Existe alguma diferença para os diabéticos tipo 1 entre os diferentes cortes bovinos (alcatra, filé

4 respostas
Existe alguma diferença para os diabéticos tipo 1 entre os diferentes cortes bovinos (alcatra, filé mignon, patinho, acém, paleta, lagarto e etc)? Se existe, como identificar qual é o mais adequado para a dieta?
As carnes, de modo geral não prejudicam o controle glicêmico se forem consumidos com moderação, entretanto, é sempre indicado consumir cortes magros como patinho, maminha, músculo, lagarto, coxão mole e coxão duro. Não que os outros sejam proibidos, mas devem ser consumidos com moderação. No caso de excesso de proteína e gordura, a alteração da glicemia acontecerá cerca de 3 a 4 horas depois do consumo e é necessário utilizar a insulina para ajustar a glicemia, sendo necessário duas aplicações uma antes de iniciar a comer e outra 3 a 4 horas depois. A contagem de carboidrato é fundamental para poder consumir os alimentos de forma saudável e controlando a glicemia.

As carnes não são prejudiciais para os diabéticos, mas dê preferência ao consumo de cortes magros, carnes sem gordura. É muito importante realizar um acompanhamento nutricional para analisar os hábitos alimentares e ter uma prescrição alimentar individualizada.
Não há nenhum problema em relação a ingestão de carnes e diabetes, pois não irá alterar a glicemia! No entanto, para preservar diversos aspectos da saúde, é recomendado optar por carnes magras, e devemos lembrar que nada em excesso faz bem!
Não existe qualquer relação do corte da carne com o controle da diabetes, ok? Mas mesmo assim é sempre interessante procurar cortes mais magros de carne, como patinho, lagarto, maminha... ou até mesmo suinos como o mignon suino. Isso porque as gorduras são mais calóricas que os carboidratos e as proteínas, sendo assim a chance de pegar um corte com mais gorduras e acabar estourando nas calorias diárias é muito grande.