Qual o tipo de atividade física recomendada para diabético ?
Dra. Mayra de Souza El Beck
Dra. Mayra de Souza El Beck
Endocrinologista pediátrico
Campinas
Boa tarde!
Pessoas com diabetes se beneficiam muito da realização de atividade física para o controle da glicemia.
Não existe uma atividade específica que seja recomendada, o mais importante é ser algo que a pessoa queira fazer, sinta-se bem fazendo para que ela consiga manter.

É importante salientar que diferentes tipos de exercício físico tem impactos diferentes na glicemia: os aeróbicos, como caminhada, corrida, brincadeiras- no caso de crianças, baixam a glicemia durante a atividade e por isso é importantíssimo que se meça a glicemia antes da atividade (no caso de pessoas que usem insulina) e que se faça um lanche antes de iniciá-la. Ás vezes, dependendo da duração da atividade é até importante parar a atividade no meio para medir a glicemia e comer algo leve.

Já exercícios anaeróbicos como musculação, lutas, elevam a glicemia inicialmente, mas horas depois ela também abaixa, o que pode gerar hipoglicemia se não estiver atento.

Por todas essas particularidades é muito importante que se faça um acompanhamento médico regular, para ter auxílio para organizar os horários e refeições e avaliar qual a repercussão que a atividade física está gerando!

 Suely Iglesias
Suely Iglesias
Nutricionista
Rio de Janeiro
Não há um indicação de exercício específico para o paciente diabético. Sabe se que a atividade física é benéfica no controle da glicemia. É importante evitar a prática de atividade física em jejum e o diabético deve ter uma dieta orientada por um profissional.
Quanto ao exercício deverá ser feito de maneira regular e preferencialmente supervisionado.

O mais importante no controle da diabetes é a dieta e em seguida a atividade física. De acordo com últimos estudos científicos, a junção de musculação com atividade aeróbica (tipo caminhada) é a mais indicada para o controle da glicemia.

 Tereza Cristina Campos D'Ambrosio Bessa
Tereza Cristina Campos D'Ambrosio Bessa
Nutricionista
Rio de Janeiro
A atividade resistida (musculação, hidroginástica com pesos) é importante para manter a massa muscular do paciente diabético, pois a maioria, qdo sem atividade física, perde massa magra. A atividade aeróbica (caminhadas, corridas, bicicleta, bike indoor, entre outras) é importante para manter o peso e a glicemia adequados. É importante verificar a glicemia de jejum e alimentar-se antes e depois da atividade física. Procurar orientação de um médico endocrinologista, um nutricionista e um educador físico.

Especialistas em Diabetes

Irlânia Pereira dos Santos

Irlânia Pereira dos Santos

Generalista

Salvador

Grazielle Lorenzini

Grazielle Lorenzini

Endocrinologista

São Caetano do Sul

Virgílio Garcia Moreira

Virgílio Garcia Moreira

Geriatra

Rio de Janeiro

Aclair Dallagranna

Aclair Dallagranna

Médico de família, Médico clínico geral

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 449 perguntas sobre Diabetes

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.