Qual é a melhor abordagem terapêutica para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
3
respostas
Qual é a melhor abordagem terapêutica para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
Basicamente todas as diretrizes e protocolos apontam que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a mais indicada para a grande maioria dos transtornos psiquiátricos, inclusive o TOC. Entretanto, mais importante que uma abordagem é a sua vinculação com o profissional, se sentir ouvida/o e acolhida/o em sua demanda. Não há resposta certa aqui, uma vez que vários pacientes que eu tenho (e colegas também corroboram minha fala) não se deram bem com a TCC, ou com um dado profissional (ou vários profissionais) que despendia o atendimento. O foco é na relação, e não na abordagem.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Aquela em que a pessoa se sente à vontade para falar sobre si. No entanto, a psicanálise aprofunda-se na estrutura mental de cada sujeito, desvendando o que estava inconsciente, os mecanismos de defesa e provocando o sujeito a se responsabilizar diante de suas escolhas, ações, pensamentos, respostas ao mundo.
A melhor abordagem terapêutica para o TOC é, de forma geral, a Terapia Cognitivo-Comportamental com Exposição e Prevenção de Resposta, podendo ser associada à medicação quando necessário.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como lidar com a hiperfixação e melhorar a saúde mental?
- Como diferenciar o hiperfoco do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) da obsessão do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- O que fazer se suspeitar do hiperfoco prejudicial?
- Quais são as diferenças entre hiperfixação e hiperfocalização ? .
- O que é mais importante para diferenciar hiperfoco e obsessão?
- Qual a relação entre hiperfoco e comorbidade com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais são as características da "hiperfixação" em alguém com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Por que é importante diferenciar hiperfoco e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Como diferenciar o hiperfoco de um pensamento obsessivo?
- Como o hiperfoco afeta o sono ? .
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.