Qual as principais diferencas entre transtorno boderline e bipolar? Dúvida no diagnóstico...

2 respostas
Qual as principais diferencas entre transtorno boderline e bipolar? Dúvida no diagnóstico...
Olá! O Transtorno Afetivo Bipolar é uma doença crônica que costuma acometer os pacientes na 2a a 3a décadas de vida , alterando o humor ( podendo em alguns momentos estar no polo depressivo ou euforico).Para o diagnóstico de Transtorno Bipolar há necessariamente um episódio de Mania ( aceleração do pensamento, energia aumentada , grandiosidade, humor eufórico ) no decorrer da vida do paciente! Humor é como se fosse o pano de fundo da vida da pessoa e tem duração de no mínimo 2 a 3 semanas. No caso de pacientes com Tr. Bipolar há necessidade de uso de medicação estabilizadoras do humor!
O Transtorno Borderline é um transtorno da personalidade do paciente , também conhecido como Transtorno de personalidade com instabilidade emocional. Normalmente acomete o paciente desde o início da formação de sua personalidade ( por volta dos 18 anos de idade).
Personalidade é o conjunto de qualidades que define a individualidade de uma pessoa moral. Portanto o dia indivíduo com alteração na personalidade de caráter borderline vai apresentar problemas, disfunções em seus relacionamentos pessoais e individuais!
Normalmente o paciente borderline tende a apresentar instabilidade emocional, sensação de inutilidade, insegurança, impulsividade e relações sociais prejudicadas. Pacientes com Tr. Borderline tem indicação de psicoterapia podendo também fazer uso de medicações sintomáticas!
O Transtorno Bipolar e o Transtorno Borderline podem ser comorbidos , isto é , ocorrerem juntos na mesma pessoa!!

Diferença entre transtorno bipolar e borderline: Conheça as principais!

Uma das principais confusões entre bipolar e borderline são as alterações de humor, por isso muita gente acha que os dois transtornos são a mesma coisa.

Da classificação:

Borderline: Na Classificação Internacional de Doenças (CID), está listado em transtornos de personalidade;
Bipolar: No CID, entra na categoria de transtornos afetivos do humor.
Das mudanças de humor:

Borderline: Variam entre momentos de extrema euforia e de profunda melancolia e acontecem de modo irregular, sem avisos.
Bipolar: Segue o ciclo circadiano do humor, ou seja, o indivíduo pode acordar sem energia e triste, mas ir melhorando ao longo do dia. A bipolaridade se divide entre dois pólos bem definidos, o polo depressivo e o polo da mania. Esses polos acontecem dentro de um período de semanas ou meses.
Do comportamento de risco:

Borderline: Pode acontecer em qualquer momento;
Bipolar: Ocorre no polo maníaco da doença.
Das motivações para as crises:

Borderline: Fatores externos são o principal gatilho, embora combinados com questões psicológicas;
Bipolar: Uma das causas mais impactantes é o desequilíbrio dos neurotransmissores, também combinados com fatores externos e psicológicos.