Qual o profissional que solicitar o pedido para avaliação neuropsicológica?outro pode solicitar esse

6 respostas
Qual o profissional que solicitar o pedido para avaliação neuropsicológica?outro pode solicitar esse pedido quando só tiver acompanhamento por exemplo neurologista?
Geralmente quem faz a solicitação para a avaliação é o neuropediatra, neurologista ou psicólogo. Lembrando que familiares ou até mesmo a escola pode fazer essa solicitação ao neuropsicólogo caso sinta necessidade de uma avaliação.

Olá, via de regra pediatras, neurologistas, geriatras, psiquiatras solicitam a avaliação. Mas não há necessidade do pedido caso você queira fazer o exame.
Os exames neuropsicologicos são solicitados por médicos neurologistas ou psiquiatras para avaliação diagnóstica das funções cognitivas. Os déficits são constatados através de instrumentos psicometricos que afetem a posição do indivíduo quando comparado a media da população dentro de sua faixa etária e/ou ou escolaridade
Olá! Embora seja mais usual que os pedidos sejam feitos por neurologistas, geriatras ou pediatras, qualquer profissional que o acompanhe pode solicitar avaliação neuropsicológica, desde que identifique que a avaliação pode o auxiliar de alguma forma na tomada de decisão em relação aos seu tratamento. Assim, a solicitação pode ser feita por médico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicopedagogo, professor, psicólogo, dentre outros. Além disso, caso o próprio cliente perceba necessidade e deseje passar por uma avaliação neuropsicológica, ele mesmo pode buscar um profissional de neuropsicologia para tal.
Não é necessário encaminhamento médico para realização da Avaliação Neuropsicológica.
Qualquer pessoa pode solicitar tal avaliação. Muitas vezes, as escolas Solicitam a A.N. para diagnóstico referente a transtornos de aprendizagem.
A avaliação neuropsicológica geralmente é solicitada por um médico neurologista, neuropediatra ou psiquiatra, mas outros profissionais da área da saúde também podem indicar a avaliação, como psicólogos clínicos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. O importante é que o profissional que solicita a avaliação tenha conhecimento e experiência no diagnóstico e tratamento de condições neurológicas ou psiquiátricas que possam estar afetando a cognição e o comportamento do paciente. Portanto, se o acompanhamento da criança está sendo feito por um neurologista, por exemplo, ele pode solicitar uma avaliação neuropsicológica caso considere necessário.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800