Qual é o especialista que trata do alcoolismo?

5 respostas
Qual é o especialista que trata do alcoolismo?
Muitos profissionais podem estar envolvidos no tratamento contra o alcoolismo, como psiquiatra e psicólogos. O que vai dar o resultado éa junção de medicamentos , se necessário, mas sempre com a terapia, para ter a cura completa.

Olá, obrigada por nos enviar a sua pergunta.

Para tratar o alcoolismo existem vários tipos de profissionais: o médico psiquiatra que vai solicitar exames e prescrever medicamento considerando que o alcoolismo pode gerar ansiedade, depressão ou outro tipo de transtorno mental; o psicólogo que vai trabalhar questões emocionais ligadas ao alcoolismo e uma melhor compreensão a respeito da função do alcoolismo na vida do cliente; grupos de auto-ajuda como Alcoólicos Anônimos (AA); atendimento familiar que vai auxiliar a família do cliente que também é afetada indiretamente com esta dificuldade e também necessita orientações sobre como lidar com o parente ou ente-querido que apresenta alcoolismo.

Espero ter ajudado!

Boa sorte!
Concordo que muitos profissionais devam estar envolvidos. Existem vários recursos terapêuticos como a psicologia, a psiquiatria, grupos de autoajuda. É importante que seja feito o tratamento multidisciplinar para mais eficácia. Porém é importante lembrar que a dependência química se trata de uma doença crônica e progressiva, ou seja, ela tem tratamento mas não tem cura.
Boa sorte! Fico a disposição.
Não, antipsicóticos não apresentam perfil de causar dependência.
o tratamento deve ser conciliado. Médico psiquiatra e psicólogo clínico.