Existe alguma diferença para os diabéticos tipo 1 entre os diferentes cortes bovinos (alcatra, filé

4 respostas
Existe alguma diferença para os diabéticos tipo 1 entre os diferentes cortes bovinos (alcatra, filé mignon, patinho, acém, paleta, lagarto e etc)? Se existe, como identificar qual é o mais adequado para a dieta?
As carnes, de modo geral não prejudicam o controle glicêmico se forem consumidos com moderação, entretanto, é sempre indicado consumir cortes magros como patinho, maminha, músculo, lagarto, coxão mole e coxão duro. Não que os outros sejam proibidos, mas devem ser consumidos com moderação. No caso de excesso de proteína e gordura, a alteração da glicemia acontecerá cerca de 3 a 4 horas depois do consumo e é necessário utilizar a insulina para ajustar a glicemia, sendo necessário duas aplicações uma antes de iniciar a comer e outra 3 a 4 horas depois. A contagem de carboidrato é fundamental para poder consumir os alimentos de forma saudável e controlando a glicemia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As carnes não são prejudiciais para os diabéticos, mas dê preferência ao consumo de cortes magros, carnes sem gordura. É muito importante realizar um acompanhamento nutricional para analisar os hábitos alimentares e ter uma prescrição alimentar individualizada.
Não há nenhum problema em relação a ingestão de carnes e diabetes, pois não irá alterar a glicemia! No entanto, para preservar diversos aspectos da saúde, é recomendado optar por carnes magras, e devemos lembrar que nada em excesso faz bem!
Não existe qualquer relação do corte da carne com o controle da diabetes, ok? Mas mesmo assim é sempre interessante procurar cortes mais magros de carne, como patinho, lagarto, maminha... ou até mesmo suinos como o mignon suino. Isso porque as gorduras são mais calóricas que os carboidratos e as proteínas, sendo assim a chance de pegar um corte com mais gorduras e acabar estourando nas calorias diárias é muito grande.

Especialistas

Melissa Malfate

Melissa Malfate

Nutricionista

São Paulo

Larissa Lima Santos

Larissa Lima Santos

Nutricionista

Salvador

Karen Silva

Karen Silva

Nutricionista

Mogi das Cruzes

Meguy Bentes

Meguy Bentes

Nutricionista

Belém do Pará

Bruna Scaglia

Bruna Scaglia

Endocrinologista

Posto Da Mata

Priscila Costa

Priscila Costa

Nutricionista

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 190 perguntas sobre Diabetes Tipo 1
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.