Qual a diferença do diabetes tipo 1 e tipo 2 ? E como saber se é emocional ou não? Quais os alimen

2 respostas
Qual a diferença do diabetes tipo 1 e tipo 2 ?
E como saber se é emocional ou não?
Quais os alimentos que devem ser evitados, além de doces e massas?
É verdade que tem que comer de 3 em 3 horas?
Diabetes tipo 1 é autoimune, geralmente de inicio abrupto, e o tratamento é realizado com insulina desde o diagnóstico.
O DIabetes tipo 2 normalmente tem histórico familiar positivo para diabetes, tem um curso evolutivo mais gradual, e tem associação direta com sobrepeso ou obesidade, especialmente aumento da circunferência abdominal.
Não existe diabetes emocional, o que se sabe é que o fator emocional pode influenciar no controle de diabetes, em razão de aumento dos níveis de cortisol no sangue.
Deve-se dar preferência para alimentos com baixo indice glicêmicos , especialmente os ricos em fibras, tais como arroz integral, pães integrais, aveia, linhaça, ... e evitar especialmente sucos ( preferir as frutas), e o consumo excessivo de carbohidratos.
Comer de 03 em 03 horas não é obrigatório, mas fracionar a alimentação ao longo do dia permite que o individuo não concentre a alimentação somente nas refeições principais, e coma uma quantidade maior de alimentos nesses horários, de modo que o pâncreas terá que liberar uma quantidade maior de insulina, ou seja, exigindo mais do seu pâncreas.

Diabetes tipo 1: O sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta (localizadas no pâncreas). Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que carateriza o diabetes tipo 1. O tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose.

Diabetes tipo 2: Aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com planejamento alimentar e atividade física. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ outros medicamentos para controlar a glicose. Fatores emocionais podem influenciar no controle do diabetes. Porém não existe a classificação Diabetes emocional.

Alimentas a evitar: Frituras e alimentos ricos em gordura saturada e trans; Alimentos ricos em sódio (sal); Doces, balas, bolos, sorvetes e produtos ricos em açúcar (outros nomes para açúcar: xarope de glicose, xarope de milho, glicose, sacarose, frutose); Bebidas com adição de açúcar como: suco em caixa, refrigerante comum.

Comer de 3 em 3 horas não é obrigatório. Porém fracionar as refeições, em pequenas quantidades, mastigar devagar os alimentos e realizar as refeições em um ambiente tranquilo, contribui para a saciedade.

Para uma avaliação individualizada, procure um nutricionista.