Qual é a interseção entre hiperfoco e Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?

2 respostas
Qual é a interseção entre hiperfoco e Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
Bom dia,

A interseção entre o hiperfoco e o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) está relacionada à intensidade emocional e à dificuldade de regulação afetiva que caracterizam o transtorno. Embora o hiperfoco não seja um sintoma diagnóstico do TPB, ele pode surgir como consequência dos estados emocionais intensos e da tendência a se envolver de forma profunda e impulsiva com pessoas, ideias ou atividades.

Em muitos casos, o hiperfoco aparece como uma forma de alívio momentâneo do vazio interno, comum no TPB. Quando a pessoa se concentra de maneira extrema em algo, como uma relação, um projeto ou um interesse , ela experimenta uma sensação de controle, propósito e estabilidade emocional temporária. O problema é que, quando esse foco se desfaz ou é interrompido, o indivíduo pode sentir frustração, raiva ou um retorno abrupto do vazio, o que alimenta o ciclo emocional característico do transtorno.

Na psicoterapia, especialmente com abordagens como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia Comportamental Dialética (DBT), o trabalho envolve reconhecer o hiperfoco como um mecanismo de regulação emocional e desenvolver estratégias para ampliar a consciência sobre ele. O objetivo não é eliminar o hiperfoco, mas aprender a equilibrá-lo, de modo que ele se torne um recurso funcional, usado para concentração e produtividade , e não uma forma de fuga emocional.

Com o tempo e o tratamento adequado, é possível aprender a lidar melhor com essa oscilação entre envolvimento intenso e esvaziamento emocional, promovendo uma vida mais equilibrada e autêntica.

Espero ter ajudado, um grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A interseção entre o hiperfoco e o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) está na intensidade emocional. Pessoas com TPB podem concentrar-se profundamente em relacionamentos ou situações específicas, impulsionadas por medo de abandono ou necessidade de validação. Esse foco, embora pareça hiperfoco, nasce da instabilidade afetiva e não de um interesse genuíno.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.