Qual profissional para diagnosticar tdah em adulto?

26 respostas
Qual profissional para diagnosticar tdah em adulto?
Olá! Para o diagnóstico de TDAH busque um neurologista ou psiquiatra e um neuropsicólogo. Um fraterno abraço!

Concordo com o comentário do outro colega, porém friso ser importante que o diagnóstico seja feito por mais de um profissional e a avaliação neuropsicológica seja parte integrante dele, pois poderá dar um maior subsídio de informações para a compreensão do caso.
Boa noite!
Tudo bem?
Acho que neste caso o Psiquiatra poderia avaliar o adulto em algumas consultas ou sessões para depois poder fechar o diagnóstico e adotar a conduta / tratamento necessário.
Espero ter ajudado e que tudo dê certo!
Abraços!
Ana
Olá!! O diagnóstico de TDAH engloba uma avaliação detalhada de vários aspectos da vida de um indivíduo e as vezes pode ser necessário mais de um encontro com psiquiatra, neurologista e psicólogo para firmar o diagnóstico. É necessário também que sejam descartadas outras causas que possam explicar os sintomas como outros transtornos psiquiátricos e até mesmos problemas de saúde física como doenças da tireoide. Após a investigação, o profissional de saúde pode determinar qual o tratamento mais adequado, como uso de medicamentos estimulantes e terapia, caso seja necessário. Abraços.
Olá,
No Brasil não temos um exame por pet sacam para esta situação. Então existe alguns protocolos com questionários que os médicos utilizam. Também os testes psicológicos aplicados por psicólogos podem contribuir para distinguir causas emocionais de questões neurológicas. Portanto é necessário passar pelos profissionais para que se feche o diagnóstico: neurologista, psicólogo e psiquiatra.
Um profissional qualificado para diagnosticar TDAH em adultos é um psiquiatra ou um psicólogo clínico. Eles podem realizar avaliações e entrevistas para determinar se um adulto tem TDAH e recomendar tratamentos apropriados.
Olá! O ideal é que o profissional seja qualificado para fazer o diagnóstico pode ser médico psiquiatra ou psicólogo clínico. O psicólogo clinico pode fazer a avaliação e o tratamento ideal sem intervenção medicamentosa.
Ei! É possível receber um diagnóstico recorrendo a um psicólogo clínico que poderá fazer com você um tratamento sem intervenção com medicamentos, ou um médico psiquiatra ou neurologista que possivelmente irão prescrever uma medicação.
O tratamento pode ser feito com um ou outro ou ambos.
Forte abraço!
Olá! Indico buscar um neuropsicólogo ou psicólogo clínico para realizar uma avaliação cognitiva e em paralelo um profissional neurologista ou psiquiatra para realização de avaliação mais completa ou inserção de medicação se houver necessidade. Boa sorte e se cuide!
Neupsicólogo é o profissional mais adequado para fazer o diagnóstico e o tratamento do TDAH. No Brasil, este profissional é o que tem a formação mais completa, tanto para aplicação dos testes diagnósticos quanto para fazer a avaliação das condições psicopedagógicas e psicossocias necessárias para fazer o diagnóstico diferencial com os distúrbios, síndromes, transtornos mentais e condições psicoafetivas que podem se confunidir com o TDAH. Entretanto, o ideal é que o diagnóstico de TDAH seja feito por equipe muitdisciplinar que envolva também o Neuropediatra, o Psicopedagogo e o Psiquiatra. Comece a busta com a consulta com o Neuropsicólogo e ele solicitará a consulta em interclínica. O Neuropsicólogo também é indicado para o acompanhamento de distúrbios que afetam o sistema nervoso. No caso de suspeita de TDAH em crianças na fase pré-escolar até o ensino fundamental, o Neuropsicólogo deve ser consultado e é o profissional mais adequado para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Olá :)

O ideal para fechar o diagnóstico de TDAH é fazer um multidisciplinar. O acompanhamento com psicólogo e psiquiatra se fazem necessários! Mas, é fundamental que essa avaliação seja realizada de maneira ética e cuidadosa.
Espero ter ajudado.
Olá, os profissionais mais adequados são um neuropsicologo(a), neurologista ou psicologo specialista na area de cognição.
Neuropsicólogo(a) ou Neurologista são os mais indicados.
Olá! O profissional mais indicado é um neurologista, neuropsicólogo ou psiquiatra. Atente-se a especialização, principalmente ligada a TDAH, cognição. Com o devido diagnóstico, é necessário também ter o devido acompanhamento para início do tratamento. O tratamento requer interdisciplinaridade, ou seja, o tratamento com o médico, como também com o psicólogo.
O diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos deve ser realizado por um profissional de saúde mental com experiência no diagnóstico e tratamento do transtorno. Algumas das especialidades que podem fazer o diagnóstico incluem psiquiatras, psicólogos clínicos e neurologistas.

É importante buscar um profissional que tenha experiência em avaliar e diagnosticar o TDAH em adultos, já que o transtorno pode ter manifestações diferentes em diferentes faixas etárias. O profissional pode avaliar seus sintomas, histórico médico e psiquiátrico, além de realizar exames neurológicos e psicológicos para chegar a um diagnóstico preciso.

