Qual a diferença entre a visão de túnel psicológica e a visual?

3 respostas
Qual a diferença entre a visão de túnel psicológica e a visual?
A visão de túnel psicológica é um estreitamento da atenção e da percepção mental diante de estresse ou medo. A visão de túnel visual é uma redução física do campo de visão periférico, causada por condições médicas ou neurológicas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? Essa é uma pergunta excelente — e muito comum quando falamos sobre situações de estresse, ansiedade ou até de risco. Embora o termo “visão de túnel” possa soar igual nos dois contextos, ele descreve fenômenos bem diferentes quando falamos do ponto de vista psicológico e do visual.

A visão de túnel visual é um fenômeno fisiológico. Ocorre quando há uma limitação real no campo de visão periférica — a pessoa literalmente enxerga apenas o que está no centro, como se estivesse olhando por um tubo. Isso pode acontecer, por exemplo, em condições médicas como o glaucoma, em desmaios iminentes ou em situações de extrema descarga adrenérgica, como durante um susto ou risco real, quando o corpo ativa o modo de sobrevivência.

Já a visão de túnel psicológica é uma metáfora que descreve um estado mental em que a atenção e o foco ficam extremamente estreitos. A mente passa a enxergar apenas uma parte da realidade — geralmente a mais ameaçadora, angustiante ou urgente — e ignora outras informações que poderiam ajudar na tomada de decisão. É como se o cérebro dissesse: “Vamos concentrar energia só no perigo”, e com isso, reduzisse a capacidade de perceber nuances, alternativas ou perspectivas mais amplas.

Esse tipo de “túnel psicológico” costuma surgir em momentos de ansiedade intensa, medo, raiva ou até em depressão, quando a pessoa se sente sem saídas. Você consegue lembrar de alguma situação em que pareceu impossível enxergar outras possibilidades, como se só existisse um caminho — e justamente o mais difícil? O que você acha que o seu corpo tentava te proteger naquele momento? E se, por um instante, houvesse uma brecha para enxergar a mesma cena por outro ângulo, o que poderia mudar?

A neurociência mostra que, quando estamos em ameaça, o cérebro redireciona energia para áreas ligadas à sobrevivência e reduz a atividade das regiões responsáveis por planejamento e empatia. Ou seja, não é falta de capacidade — é o corpo reagindo à dor emocional como se fosse perigo físico.

Esses momentos podem ser trabalhados na terapia, ajudando o cérebro a perceber que há mais espaço do que o “túnel” faz parecer. Quando sentimos que há alternativas, o campo interno se amplia — e a visão, no sentido simbólico, também se abre. Caso precise, estou à disposição.
Visão de túnel psicológica x visual

Visão de túnel psicológica
→ O foco da mente se estreita
→ A pessoa fica presa a um pensamento ou estímulo
→ Os olhos estão normais, mas a atenção não
→ Comum em ansiedade, estresse e autismo

Visão de túnel visual
→ O campo da visão se estreita
→ A pessoa realmente perde a visão lateral
→ Está ligada a causas físicas ou neurológicas

Em resumo:
uma é do cérebro (atenção), a outra é dos olhos (visão).

Especialistas

Shirley Tavares

Shirley Tavares

Psicopedagogo

Jacaré

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Psicólogo

Goiânia

Glaucia de Carvalho

Glaucia de Carvalho

Psicólogo

Belo Horizonte

Homero Pedro

Homero Pedro

Terapeuta complementar

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.