Quais são os sintomas da depressão? Como a depressão influencia na rotina?

13 respostas
Quais são os sintomas da depressão? Como a depressão influencia na rotina?
Olá! A depressão pode existir como um estado de humor e nesse sentido não entendemos como patologia, mas sim como reação emocional a circunstâncias e experiências. Nesse caso é comum observarmos insegurança, tristeza, desânimo. Quando analisamos a depressão a partir de um Transtorno depressivo, levamos em consideração alguns sintomas que podem se assemelhar ao humor deprimido, mas também precisamos ter cautela para investigar outras questões, que nos permite chegar a um diagnóstico. Por isso é tão importante a avaliação de um especialista, porque nem tudo o que parece é de fato Transtorno, e este pode se apresentar com vários sintomas e não somente o humor deprimido. Por exemplo, tem pessoas com sintomas de compulsão que podem ser causados por um Transtorno depressivo. A rotina de quem tem Transtorno depressivo e não faz tratamento, pode ter uma queda significativa da qualidade de vida, problemas em relacionamentos com pessoas, dificuldade para trabalhar, estudar e manter uma sociabilização saudável. Reforço a importância do profissional em saúde mental para o diagnóstico, somente a análise superficial de sintomas não é o suficiente. Espero ter ajudado. Até mais!

É um distúrbio que apresenta no individuo com sentimentos de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si.
Muitas vezes, com a depressão vêm sensação de cansaço e desânimo, o que leva à apatia e ao abandono de atividades importante.
Algumas características de depressão inclui a presença de humor triste, sentimento de vazio ou irritável, mudanças significativas de peso e desânimo excessivo. Se sente deprimido a maior parte do tempo, quase todos os dias, por um período de duas semanas. Essas alterações nas funções físicas e cognitivas podem por consequência afetar a rotina do indivíduo.
A depressão é diagnostica pelos sintomas mencionados acima e também pelo tempo e impacto que tem tido na sua rotina, para ser considerado depressão é preciso ter no mínimo 5 sintomas pelo período mínimo de 2 semanas e pelo menos 1 dos sintomas é humor deprimido ou perda de interesse e prazer. Os sintomas devem causar algum prejuízo social ou sofrimento clinicamente significativo. O primeiro passo é procurar a terapia para iniciar o tratamento, enquanto a depressão é considerada leve, o tratamento apenas com terapia é muito eficiente, se já estiver moderada ou grave é necessário acompanhamento psiquiátrico para uso de medicações.
Olá. A depressão é uma experiência de perda de controle e influencia a rotina diária diminuindo a energia e atividade da pessoa que apresenta o diagnóstico d depressão.
Os sintomas devem estar presentes a pelo menos dois meses e entre eles, podemos observar: desinteresse, falta de motivação e apatia; falta de vontade e indecisão; sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio; pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, fracasso, doença ou morte.
Não deixe de procurar ajuda.
A depressão é uma doença psicológica crônica, caracterizada com uma tristeza profunda.
Depressão é diferente de tristeza. A tristeza faz parte da condição humana. Todos experimentamos tristeza em algum momento de nossas vidas. A tristeza é situacional, passageira e acontece quando perdemos algo precioso, nos decepcionamos. Geralmente sabemos o motivo da tristeza.
Já a depressão é mais abrangente e está constantemente associada a sentimentos de dor emocional, amargura, desânimo, falta de autoestima e desesperança. Depressão é uma doença e precisa ser tratada como tal.
A pessoa com esse transtorno depressivo desconecta-se de fontes de prazer, gratificação e realizações em diferentes dimensões da vida e costuma não achar graça alguma nas coisas que antes eram interessantes.
Caso você esteja na dúvida se está passando por essa situação, procure ajuda! Quanto antes começar a se tratar, melhor!

