Qual a melhor abordagem para quem tem TAG? Li que é cognitivo comportamental. Se sim, por que?

19 respostas
Qual a melhor abordagem para quem tem TAG? Li que é cognitivo comportamental. Se sim, por que?
Olá! As principais estratégias de manejo da TCC que visam ajudar em casos de ansiedade e que auxiliam na diminuição dos sintomas são a reprogramação mental e técnicas de respiração e relaxamento. A TCC permite que o paciente ressignifique as situações pelas quais passa, desenvolvendo novas interpretações em relação às situações do presente e do futuro e reduzindo potencialmente as reações negativas, disfuncionais ou destrutivas. Contudo, é interessante conscientizar o paciente para sempre buscar profissionais habilitados. Na psicanálise, a ansiedade é o afeto que não engana, ou seja, se ela aparece, ali há alguma coisa que precisa ser dita, endereçada. A ansiedade é definida pela psicanálise como uma tentativa do sujeito de encontrar solução para seus conflitos psíquicos, por isso, as pessoas com esse tipo de transtorno evita situações temidas ou as suportam com muito medo e insegurança. Espero que você encontre um profissional sério para te ajudar com essa questão, tudo caminha para o melhor, forte abraço!

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é uma forma de atendimento psicológico que pode ser aplicada por um psicólogo treinado, tem mostrado ser eficaz para o tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). A ACT é uma terapia centrada na consciência e na aceitação de pensamentos, sentimentos e comportamentos, e visa ajudar as pessoas a se conectarem com suas necessidades e valores mais profundos e a tomar ações significativas em direção a uma vida mais plena e satisfatória.
Geralmente quem aplica a ACT são psicólogo comportamentais e cognitivos comportamentais.
Acredito que todas as abordagens dentro da psicologia possuem ferramentas adequadas para tratar a ansiedade, com eficácia. Eu posso falar melhor daquela que trabalho, que é a Gestalt-terapia. Essa abordagem pode se utilizar de diversas técnicas e conceitos muito importantes quando se fala de ansiedade. Costumo usar muito o Mindfulness com meus pacientes, pois os ajudam a se resgatar para o presente. Um dos problemas maiores das pessoas com TAG é viverem sempre com seus pensamentos e expectativas no futuro. Geralmente, se preocupam muito com aquilo que ainda não ocorreu. Dentro da Gestalt enfatizamos muito a necessidade de se estar no "aqui e agora". Outro ponto importante dentro da Gestalt Terapia para tratar a ansiedade é entender como a pessoa estabelece seu contato com o mundo e verificar se há bloqueios nesse processo.
Oi. o padrão ouro de tratamento para TAG é a TCC. Não se sinta sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível TAG que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
A melhor abordagem para TAG é aquela que você se sentir mais confortável de ser acompanhado por um psicólogo. Todas as abordagens possuem qualificações para o acompanhamento.
Humildemente digo que não há uma melhor abordagem teórica para Transtorno de ansiedade generalizada (TAG). A melhor é a que você se sentir confortável para falar e se sinta escutado/a pelo profissional psi.
As diferentes teorias e métodos clínicos são qualificadas para o tratamento.
Me coloco à disposição caso possua alguma dúvida. Um grande abraço e sucesso
Olá! Vou responder você por partes. Em primeiro lugar, as diversas abordagens da psicologia, aprovadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e seus conselhos regionais, cada qual com o seu ponto de vista, oferecem caminhos terapêuticos eficazes e têm base científica comprovada. Assim como um profissional precisa se identificar com uma dada abordagem para usá-la em sua clínica, os pacientes experimentam algo semelhante. A melhor abordagem para o paciente é aquela em que ele se adapta melhor; gosta mais. Em segundo lugar, o conhecimento não é algo pronto. Pelo contrário, ele está sempre em movimento e sendo constantemente aperfeiçoado. As lacunas motivam novas pesquisas. Um caso que outrora não era tratado por dada abordagem, hoje já tem profissionais de referência nela. Por isso, desconfie quando você lê que a abordagem a, b ou c é a melhor ou a única capaz de atender um caso x, y ou z. Em terceiro lugar, os transtornos de ansiedade (e o próprio TAG) não são tão extraordinários assim, ao ponto de uma única abordagem terapêutica ser, somente ela, apropriada. Por fim, ressalto que a ênfase na psicologia cognitivo-comportamental nos remete a uma questão histórico-política e às inúmeras controvérsias no “campo psi” desde a publicação do DSM-III em 1980. Por essa razão, a psicologia cognitivo-comportamental é tão boa quanto tantas outras abordagens. No meu caso, a psicanálise. Caso você ainda não tenha uma preferência por linha terapêutica, recomendo que você foque na busca de um(a) bom/boa profissional. Para o sucesso terapêutico, a identificação com o(a) profissional é tão importante quanto a linha de tratamento em questão.
A TCC é uma abordagem que se preocupa em desenvolver pesquisas de evidência de resultados, portanto, ela consegue comprovar a eficácia dos seus protocolos de tratamento. Mas não existem essas evidências pesquisadas nas outras abordagens que não tem essa preocupação. Particularmente, acho mais efetivo o uso da ACT - Terapia de aceitação e compromisso. Mas em qualquer abordagem, desde que seja um bom profissional, você vai encontrar um tratamento de qualidade. Abraços
Olá. A terapia cognitivo comportamental é uma abordagem muito eficaz para o tratamento dos transtornos de ansiedade devido sua característica psicoeducativa e as práticas comportamentais. Porém, todas as abordagens são qualificadas. O mais importante é a identificação com o profissional para o desenvolvimento de boa relação terapêutica. Um abraço
Todas as abordagens estão aptas para atender TAG. É importante que seja considerado o ser humano que possui ansiedade, e não somente o TAG. Busque ajuda profissional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá!

