Qual diferença entre psicoterapia e terapia? Meu médico me encaminhou para psicoterapia, posso fazer

9 respostas
Qual diferença entre psicoterapia e terapia?
 Marcel Pessey
Psicólogo, Psicopedagogo
Recife
A Psicoterapia é conduzida por profissionais formados em psicologia (Psicólogos) e trabalha questões emocionais e mentais de forma estruturada e com base científica em alguma abordagem. Já a terapia é um termo mais amplo, que pode incluir práticas holísticas ou coaching, mas não substitui a psicoterapia. Como seu médico indicou psicoterapia, o ideal é procurar um psicólogo, que tem a formação certa para esse cuidado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Cindia Lopes Figueiredo
Psicopedagogo
Piabeta
Boa tarde, a diferença é que a psicoterapia com o profissional psicopedagogo é voltada pra demandas de necessidades cognitivas, planejamento de rotinas pra melhorar a memória, resultados com os estudos entre outras.
Dr. Benjamim Da Silva Amorim
Psicólogo, Psicopedagogo
Varginha
A Psicoterapia é responsabilidade de um psicólogo.
Dra. Leilah Brand
Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Na questão da abordagem, não há nenhuma diferença, cada profissional atuo na abordagem em que foi capacitado. Porém a psicoterapia é atuação do Psicólogo. Enquanto a terapia é atuação de um terapeuta ou Psicanalista.
Dra. Sylvia E. Dallalana da Costa
Psicólogo, Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Bom dia!
Não há diferença entre psicoterapia e terapia, apenas o modo de dizer mesmo.
olá, “psico” significa mente, e o termo terapia significa “cuidado”. Por isso a Psicoterapia é o método de “cuidado da mente”, quando sabemos disto fica fácil entender a restrição de uso do termo a os psicólogos e psiquiatras
 Vanessa Casaro
Psicólogo, Psicopedagogo
Ponta Grossa
A diferença entre psicoterapia e terapia pode parecer um pouco sutil, mas existem algumas distinções:

Psicoterapia:
Definição: É um tratamento específico realizado por um psicólogo ou psiquiatra. O objetivo da psicoterapia é tratar questões emocionais, comportamentais ou mentais, ajudando o paciente a entender seus sentimentos, pensamentos e ações.
Técnicas e abordagens: Existem diferentes abordagens dentro da psicoterapia, como psicanálise, terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia humanista, entre outras, e cada uma tem seu foco e métodos específicos.
Objetivo: Auxiliar na resolução de problemas emocionais, como depressão, ansiedade, fobias, traumas, entre outros. Pode ser uma terapia de longo prazo ou mais focada em situações específicas.
Terapia:
Definição: A palavra "terapia" é mais ampla e pode se referir a qualquer tipo de tratamento voltado para o cuidado de problemas de saúde, seja físico ou emocional. Pode ser psicológica, mas também pode envolver terapias físicas, ocupacionais, alternativas, etc.
Terapias alternativas: Muitas vezes, a "terapia" também é associada a tratamentos não convencionais ou complementares, como acupuntura, massagem terapêutica, terapia ocupacional, etc.
Objetivo: A terapia pode ser voltada tanto para o tratamento de questões emocionais (como a psicoterapia), como para o cuidado de condições físicas.
Resumo:
Psicoterapia é uma forma específica de terapia voltada para o cuidado emocional e psicológico, enquanto o termo terapia pode se referir a qualquer tipo de tratamento, seja físico ou emocional.
Se sua dúvida for sobre um tratamento emocional, a psicoterapia é a abordagem indicada!
 Maria Das Graças Borges Santos
Psicólogo, Psicopedagogo
Araruama
Psicoterapia é um processo conduzido por um profissional psicólogo ou psiquiatra, tomando como base abordagem científicas, como a Psicologia Humanista, Psicanálise, Terapia comportamental, entre outras. O objetivo é tratar questões emocionais, comportamentais e cognitivas, promovendo mudanças profundas no funcionamento psíquico. Já a terapia é um termo mais amplo, que pode se referir a qualquer tipo de tratamento para o bem-estar, incluindo terapias alternativas (acupuntura, reiki, arteterapia), fisioterapia, terapia ocupacional e outras. Nem toda terapia envolve um processo psicoterapêutico.
 Jacqueline Maiara Lopes
Psicólogo, Psicopedagogo
Taubaté
A diferença entre psicoterapia e terapia está mais no uso dos termos do que em conceitos totalmente distintos. Vamos esclarecer:

Psicoterapia: É um tipo específico de terapia conduzida por um psicólogo ou psicoterapeuta qualificado. Ela se concentra no tratamento de questões emocionais, comportamentais e psicológicas, como ansiedade, depressão, traumas ou dificuldades nos relacionamentos. A psicoterapia utiliza métodos baseados em teorias psicológicas, como a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental (TCC), entre outras.
Já a Terapia: É um termo mais amplo, que pode se referir a diversas abordagens de cuidado, além da psicoterapia. Por exemplo, pode incluir terapia ocupacional, terapia física (fisioterapia), terapia da fala, e até mesmo terapias alternativas, como arteterapia ou musicoterapia.
Ou seja, a psicoterapia é um tipo de terapia focada na saúde mental e emocional, enquanto "terapia" abrange uma gama maior de tratamentos dependendo da área de necessidade.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.