Quais sao os sintomas?

9 respostas
Quais sao os sintomas?
Muitas vezes a depressão não recebe o devido tratamento até por desvalorização dos sintomas por quem está em sofrimento ou pelos familiares. Complementando com os colegas, existem critérios diagnósticos que configuram esse transtorno como: atenção e concentração reduzidas, visões pessimistas sobre si mesmo e sobre o futuro (ex nuca vou conseguir um emprego melhor, não sou amado, não tenho amigos), ideias ou atos autolesivos ou suicídio. Algumas pessoas podem não planejar o suicídio mas pensam em "sumir" ou ser atropelado, ou ser vítima de um assalto e morrer. A pessoa que está depressiva não consegue pensar de forma racional sobre a origem de seu sofrimento (separando-se do problema) ela se sente emocionalmente associada ao problema e sendo assim não tem energia suficiente para buscar soluções. Muitas vezes, o uso de álcool ou maconha proporciona a sensação de "ter resolvido o problema" ou conseguir "pensar melhor". É importante prestar atenção na frequência e intensidade dos sintomas.

Marcantemente a tristeza, explícita ou mascarada.
Apenas complementando, existe também um tipo de depressão leve, chamada "disforia", em que a pessoa está como que "um tom abaixo". Muitas vezes essa pessoa é considerada mau humorada,pois o transtorno se passa por uma caracteristica da personalidade.
Psicoterapia pode ser de grande ajuda.
São sintomas da depressão:

Humor depressivo, irritabilidade, ansiedade e angústia.
Desânimo
Falta de vontade de realizar atividades costumeiras.
Apatia
Perda ou aumento do apetite
Distúrbios do sono ( insônia ou dorme de demais e ainda assim tem sono)
Diminuição da libido
Esquecimento
Dificuldade de concentração
Baixa autoestima
entre outros
Concordo com o colega, apenas gostaria de complementar algo. Nem sempre o ponto marcante é a tristeza há também pessoas que ficam mais irritadas, alterações do sono e do apetite podem estar presentes. Dificuldade de se concentrar nas atividades e pensamento lentificado, normalmente com o conteúdo muito negativista e temas como culpa, fracasso, pessimismo são os mais comuns. Ter vontade de chorar sem motivo aparente. Falta de ânimo e de vontade para fazer as coisas que antes gostava de fazer, Perda de prazer.
Também podem ocorrer sintomas físicos como dores principalmente em aperto e no peito ou dores musculares.
Enfim a depressão pode se manifestar de muitas formas e há uma série de sinais e sintomas da depressão estes e o que o colega falou são os mais frequentes.
Os colegas responderam muito bem a sua pergunta. Agora é só buscar apoio psicológico (para a melhora dos comportamentos) e do seu psiquiatra (para auxiliar na dúvida da medicação mais indicada) de forma casada. Segundo Aaron Back, as chances de dar um bom resultado é maior e diminuir a recaída. Espero ter ajudado! Grande abraço!
Bom dia. Os sintomas de depressão podem incluir desânimo, apatia, insônia ou sono excessivo, diminuição ou aumento do apetite, pensamentos negativos, pensamentos auto depreciativos, falta de prazer em atividades que antes causavam prazer, irritabilidade, pensamentos suicida, entre outros. O ideal é procurar ajuda profissional com psicólogo e psiquiatra para realizar uma avaliação e buscar um tratamento correto o quanto antes.
O diagnóstico é complexo, envolve sintomas como apatia e desânimo, mudanças no apetite, no sono, e na líbido, variações de humor mais fortes e intensas que o normal. Mas o importante é que, para se diagnosticar uma depressão, é necessário ter no mínimo, 6 meses de sintomas. Se for 6 meses ou mais, é necessário um psicodiagnóstico mais profundo. Se não for assim, o aconselhável é uma psicoterapia que ajude, para que os sintomas não aumentem, e não verem a ser uma depressão orgânica, com tratamento medicamentoso. Em resumo, procurar um profissional de saúde mental e pedir uma avaliação.
Complementando os colegas, vale ressaltar que nos dias de hoje temos o que poderíamos chamar de "depressivos funcionais", são pessoas que por conta da responsabilidade conseguem trabalhar, mesmo que a um alto custo emocional, porém a noite e nos fins de semanas, não conseguem se manter funcional e "se permitem e admitem estarem com esta doença"