Quais são os tipos e grupos de Altas Habilidades/Superdotação ?

3 respostas
Quais são os tipos e grupos de Altas Habilidades/Superdotação ?
Alguns autores classificam a superdotação em: Acadêmica, Produtivo-Criativa, Psicomotora, Social e Artística.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem?
Essa é uma pergunta muito rica — e revela um olhar curioso sobre o funcionamento humano. Quando falamos em Altas Habilidades ou Superdotação, não estamos falando apenas de “inteligência alta”, mas de um conjunto complexo de potencialidades cognitivas, criativas, emocionais e sociais que se expressam de formas diferentes em cada pessoa.

De modo geral, as Altas Habilidades se dividem em alguns grupos, que variam conforme o tipo de talento predominante. Há pessoas com altas habilidades intelectuais, que se destacam pela facilidade em compreender conceitos abstratos, resolver problemas e aprender com rapidez. Outras apresentam habilidades acadêmicas específicas, como domínio excepcional em matemática, linguagens ou ciências. Existem ainda as habilidades criativas e artísticas, ligadas à originalidade, imaginação e expressão estética, e as habilidades psicomotoras, que envolvem coordenação e desempenho em atividades físicas, esportivas ou corporais. Por fim, há também o grupo das habilidades de liderança e sociais, caracterizadas por empatia, influência positiva e capacidade de inspirar outras pessoas.

A neurociência mostra que o cérebro de pessoas superdotadas tende a ter conexões neurais mais rápidas e integradas, o que permite processar informações com maior profundidade e fazer associações complexas. Mas, curiosamente, essa mesma intensidade pode trazer desafios emocionais: perfeccionismo, sensação de inadequação, tédio com tarefas simples e uma hipersensibilidade a estímulos e críticas.

Talvez valha refletir: em quais momentos você sente que o pensamento corre mais rápido que o ambiente ao redor? E o quanto isso tem sido fonte de prazer ou de sobrecarga?
Essas são pistas que ajudam a compreender não apenas o talento, mas também o impacto emocional de viver com uma mente intensa.

Se fizer sentido, podemos conversar mais sobre como equilibrar o potencial e o bem-estar emocional para que um não apague o brilho do outro.
 Raquel Aroxa Prudente
Psicólogo, Psicopedagogo
Aracaju
As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) organizam-se em diferentes tipos e grupos conforme o domínio de expressão e o perfil de funcionamento, podendo manifestar-se nas áreas intelectual, acadêmica, criativa, artística, psicomotora ou de liderança, de forma generalista (em várias áreas) ou específica (em um domínio), com perfis produtivo-criativos, acadêmico-tradicionais ou ainda em dupla excepcionalidade, quando o alto potencial coexistente com outras condições (como TDAH ou TEA) influencia a expressão do talento; além disso, o potencial pode ser evidente ou subidentificado ao longo do desenvolvimento, o que exige uma avaliação ampla e contextualizada para reconhecimento adequado.

Especialistas

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Psicólogo

Goiânia

Glaucia de Carvalho

Glaucia de Carvalho

Psicólogo

Belo Horizonte

Homero Pedro

Homero Pedro

Terapeuta complementar

São Paulo

Fabíola Carmen Souto Maior

Fabíola Carmen Souto Maior

Psicopedagogo

Bezerros

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1072 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.