Qual a diferença entre TCC e Psicanálise? Alguma delas é mais indicada para trabalhar questões em re

14 respostas
Qual a diferença entre TCC e Psicanálise? Alguma delas é mais indicada para trabalhar questões em relação ao âmbito profissional, como ansiedade, lidar com pressão e cobrança, e etc?
Boa noite. A TCC, Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem psicológica mais recente, que trabalha com a premissa que os nossos pensamentos que e a forma como interpretamos as situações que acontecem no nosso dia a dia é que vão determinar a forma como nos sentimos e agimos.
A Psicanálise é uma psicoterapia que se propõe a ajudar o paciente a falar sobre si mesmo, e a partir desta fala, entrar em contato com conteúdos que fogem à sua compreensão (conteúdos inconscientes), mas que, no entanto, influenciam sua forma de agir, pensar e sentir.
A TCC tem sido muito utilizada para as questões que você citou, apresentado bons resultados.

A TCC é a terapia mais indicada com evidências de sucesso no tratamento para ansiedade e depressão. Se vc está passando por isso, não pense que está está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível depressão que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
De modo muito resumido, a Terapia Cognitivo Comportamental atua focada na relação entre pensamentos, comportamentos e emoções, auxiliando a encontrar formas mais funcionais de lidar com esses fatores. Além disso, o terapeuta tem uma postura bastante ativa, dando feedbacks constantes para que a dupla paciente-terapeuta tenha maior eficácia. Na Psicanálise envolve mais uma escuta, nem sempre o terapeuta será tão ativo, e enfocará questões do Inconsciente, manifesto através de atos falhos, chistes ou sonhos.
Vou te contar um segredo que (quase) todo psicólogo gostaria que você soubesse: qualquer que seja a questão/transtorno/sofrimento que você queira levar para a terapia, o elemento mais importante para o sucesso desse processo é a qualidade do relacionamento que você e o terapeuta criam juntos; isso é muito mais relevante do que qualquer técnica!
Eu não trabalho nem com a TCC nem com a Psicanálise, e sinto que não faria um trabalho de descrever cada uma da forma que elas merecem. Mas nessa sua pesquisa sobre abordagens eu tenho uma dica importante para te dar: não se prenda muito à "abordagem que resolve esse ou aquele problema". Faça essa busca tentando entender que tipo de terapia você acha que se sentiria mais confortável ou encorajado. Por exemplo, se você gosta de ser desafiado com exercícios e se sente mais confiante com um processo mais estruturado, os psicólogos da TCC costumam ter mais esse perfil. Agora, se você sente que o que mais precisa é de espaço para ser escutado livremente sem um direcionamento mais definido, e se exercícios semanais parecem uma tarefa a mais para te trazer ansiedade, talvez um psicanalista possa te oferecer um setting terapêutico mais adequado. E há também muitas outras abordagens com ênfases diversas, e todas elas servem muito bem a pessoas diferentes.

A Terapia Cognitiva Comportamental surgiu através do trabalho de Aaron Beck na University of Pennsylvania, como uma tecnica para tratar depressivos ajudando-os a ter uma melhor percepção de suas emoções.
Ao invés de tentar tratar os sintomas desses pacientes, Beck focou na mudança do pensamento distorcido. A TCC não revive traumas passados e traumas na infância como faz a Psicanálise, uma teoria e técnica criadas por Freud no Século passado e usada até os duas de hoje. A TCC foca na compreensão do paciente sobre o modo de operação dos seus próprios pensamentos e atitudes, na busca de mudar o padrão do pensamento, a fim de transformar os pensamentos negativos, em pensamentos mais saudáveis e adaptativos.
A Psicanálise, por sua vez, foca em instâncias inconscientes, buscando relembrar eventos traumáticos da infância e adolescência, de forma a resignificá-los mudando os sentimentos atuais em relação a esses eventos, o que permitiria eliminar os sintomas e mudar definitivamente o comportamento. Ambas as teorias e técnicas são válidas e usadas por diversos profissionais da Saúde até hoje. Ambas trazem resultados positivos e podem ser usadas para resolver as dificuldades individuais no trabalho. O mais importante, é buscar um profissional experiente e bem formado, com o domínio da técnica!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 250
Olá! A TCC busca uma reestruturação cognitiva sobre emoções e comportamentos, por meio de intervenções sobre as cognições baseadas em eventos significativos para o paciente. Já a psicanálise trabalha com o funcionamento do inconsciente humano, analisando a raiz do trauma, que causa o sintoma e sofrimento psíquico do sujeito. Elas são diferentes na abordagem, mas ambas buscam a qualidade na vida do paciente. Independente do profissional que você busca para ter auxilio nesse processo de mudança, é preciso entender que cuidar da saúde mental é um processo complexo. Não é linear pode ter grandes avanços mas pode ter recaídas durante o percurso. A principal questão é seu relacionamento transferencial com com esse profissional, espero ter ajudado, um fraterno abraço!
