Qual é o neurotransmissor responsável pelo aumento da ansiedade?

5 respostas
Qual é o neurotransmissor responsável pelo aumento da ansiedade?
A falta da produção e liberação de serotonina é a principal disfunção associada com ansiedade. Vários outros neurotransmissores também parecem estar relacionados, como ácido gama aminobutíroco (gaba), glutamato, noradrenalina, sistema endocanabinóide, dentre outros.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A rigor, a noradrenalina. Mas a serotonina é a mais importante, posto que é a responsável pelo equilíbrio dos demais neurotransmissores.
A melhor analogia é com um incêndio. Chamamos os bombeiros, que apagam o fogo. Mas deixam o local inundado, paredes arrebentadas, além do estrago original do fogo. Então é a hora dos pedreiros, marceneiros, pintores...O estresse (coisas desagradáveis que a pessoa viveu) é o fogo, levando diretamente ao aumento da noradrenalina (bombeiros). A serotonina arruma o estrago.
Espero ter sido clara.
Vários neurotransmissores estão relacionados: serotonina, noradrenalina, GABA, adrenalina, glutamato, entre outros. Um abraço forte.
Pergunta complexa pois outros neurotransmissores estão sim envolvidos na ansiedade, mas de forma indireta e muitas vezes em consequências já de um quadro patológico de ansiedade instalado, respondendo sua pergunta de forma superficial é a serotonina.
O mecanismo de ação dos transtornos de ansiedade são complexos e envolvem vários sistemas de neurotransmissores. Bem resumidamente e leigamente o principal neurotransmissor envolvido é a serotonina.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.