Se você suspeita que possa ter TDAH, o primeiro passo é procurar um profissional de saúde mental para uma avaliação. Eles podem ajudá-lo a entender seus sintomas, fazer o diagnóstico e desenvolver um plano de tratamento personalizado para você.
Os profissionais responsáveis por dar o diagnóstico do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) são os neurologistas ou psiquiatras.
O acompanhamento de um profissional da saúde mental como psicólogo ou psicanalista auxilia na identificação e manejo do transtorno.
Olá!
O diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) geralmente envolve uma avaliação abrangente realizada por profissionais de saúde, como médicos psiquiatras, psicólogos ou neurologistas especializados no transtorno. Não há um teste específico que possa diagnosticar o TDAH de forma conclusiva. Em vez disso, o processo de diagnóstico geralmente inclui:

Entrevistas clínicas: O profissional de saúde realizará entrevistas com o paciente e com os pais (no caso de crianças) para obter informações detalhadas sobre os sintomas apresentados, a história do desenvolvimento e o funcionamento geral.

Avaliação comportamental: É comum que o profissional solicite relatórios de professores ou outros cuidadores para observar os sintomas e o comportamento em diferentes ambientes.

Exclusão de outras condições médicas: O profissional deve descartar outras possíveis causas para os sintomas, como problemas de visão ou audição, distúrbios do sono, distúrbios de aprendizagem ou condições médicas subjacentes.

História médica e familiar: É importante analisar a história médica do paciente e da família em busca de fatores genéticos ou ambientais que possam contribuir para o TDAH.

O diagnóstico do TDAH é baseado em critérios específicos estabelecidos por manuais de classificação, como o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição) ou a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, 10ª edição). Os critérios incluem a presença de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade que persistem em diferentes contextos e causam prejuízo significativo no funcionamento diário.

É importante ressaltar que o diagnóstico do TDAH deve ser realizado por profissionais de saúde qualificados, levando em consideração a avaliação de múltiplos aspectos do indivíduo.

O diagnóstico do TDAH em adultos pode ser realizado por profissionais de saúde mental, como psiquiatras e psicólogos clínicos, que possuam experiência no diagnóstico e tratamento do transtorno. É importante que o profissional conte com uma avaliação clínica minuciosa e possa realizar testes psicológicos e neuropsicológicos para auxiliar na identificação do TDAH. Além disso, é importante que o histórico clínico do paciente seja coletado, incluindo a história de sintomas de TDAH na infância e informações sobre a presença de sintomas atuais de TDAH e comorbidades. Se você suspeita que tem TDAH, o ideal é buscar ajuda de um profissional qualificado para ter um diagnóstico preciso e receber o tratamento adequado.
Psicólogo, psiquiatra. Terapias psicanalísticas com psicoterapia seria o ideal para acompanhamento e tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 190
O diagnóstico de TDAH precisa de uma avaliação multidisciplinar, onde profissionais como o psiquiatra, o psicólogo, o psicopedagogo ou um neuropedagogo, irão avaliar através da anamnese, exames médicos, testes psicológicos e cognitivos, se os sintomas apresentados levam ao diagnóstico deste transtorno. Durante o processo de avaliação, estes profissionais, vão levar em consideração a história do paciente, fatores biológicos, sociais, ambientais, hábitos e a sua subjetividade, para chegar a uma conclusão, emitir um parecer e recomendar o tratamento adequado.
Um Psicólogo pode apontar esse diagnóstico de forma assertiva e caso necessário, encaminhará para um psiquiatra avaliar a medicação necessária.
Uma avaliação com psicólogo irá te ajudar, e após isso existe a possibilidade de encaminhamento para neurologista ou psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento do tdah - R$ 150
Olá! Espero que se encontre bem :)
Para o diagnóstico de TDAH, os profissionais indicados são: a neuropsicóloga e a neurologista/psiquiatra. É importante lembrar que esse é um diagnóstico relizado, em conjunto, por uma equipe multidisciplinar.
Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Ola tudo bem?
O diagnóstico de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é geralmente feito por profissionais de saúde mental, como psiquiatras, psicólogos clínicos ou neuro. Esses profissionais realizam uma avaliação completa, que pode incluir entrevistas clínicas, questionários, observação do comportamento e análise do histórico médico e acadêmico da pessoa.
Espero ter ajudado :)
Saudações! Geralmente o diagnóstico do TDAH requer uma avaliação abrangente por um profissional de saúde mental qualificado como o psicólogo clínico, psiquiatra, neuropsicólogo, seguindo critérios específicos.

É importante ressaltar que o diagnóstico do TDAH deve ser feito de forma cuidadosa e abrangente, considerando outros possíveis fatores que possam estar contribuindo para os sintomas apresentados.
Para diagnosticar TDAH, é necessário consultar e se necessário realizar exames com um especialista. Eu recomendo um psiquiatra. Após o diagnóstico, o TDAH pode ser tratado com ou sem medicamento dependendo do caso. A terapia é essencial. Eu faço uso da TCC para casos de TDAH. Estou a disposição.