Qual a diferença do diabetes tipo 1 e tipo 2 ? E como saber se é emocional ou não? Quais os alimen

2 respostas
Qual a diferença do diabetes tipo 1 e tipo 2 ?
E como saber se é emocional ou não?
Quais os alimentos que devem ser evitados, além de doces e massas?
É verdade que tem que comer de 3 em 3 horas?
Diabetes tipo 1 é autoimune, geralmente de inicio abrupto, e o tratamento é realizado com insulina desde o diagnóstico.
O DIabetes tipo 2 normalmente tem histórico familiar positivo para diabetes, tem um curso evolutivo mais gradual, e tem associação direta com sobrepeso ou obesidade, especialmente aumento da circunferência abdominal.
Não existe diabetes emocional, o que se sabe é que o fator emocional pode influenciar no controle de diabetes, em razão de aumento dos níveis de cortisol no sangue.
Deve-se dar preferência para alimentos com baixo indice glicêmicos , especialmente os ricos em fibras, tais como arroz integral, pães integrais, aveia, linhaça, ... e evitar especialmente sucos ( preferir as frutas), e o consumo excessivo de carbohidratos.
Comer de 03 em 03 horas não é obrigatório, mas fracionar a alimentação ao longo do dia permite que o individuo não concentre a alimentação somente nas refeições principais, e coma uma quantidade maior de alimentos nesses horários, de modo que o pâncreas terá que liberar uma quantidade maior de insulina, ou seja, exigindo mais do seu pâncreas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Diabetes tipo 1: O sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta (localizadas no pâncreas). Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que carateriza o diabetes tipo 1. O tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose.

Diabetes tipo 2: Aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com planejamento alimentar e atividade física. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ outros medicamentos para controlar a glicose. Fatores emocionais podem influenciar no controle do diabetes. Porém não existe a classificação Diabetes emocional.

Alimentas a evitar: Frituras e alimentos ricos em gordura saturada e trans; Alimentos ricos em sódio (sal); Doces, balas, bolos, sorvetes e produtos ricos em açúcar (outros nomes para açúcar: xarope de glicose, xarope de milho, glicose, sacarose, frutose); Bebidas com adição de açúcar como: suco em caixa, refrigerante comum.

Comer de 3 em 3 horas não é obrigatório. Porém fracionar as refeições, em pequenas quantidades, mastigar devagar os alimentos e realizar as refeições em um ambiente tranquilo, contribui para a saciedade.

Para uma avaliação individualizada, procure um nutricionista.





Especialistas

Melissa Malfate

Melissa Malfate

Nutricionista

São Paulo

Larissa Lima Santos

Larissa Lima Santos

Nutricionista

Salvador

Karen Silva

Karen Silva

Nutricionista

Mogi das Cruzes

Meguy Bentes

Meguy Bentes

Nutricionista

Belém do Pará

Rafaely de Fatima Fernandes Almeida Vieira

Rafaely de Fatima Fernandes Almeida Vieira

Nutricionista

Ponta Grossa

Bruna Scaglia

Bruna Scaglia

Endocrinologista

Posto Da Mata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 190 perguntas sobre Diabetes Tipo 1
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.