Na minha perspectiva a grande diferença entre as diversas abordagens está na base, ou seja, de que maneira cada linha entende a estrutura mental do ser humano. A psicanálise compreende que um sujeito é resultado de uma série de fatores, uma equação que se organiza de maneira única. Dessa forma, a análise permite que que o analisando reconheça sua história, seus sintomas, entenda a origem para que possa dar uma solução melhor para suas questões. É impossível falar em um parágrafo como está uma análise acontece e seus desdobramentos, mas posso dizer que opera de uma maneira dinâmica, complexa, em todos os âmbitos. É importante que essa questão seja avaliada, pois deve ser central para a escolha do profissional.
Olá. São linhas completamente opostas, pois a psicanálise diz respeito ao inconsciente enquanto a terapia cognitivo comportamental, enfoca os pensamentos, sentimentos e os comportamentos decorrentes dessa forma de pensar e ver a vida. A meu ver, o importante, independentemente da linha, é o estabelecimento de uma relação de confiança com o terapeuta escolhido, acreditar que é possível transpor barreiras e levar a sério a terapia, para que, através desse processo, ocorra o autoconhecimento e, como consequência, a descoberta e o entendimento sobre sua questões.
A TCC trabalha com conteúdos conscientes, enquanto que a Psicanálise trabalha com conteúdos inconscientes, subvertendo a lógica da temporalidade, tal qual a conhecemos. Enquanto a TCC foca nos sintomas que o paciente apresenta, para a Psicanálise o que importa é o que causou o sintoma, a origem do trauma e como o paciente fala dele. No tratamento psicanalítico o paciente irá, ele próprio, construir uma narrativa de sua vida e poderá assim contextualizar todas suas vivências e dar sentido ao que lhe ocorreu, podendo assim dar um outro destino ao que lhe traumatizou.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
A TCC advém da intuição inaugural de Aaron Beck de que a atuação sobre pensamentos e concepções do indivíduo podiam impactar significativamente o estado depressivo. Na depressão, os pensamentos se apresentam normalmente distorcidos, e o indivíduo tende a atribuir a si próprio responsabilidade por seu sofrimento de uma forma exagerada (por exemplo, referindo o papel de acontecimentos inócuos da infância no que vê como sendo sua atual incapacidade de lidar com certas situações) e pouco maleável (o indivíduo não é suscetível a palavras de conforto por parte do terapeuta, o que indica que a relação com ele não é sem mais de natureza a superar o afeto depressivo). Esse o lado “cognitivo da Terapia Cognitivo-Corportamental. Trata-se de técnicas de reconfiguração do conteúdo do pensamento em suas relações com o sofrimento relatado pelo paciente. A parte “comportamental” pode ser pensada como atuando não no conteúdo, mas na incidência de pensamentos e também na de comportamentos. Para tanto, recorre-se aos conhecimentos acumulados pela escola comportamental de psicologia, os quais se compõem de técnicas voltadas a aumentar ou diminuir a frequência de comportamentos, bem como de correlações entre certas técnicas e modificações em sua incidência. Na prática, a terapia consiste em conversas destinadas a retificar concepções errôneas, e em protocolos de exercícios de exposição a situações temidas, ou de redução controlada de comportamentos e atitudes. Um terapeuta comportamental experiente adquire sensibilidade para a rapidez com que um comportamento ou pensamento pode ser retificado, e costuma em boa parte abrir mão de protocolos anotados de exercícios, o que normalmente deixa o paciente mais à vontade. A psicanálise tem pontos de partida muito diferentes e consiste em uma experiência de outra natureza. Ela tem por base a percepção de Freud de que pensamentos ou ideias podem influir nossas ações sem que se tenha consciência deles e mesmo quando são outras as justificativas fornecidas pelo agente. Essa premissa, que parece abstrusa à primeira vista, está lastreada na experiência da hipnose, técnica muito estudada à época (entre 1880 e 1915). Sob determinadas condições, injunções recebidas sob hipnose são obedecidas por pessoas já acordadas, as quais fornecem para seus atos justificativas totalmente disparatadas relativamente à, digamos, verdade, isto é, ao fato de que foram comandadas agir daquela maneira quando acordassem. Certas síndromes neurológicas apresentam sintomas parecidos. Pessoas tratadas para epilepsia pela dissecção do corpo caloso por vezes obedecem comandos escritos apresentados em seu campo de visão esquerdo sem consciência do por que o fizeram, e justificam seu comportamento com ideias alheias ao fato de que estão a obedecer algo que “leram”. Partindo da generalização dessa como que eficácia inconsciente de pensamentos, Freud mostrou que ela é vigente em um sem número de fenômenos, tais como o sonho, o lapso verbal e de ações, o esquecimento de palavras que se conhece e, o mais importante para nós, a constituição do sintoma psíquico. Deixando de lado estados de ansiedade e angústia, pode-se dizer que todo sintoma conversivo e toda compulsão de pensamento e ação (estes últimos sintomas que caracterizam o que hoje se chama de TOC) correspondem à petrificação de um conflito psíquico cujo âmago é composto por nada mais do que pensamentos inconscientes eficazes na produção de ações. Sua retomada no discurso do sujeito e a assunção por este da importância que tiveram na determinação de sua existência dissolve o sintoma. Isso é feito pela intervenção do profissional sobre aquilo que, no discurso consciente do sujeito, dá a ver os índices desses pensamentos, ou melhor, dessa linguagem inconsciente. Trata-se de um trabalho de decifração e de descoberta, revelação, as quais impactam tanto o paciente quanto o profissional. Um psicanalista experiente aparece para o sujeito como uma espécie de mago, como alguém que extrai de certa profundeza insondável a verdade calada sobre si. Trata-se certamente de uma das experiências mais impactantes que há. Espero ter fornecido elementos que ressoem em sua escolha, e que você encontre um bom profissional. Caso se interesse pela psicanálise, mas se sinta desconfortável com a ausência de pesquisas acerca de sua eficácia, sinta-se à vontade para entrar em contato e ajudarei com suas perguntas.
