e interferem causando prejuízos na vida da pessoa. Geralmente, as obsessões (pensamentos, imagens ou impulsos)
Intrusivos e indesejados surgem descontroladamente e são repetitivos, insistentes, chega a gerar desconforto, inicialmente e posteriormente acentua um quadro de ansiedade significativa, que muitas vezes na tentativa de "controlar" o pensamento intrusivo criar-se rituais, comportamentos compulsivos, como lavar mãos muitas vezes , limpar a casa várias vezes ao dia a ponto de atrapalhar a vida social, trabalho, e familiar. O TOC não é uma mania de algo, é um sofrimento gerado pela manifestação de pensamentos intrusivos e prejuízo na vida de quem tem esse transtorno. Então, quando existe uma mudança no modo como a pessoa se relaciona com ela mesma, com os outros e com o mundo é importante buscar suporte profissional. Um psicólogo pode facilitar o processo de elaboração de experiências, oferecer suporte emocional em momentos de fragilidade emocional! cuidar da saúde mental é importante para não desenvolver um quadro de adoecimento severo como o TOC. O tratamento com profissionais da saúde mental é importantíssimo para ter melhor qualidade de vida e reconquistar sua autonomia. os sentidos mais afetados pelas alterações sensoriais são o tato, olfato, visão. A audição acontece com menos prevalência e raramente o paladar é afetado. Quem tem esse transtorno e tenta cuidar sozinho se coloca em situação de mais vulnerabilidade e agravar o quadro, quanto antes cuidar da saúde mental melhor perspectiva de recuperação da autonomia e bem estar no geral. Fico à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e será um prazer receber você na minha pagina profissional do Doctoralia. Se você gostou dessa explicação e quiser ajudar ao meu perfil deixa uma opinião sincera dessa experiência comigo. Abraço .

Conteúdos comuns:

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.