Quais são exemplos de obsessões e compulsões no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?

3 respostas
Quais são exemplos de obsessões e compulsões no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
Obsessão: medo de se contaminar, incerteza e necessidade de ordem .
Compulsão: lavar as mãos várias vezes, checar se fechou a porta e ordenar objetos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos que surgem de forma involuntária e provocam intensa ansiedade, como medo de contaminação, dúvida constante sobre ter feito algo errado, pensamentos agressivos indesejados ou ideias de cunho religioso que provocam culpa. Já as compulsões são comportamentos ou atos mentais realizados para tentar aliviar essa tensão, como lavar as mãos repetidamente, checar portas e objetos inúmeras vezes, organizar objetos de maneira rígida ou repetir frases e contagens internamente. A pessoa não realiza essas ações por prazer, mas para reduzir o mal-estar que as obsessões geram, o que mantém o ciclo do TOC e reforça o sofrimento.
É importante que você saiba primeiro a diferença entre obsessões e compulsões. A primeira ocorre somente no pensamento, já as compulsões, são sempre comportamentos para aliviar os pensamentos obsessivos.
Obsessões comuns: medo de contaminação, dúvidas constantes, pensamentos intrusivos de dano, imagens mentais repetitivas.
Compulsões: checar, lavar, repetir ações, organizar, pedir garantias, evitar situações.
Cada pessoa vive isso de um jeito, por isso a escuta individual é tão importante.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.