Qual a diferença de depressão e estado de tristeza?

2 respostas
Qual a diferença de depressão e estado de tristeza?
A tristeza é um estado passageiro, diretamente consequente a um evento de perda - perdas reais ou mesmo relacionadas a valores individuais como, por exemplo, perda de auto-estima. A tristeza tem duração frequentemente limitada a dias e reverte se o evento desencadeante for resolvido. A depressão pode ou não estar relacionado a eventos de perda e, quando está, não reverte quando o evento é resolvido. Ela permeia a vida da pessoa de modo muito mais amplo e intenso e sua duração é longa, de semanas a meses ou anos. Uma consequência da depressão maior é a perda do prazer na maioria das coisas nas quais a pessoa costumava sentir prazer. Além disto, a depressão cursa com vários sintomas como, entre outros, insônia ou excesso de sono, aumento ou redução intensa do apetite, diminuição ou desaparecimento do desejo sexual, pensamentos de culpa e arrependimento intensos. Muitas vezes, pessoas que já tiveram tristeza e também depressão, referem que existe uma diferença qualitativa entre o humor triste e o deprimido. Entretanto, quadros mais leves de depressão ou quando podem ser mais difíceis de distinguir de quadros mais graves de tristeza ou luto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Essa distinção é importante. A tristeza faz parte do leque de emoções humanas a que todos estamos sujeitos, geralmente surge em reação a acontecimentos de vida dolorosos, perdas, eventos estressantes. A tristeza costuma ser mais ocasional, com duração mais breve, sem tanta interferência nas atividades de trabalho, estudos, lazer, sociais e relacionamentos. Ja a depressão é mais persistente, dura a maioria dos dias, por pelo menos algumas semanas e costuma vir acompanhada por outros sintomas. Além da tristeza, pode haver dificuldades de ter prazer em atividades que antes gostava, certo esgotamento fisico e mental, dificuldades de concentração, tendência ao isolamento de amigos, familiares, cônjuges; o desejo de viver pode diminuir e a pessoa pode ter pensamentos de morte, sensação de culpa intensos, de que não se tem valor, certa desesperança, ruminações sobre eventos negativos do passado. Alterações do sono, apetite, níveis de energia física, mental, sexual.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1056 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.