Qual medicamento mais indicado para tratar depressão e ansiedade sem atrapalhar a concentração e

11 respostas
Qual medicamento mais indicado para tratar depressão e ansiedade sem atrapalhar a concentração e raciocínio?
Esta questão é extremamente subjetiva. Pacientes com depressão e ansiedade ja tem seu raciocínio prejudicado pela propria doença, e os medicamentos quando bem indicados trazem melhorias nesse quesito. Deve-se evitar farmacos da classe do diazepam pois os mesmos pode piorar a cognicao. Dos outros medicamentos, todos aqueles mais modernos não costumam piorar o raciocinio. Destaque para a vortioxetina que apresenta evidencias de melhoras mais consideraveis.

Olá! Todo medicamento devidamente prescrito é bem vindo. Só em uma avaliação individual será possível identificar o mais adequado com menos efeitos colaterais para o paciente. Converse com um profissional de sua confiança.
Olá, gostaria primeiramente de frisar que é cientificamente comprovado que os melhores resultados advém do tratamento psicológico aliado ao medicamentoso, o remédio trata apenas os sintomas, é a psicoterapia que irá tratar as causa que estão por trás do transtorno. Com relação à medicação o melhor é procurar um psiquiatra e expor o seu caso, falar sobre os efeitos colaterais que você deseja evitar, com certeza ele irá receitar algum que supra as suas necessidades.
Olá! A depressão,por si só, já afeta a concentração e o raciocínio, quanto ao medicamento, vai depender da avaliação do psiquiatra com relação ao seu caso. Agora pode ser que exista a possibilidade, de que você trate a depressão sem a necessidade de medicamento, que seria através da psicoterapia. Na verdade, um acompanhamento psicológico, seria o ideal para tratar da depressão, e só então você poderia verificar a real necessidade do uso de medicamento.
Espero que tenha ajudado!
Abç
O mais importante é descobrir se no caso específico é indicado tratamento medicamentoso. Há casos em que a depressão é parte de um quadro tratável sem remédio. Há casos em que o atendimento clínico pode ser complementado pelo medicamento, como um suporte para um momento. E há casos, onde a medicação é necessária.
Mesmo assim, é preciso muito cuidado, pois existem muitas substâncias, e o ajuste do medicamento psiquiátrico é muito delicado.
Em todos os casos, o tratamento clínico é indicado. A necessidade de medicamento deve ser avaliada, e, no caso positivo, deve ser feita por um psiquiatra responsável, em acordo com o tratamento clínico, fundamental para a eficácia do tratamento.
Primeiro você deve procurar um psiquiatra para que possa analisar o seu caso e verificar qual o melhor remédio irá se adequar ao seu organismo. É sempre bom estar atento ao profissional para ver se ele é atencioso e dedicado ao seu trabalho. Se passa um tempo ouvindo suas queixas para poder fazer um bom diagnóstico, depois você deve procurar um psicólogo clínico para tratar da depressão e da ansiedade. A medicação ajuda no tratamento, mas leva tem um tempo de efeito, não podemos apenas nos prendermos a medicação como resolução do problema. Hipnoterapia ajuda muito no tratamento da ansiedade e depressão, mas sempre junto com a medicação dependendo do grau e do caso.
A medicação será a que o psiquiatra que o atender indicar e que menos efeitos colaterais você após o período de uso se adequar, mais isso é feito com o acompanhamento. Todas as medicações tem efeitos colaterais leves que depois de alguns dias passam como enjoo ou sonolência. O que ocorre é que há algumas crenças de que atrapalha o raciocínio e isso não é verdade pelo contrario se o humor estiver rebaixado isso sim atrapalha a capacidade do indivíduo avaliar e sentir de forma a perceber todos as evidencias e variáveis que existam.
Olá O mais indicado é que você procure um atendimento clínico para receber esta orientação, pois somente diante de uma avaliação mais criteriosa este medicamento pode ser prescrito. Considere também que os medicamentos desta ordem agem exclusivamente sobre seus sintomas, possivelmente trazendo certo alivio. Porém, a cura efetiva está na transformação dos pensamentos e sentimentos que permeiam sua mente e para isso recomendo que busque auxilio em uma terapia. Um psicólogo poderá ajuda-la a observar estes pensamentos que impactam neste seu jeito de ser e contribuir para a transformação necessária. Em alguns casos, são necessários estas ações em conjunto, medicamentos e terapia. Tente e Seja Feliz!
Olá. Sua pergunta é muito frequente também no consultório de psicologia, quando preciso indicar um cliente para psiquiatria.
Essa é uma questão bastante particular e só pode mesmo ser respondida com segurança no consultório psiquiátrico.
Digo isso, pois dosagem da medicação e o fármaco indicado farão completa diferença para o cliente. O acompanhamento da aceitação pelo cliente em relacao à medicação, e posteriores ajustes, também.
De modo geral, no entanto, os medicamentos mais modernos ja foram desenvolvidos para menor impacto em relação àquelas sensações que as pessoas imaginavam ser inevitáveis ( muito sono, dificuldade de concentração etc)
A depressão e a Ansiedade por si só já interferem na capacidade de concentração e por consequência no raciocínio.
Cada organismo reage de uma forma a medicação, por isso a utilização de medicação só deve ser feita com orientação de um profissional especializado.
O ideal é que busque um psiquiatra para verificar a medicação adequada e um psicologo para trabalhar com você a melhor estratégia para lidar com a depressão e a ansiedade.
O mais indicado é que você procure um psiquiatra para avaliar o seu quadro e fazer um diagnóstico. No senso comum existe um uso exagerado de diagnósticos imprecisos feito por internet ou pessoas não especializadas. Nem tudo é depressão. A avaliação é feita caso a caso e pode ser algo transitório que esteja durando mais tempo do que o habitual.