Qual a diferença de embotamento afetivo e apatia?

8 respostas
Qual a diferença de embotamento afetivo e apatia?
Apatia se refere a uma falta de ânimo, de vontade. Pode ser um estado transitório ou mais persistente , podendo até indicar o inicio de uma depressão. O embotamento afetivo tem a ver com a falta de contato com as próprias emoções e tem um caráter mais regressivo e estrutural.Enquanto o desânimo é´quantitativo , o embotamento é qualitativo. Ambos precisam de atençao e cuidado.

Boa tarde,
Seria interessante saber o que motivou a pergunta, talvez isso fosse mais interessante de responder,. Contudo, respondo de maneira breve que apatia é a falta de expressão de afetos, indiferença, enquanto que embotamento afetivo seria a dificuldade de expressar afeto.
Boa tarde
Os dois são mesmo muito semelhantes, mas acredito que o maior diferencial seja a comorbidade. A apatia pode aparecer em pessoas saudáveis, em momentos ou casos específicos, mas o embotamento afetivo se refere a essas dificuldades em "lidar" com as emoções, acima citadas, como consequência, sintoma, de uma enfermidade psiquiátrica.
Olá, o embotamento afetivo está relacionado aos afetos, ou seja, aos sentimentos e relacionamentos, neste caso é a dificuldade de se relacionar e de demonstrar sentimentos. É importante entender o contexto e investigar, já que o embotamento pode estar relacionado a alguns fatores que precisam ser avaliados. Geralmente o embotamento é mais severo que a apatia. A apatia se refere a um desanimo, que pode aparecer isoladamente no convívio social ou apenas no convívio profissional.
A apatia pode estar relacionada também a um motivo pontual, desencadeando desânimo, tristeza. O embotamento seria uma ausência de afetos no sentido de afecções, de não conseguir demostrar os afetos.
Essa pergunta é bastante interessante. Penso que ela traz uma reflexão aos profissionais da área da saúde, principalmente àqueles que se dedicam ao cuidado em saúde mental. Às vezes, o profissional utiliza termos técnicos para comunicar sua avaliação. O embotamento afetivo é o nome que muitos médicos, dentre eles, os psiquiatras utilizam para descrever a apatia do paciente.
Definição clássica-Apatia se refere a uma falta de ânimo, de vontade. Pode ser um estado transitório ou mais persistente , podendo até indicar o inicio de uma depressão. ... Contudo, respondo de maneira breve que apatia é a falta de expressão de afetos, indiferença, enquanto que embotamento afetivo seria a dificuldade de expressar afeto.(internet)
Agora tem situações que nos levam a sentir isso....precisaríamos ver caso concreto, saber acontecimentos para chegarmos em uma ideia mais definida.
Olá, não sei o que motiva a sua pergunta, mas ela me permite falar de uma questão que julgo importante. Conhecer teoricamente as características de um sintoma não tem efeito prático, pode ser apenas um início de um processo, deve funcionar como uma provação. Pois um diagnóstico não nos ajuda a superar e transformar questões que incomodam ou causam sofrimento. Acredito que poder falar para alguém faz toda a diferença. Buscar companhia para fazer esses atravessamentos já é um primeiro grande passo.