A melhor abordagem é aquela que você se identifica. Todas as abodagens da psicologia estão reconhecidas e validadas pelo Conselho Federal de Psicologia como prática eficaz.

Costumo dizer que apesar da abordagem, precisamos nos identificar com o profissional e as intervenções que ele realiza.

Trabalho com a Gestalt-Terapia, onde prioriza a percepção de como, para quê a ansiedade se manifesta, entendendo que isso é exclusivo de cada pessoa. Não trabalhamos para retirar os sintomas (apesar de entender que são difícieis de lidar), mas para entendê-los, e a partir disso, os sintomas tendem a diminuir.

Estou à disposição em caso de dúvidas! Um abraço
Olá! Adriano Galocha aqui!
A TCC auxilia na diminuição dos sintomas com técnicas de respiração e relaxamento, permite ressignificar experiências possibilitando novas interpretações amenizando potencialmente as reações negativas e destrutivas, já a psicanálise entende a ansiedade como uma tentativa de encontrar solução para suas angústias, a psicanálise também é muito eficiente.
Vale ressaltar que a melhor abordagem será aquela que lhe fará bem, uma vez que há fatores muito importantes no processo psicoterapêutico, o envolvimento e bom manejo do processo por parte do profissional e da entrega do paciente.
Fico a sua disposição!
A abordagem com maior quantidade de estudos e resultados positivos para tratamento de TAG é a Terapia Cognitivo-Comportamental, por ter instrumentos e técnicas efetivas para bom tratamento do quadro.

Mas a terapia também precisa ser aquela que você se sente melhor. Além de ser com um profissional qualificado, com formação em psicologia e experiência com essa queixa, é essencial que seja alguém com quem você sinta segurança e acolhimento!!

A abordagem com maior comprovação de eficácia e resultados a curto prazo, e mais validada pelos médicos atualmente, é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), porém outras abordagens também podem trabalhar esse transtorno . O Transtorno de Ansiedade Generalizada, é um quadro ansioso, causada pelos pensamentos catastróficos, relacionados a preocupação, geralmente começam com pensamentos "e se..", "será que.." "sim, mas e se..", coisas negativas (Ex: "e se acontecer algo ruim", " Sim, terminei todo o trabalho mas e se o chefe não gostar", "Será que vai dar certo?") . É como se a mente detecta-se uma situação neutra como perigosa, e a transformasse em catástrofe, passando a controlar tudo a sua volta para evitá-la. A TCC irá trabalhar com os pensamentos no intuito de traze-los para a realidade, e diante dos problemas trabalhar com a resolução dos mesmos. Esse terapia além das técnicas cognitivas, também utiliza técnicas comportamentais de relaxamento e enfrentamento das situações.
Fico à disposição para esclarecer mais dúvidas.
A abordagem cognitivo-comportamental é frequentemente utilizada no tratamento da Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) porque é baseada em evidências científicas e tem se mostrado eficaz no manejo dos sintomas da ansiedade. Ela trabalha na identificação e modificação de pensamentos disfuncionais e comportamentos maladaptativos associados à ansiedade, visando promover a mudança cognitiva e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento saudáveis.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Existem muitas abordagens que podem intervir no Transtorno de Ansiedade Generalizada, no entanto a TCC tem ótimos resultados nessa demanda, principalmente por ter uma estrutura no tratamento para Ansiedade, e porque trabalha desde níveis, emocionais, comportamentais e cognitivos.
Uma das maiores contribuições nesse caso, é que tendo sido identificadas as crenças e elaboradas, há também um manejo comportamental de enfrentamento dos problemas que a Ansiedade causa na vida do paciente.
Um ótimo complemento a Terapia Cognitivo Comportamental, é a Terapia dos Esquemas, que permite lidar melhor com a parte emocional da Ansiedade. Se tiver mais duvidas sobre o assunto, fique a vontade para entrar em contato que ajudarei no que for possivel ! Grande abraço!
Olá!
Atualmente a Terapia Cognitivo-Comportamental – TCC, conta com uma comprovação científica significativa na atuação com pacientes que se se enquadram algum transtorno de ansiedade, incluindo o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Isso se dá através das técnicas utilizadas e a possibilidade do automonitoramento do paciente, através da psicoeducação e reestruturação cognitiva, por exemplo.
Acredito que também seja importante ressaltar que um dos pontos principais para que o processo terapêutico seja eficaz é a relação. Independente da abordagem, é importante que você se sinta bem, seguro e acolhido.
Estou à disposição!
Olá. Todas as abordagens podem trabalhar a TAG.Penso que a melhor abordagem é aquela com a qual você se sente a vontade com a forma de trabalhar do profissional, de conduzir as sessões e o processo. A TCC tem recebido bastante atenção principalmente por sua forma mais estruturada e direcionada de conduzir os processos terapeuticos, mas isso não significa que todas as pessoas se adaptem.
Sim, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é altamente recomendada para pessoas com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) devido à sua eficácia cientificamente comprovada. Ela foca em identificar e modificar pensamentos distorcidos e comportamentos prejudiciais, reduzindo assim a ansiedade. A TCC também ensina habilidades de enfrentamento e relaxamento, proporcionando ferramentas práticas para lidar com a ansiedade no dia a dia.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 500