Depressão é uma constelação de diferentes pensamentos, sentimentos, comportamentos e experiências. O diagnóstico técnico que damos é “transtorno depressivo maior”, que significa que você esteve deprimido – com um humor deprimido ou perda de interesse nas atividades – por um período de duas semanas e tem, pelo menos, quatro dos seguintes sintomas:
• Sentimentos de inutilidade ou culpa
• Dificuldade de concentração ou de tomar decisões
• Fadiga ou baixa energia
• Insônia ou hipersonia (sono aumentado)
• Perda de apetite, perda de peso ou ganho de peso
• Agitação ou retardo psicomotor
• Pensamentos de morte ou de suicídio
Caso seja confirmado sua depressão, o recomendado é buscar auxílio de um Psicólogo.
Olá, os colegas já colocaram bem sobre os sintomas de depressão. Vale refletir sobre os motivos de vc buscar estas respostas. Como está sua vida hoje? Como tem se sentido? Busque a ajuda de um psicólogo para compreender bem o que está acontecendo e encontrar soluções. Invista em você e faça terapia. Abs
Olá! Como vai? Os sintomas mais frequentes em relação à depressão, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM - IV) são:
"Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo;
Anedônia: interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina;
Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;
Dificuldade de concentração: habilidade frequentemente diminuída para pensar e concentrar-se;
Fadiga ou perda de energia;
Distúrbios do sono: insônia ou hipersônia praticamente diárias;
Problemas psicomotores: agitação ou retardo psicomotor;
Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;
Ideias recorrentes de morte ou suicídio." Apesar disso, podem haver outros sintomas, pois o como se lida com a depressão é algo muito particular. Sendo assim, pode haver um impacto generalizado na rotina. Vale a pena buscar acompanhamento psicológico para reorganização da rotina e melhoria da qualidade de vida. Se necessário, também pode ser interessante buscar um tratamento medicamentoso junto a um médico psiquiatra
Depressão apresenta como sintomas, a falta de ânimo, desinteresse pela vida, rebaixamento da afetividade, dentre outros, os quais afetarão inevitavelmente a sua rotina... Por isso é extremamente importante agenda uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra para investigar, diagnosticar e tratar...
Olá! Os sintomas relacionados a depressão, segundo o Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM - IV) são:
"Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo; Anedônia: interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina; Sensação de inutilidade ou culpa excessiva; Dificuldade de concentração: habilidade frequentemente diminuída para pensar e concentrar-se; Fadiga ou perda de energia; Distúrbios do sono: insônia ou hipersônia praticamente diárias; Problemas psicomotores: agitação ou retardo psicomotor; Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar; Ideias recorrentes de morte ou suicídio."
Apesar disso, podem haver outros sintomas, pois o como se lida com a depressão é algo muito particular. Seria importante buscar ajuda de um psiquiatra e psicológico para reorganização da rotina e melhoria da qualidade de vida. Cuide-se. Forte abraço.
Olá! A depressão é um transtorno muito sério. Se não receber devida atenção pode interferir na vida diária, na capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. Os sintomas podem ser vários como humor triste, ansiedade, sentimentos de desesperança, irritabilidade, culpa, inutilidade ou desamparo, pouca energia ou fadiga entre outros. É importante ao se perceber num estado de angustia ou sofrimento procurar ajuda especializada com profissionais de saúde mental.
Olá! A depressão pode se expressar de formas diferentes em cada paciente. Mas de forma geral, percebemos uma tristeza de longa duração, sensação de vazio, desânimo para executar as atividades diárias (assim, você já começa a perceber como pode modificar a rotina de um paciente), a vida parece "mais cinza", sem graça (mesmo em atividades antes prazerosas), dificuldade de concentração, baixa de energia para realizar suas tarefas. Em casos mais graves, o paciente pode ter dificuldade para se alimentar, alucinações (visuais, cinestésicas ou auditivas). Costumam ser tratados com antidepressivos para melhorar essa condição que pode ser por falta de neurotransmissores. Ideal seria tratar simultaneamente com psicoterapia, ou seja, falar sobre a dor. Melhorar o organismo e manter a situação que leva à dor emocional (por exemplo, quando se fala se situações de violências, abusos ou negligências), sem sair delas, só mantém a doença. Precisa se empoderar para fazer essas e outras mudanças? Conta comigo! Até mais!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!