Qual a diferença entre sindrome de asperger e TOC?

5 respostas
Qual a diferença entre sindrome de asperger e TOC?
Bom dia. Síndrome de Asperger faz parte do transtorno do espectro autista, a principal característica desse tipo de transtorno é a dificuldade de entender o que se passa na mente de outras pessoas. O transtorno obsessivo-compulsivo caracteriza-se pela presença de pensamentos intrusivos (obsessões) e/ou comportamentos compulsivos. Embora um transtorno não tenha, a princípio, nada a ver com o outro é muito comum a comorbidade - isto é, existirem os dois conjuntamente. Além disso é comum no Asperger haver sintomas obsessivos-compulsivos sem que se seja diagnosticado o TOC.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esses transtornos se diferenciam em suas etiologias. Asperger caracteriza-se pela introversão e a pouca ou quese nenhuma socialização, enquanto que o TOC por comportamentos ritualísticos é repugnantes, exigindo cuidados com a limpeza e a organização do ambiente.
O "Asperger" caracteriza-se pela presença de dificuldades na comunicação e interação social, no sentido da ausência de uma "teoria da mente". Pessoas normais, ao interagir, não leem pensamentos, mas pela mímica, pela expressão corporal, pela entonação da voz e pelo contexto de uso das palavras distinguem diversos aspectos da comunicação da outra pessoa. Para o "Asperger", as atitudes dos outros são sempre um mistério - não sabe quando uma palavra foi dita como elogio ou como ironia, como convite ou rejeição, como elogio ou crítica. Ao contrário dos autistas mais graves, pode ter muita facilidade para expressar-se em contextos que não envolvem emoções, como, por exemplo, na produção de pesquisas científicas. Por vezes pessoas com Asperger podem ter "manias" no sentido mais popular do termo: hábitos e passatempos extravagantes e repetitivos, mas isto não tem relação com as "manias" do TOC, que são rituais que se repetem como forma de aliviar a ansiedade que vem dos pensamentos obsessivo.
Bom dia, o Asperger e uma entidade nosológica caracterizada por uma alteração qualitativa das interações sociais, com um repertorio de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo, este padrão repetitivo pode ser confundido com atos compulsivos que se apresentam no TOC porem na realidade são entidades nosológicas diferentes. No TOC esses atos reiterativos vem associados a pensamentos compulsivos recorrentes, geram sofrimento, pois o paciente tenta resistir a execução muitas vezes com insucesso, esta quadro vem acompanhado de ansiedade e os atos compulsivos surgem como uma forma de aliviar a angustia e a ansiedade gerada pelos pensamentos obsessivos, muitas vezes com a finalidade de evitar algum fato improvável que venha a acontecer.
O Transtorno de Asperger compartilha dentro do seu quadro características comuns ao transtorno obsessivo-compulsivo dificultando em muitas situações estabelecer uma divisão clara entre a manifestação da síndrome de Asperger ou o que seria uma comorbidade, ou seja, a existência das duas doenças em simultâneo na mesma pessoa. O portador da síndrome de Asperger, de acordo com o DSM-IV TR, tem um comprometimento da interação social, padrões repetitivos de comportamentos e interesses restritos, sem atraso clinico no desenvolvimento cognitivo e da linguagem, quadro semelhante ao transtorno autista, porém com a inteligência preservada. Ao se falar da relação do TOC com a síndrome de Asperger fica evidente o problema em fazer um diagnóstico separado. Aceita-se que quando as compulsões, rituais, obsessões tornam-se graves, o diagnóstico de TOC como uma comorbidade deve ser feito.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.