O que hoje se denomina Psicanálise ou TCC é muito diferente das propostas originais dos seus fundadores (Sigmund Freud e Aaron Beck, respectivamente).Ambos os modelos evoluíram ao longo do tempo (que bom, não é mesmo?) e atualmente designam de modo geral um grupo bastantes heterogêneo de variantes. Na sua base, são bastante distintas: a psicanálise focalizando os determinismos inconscientes (fantasias, desejos, expectativas, tendências à repetição de padrões de relacionamentos, etc) dos comportamentos, pensamentos, sentimentos e relações problemáticas via a exploração e análise das associações livres do paciente na sessão (aquilo que está sentindo ou pensando no momento, com o terapeuta) e a interpretação desses sentidos pelo terapeuta ou pelo próprio paciente com o auxílio do terapeuta; e a TCC examinando pensamentos, crenças e comportamentos disfuncionais (conscientes ou automáticos) por meio da observação e analise destes, bem como da experimentação de novas respostas. A psicanálise ao longo do tempo foi derivando formas alternativas de psicoterapia (a psicoterapia psicanalítica e a psicoterapia breve, por exemplo). Isso ocorreu também com a TCC (a terapia do esquema, por exemplo). Algumas dessas modalidades se aproximam bastante, de modo que as fronteiras hoje são menos definidas. Independentemente disso, os estudos comparativos de resultados em psicoterapia mostram que para a maior parte das condições que levam os pacientes ao tratamento, o fator de maior relevância e peso é o relacionamento paciente-terapeuta. Mais do que a abordagem, é a qualidade do trabalho conjunto paciente-terapeuta que faz a diferença! Neste sentido, uma psicoterapia é muito diferente de uma medicação. Não é uma substância ou técnica que é aplicada. É um um processo que comporta um conjunto de procedimentos que só funcionam no contexto de uma relação única que se estabelece entre duas pessoas. Sabe-se também, pelos estudos científicos existentes, que é de extrema importância que exista um adequado ajuste das expectativas do paciente (inclusive o seu estilo cognitivo e cultura) com a abordagem oferecida. É verdade que a TCC possui mais evidências de resultados. Isso não é a mesma coisa que dizer que possui as maiores evidências de resultados. Possuem mais evidências por que são mais prágmáticas e suas características são mais fáceis de serem estudadas por métodos científicos. As psicoterapias psicanalíticas breves ou focais (e até a psicoterapia psicanalítica de longo prazo) possuem um corpo significativo de evidências de resultados para a maior parte das condições clinicas. Infelizmente até mesmo a maior parte dos psicanalistas desconhece isso. Trabalhei 15 anos como pesquisadora em psicoterapia em contato com estudos nacionais e internacionais. Até hoje não se conseguiu mostrar a superioridade de uma abordagem sobre a outra. Assim que na hora de buscar uma psicoterapia, a recomendação deveria ser baseada nas expectativas do paciente, seu estilo pessoal, a formação técnica do terapeuta e as suas qualidades pessoas. Espero ter ajudado e complementado as respostas anteriores.

A TCC tem se mostrado muito efetiva para tratar casos como a ansiedade e essas cobranças que você relatou. A TCC trabalho com o momento presente, com o que o paciente refere em sessão e já a psicanálise realiza um tratamento mais focado no subjetivo.
Caso queira saber mais sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental, existem alguns videos explicativos no youtube.
Espero que você encontre o que busca!
Fique bem!
Em geral, a TCC é mais focada em soluções práticas e a curto prazo, se concentra em mudar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais que contribuem para o sofrimento emocional. Enquanto que a Psicanálise é mais focada em exploração e compreensão em profundidade. No entanto, ambos os tipos de terapia podem ser eficazes para ajudar as pessoas a lidar com questões relacionadas ao trabalho e outras áreas da vida.
Olá! Ambas as abordagens terapêuticas têm suas particularidades. A Psicanálise foca em explorar o inconsciente, buscando compreender as raízes dos problemas emocionais. Por outro lado, a TCC tem uma abordagem mais prática, concentrando-se nas conexões entre pensamentos, emoções e comportamentos no presente. Em relação ao âmbito profissional, a TCC pode ser mais indicada, pois visa identificar padrões de pensamentos e comportamentos que impactam negativamente no ambiente de trabalho, como ansiedade, pressão e cobrança, e oferece estratégias para enfrentar esses desafios de forma mais assertiva e saudável. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!