Qual seria um tratamento adequado para transtorno psicótico agudo polimorfo com sintomas esquizofrênicos?

7 respostas
Qual seria um tratamento adequado para transtorno psicótico agudo polimorfo com sintomas esquizofrênicos? Gostaria de saber se é possível conciliar as medicações utilizadas em pequenas doses e com o auxílio de fitoterápicos, pois assim me sinto melhor...
Em quadros psicóticos agudos, como no transtorno psicótico agudo plimórfico, o tratamento rápido e efetivo dos sintomas é fundamental. Todo esforço deve ser empregado para atingir a máxima redução dos sintomas. O tratamento de primeira linha é a utilização de medicações antipsicóticas. Em relação à dose do antipsicótico, o objetivo é sempre utilizar a menor dose eficaz. Ou seja a menor dose capaz de produzir remissão dos sintomas. Atualmente, não há evidências científicas que suportem o uso de fitoterápicos para esses quadros. Alguns deles podem inclusive atrapalhar o tratamento. Converse com o seu psiquiatra sobre essas questões. Ele poderá instituir um tratamento que seja eficaz e será capaz de lhe orientar sobre quais fitoterápicos não trariam prejuízo para o seu tratamento.

O tratamento pode ocorrer com um médico psiquiatra, pois é essa a especialidade da medicina que trata de transtornos psicológicos/psiquiátricos. Converse com um médico que lhe inspire confiança. Que vc acredite que ira lhe ajudar sobre as interações medicamentosas, garanto que acharão um denominador comum.
É muito importante o acompanhamento psiquiátrico, o uso de uma medicação correta facilitará na redução dos sintomas, melhorando na qualidade de vida tanto do paciente quanto no de seus familiares. A Terapia se faz importante neste processo, mas ela só terá uma boa eficácia, com os sintomas do paciente controlados.
A terapia irá atuar na base estrutural deste paciente, reorganizando suas percepções, as variações emocionais e a socialização. A família é a chave mais importante, é preciso que esteja fortalecida, vale a pena que o processo psicoterápico se estenda tanto para o paciente, quanto para os pais ou familiares que assumem os cuidados deste paciente.
O tratamento deve seguir o acompanhamento médico como já foi dito.
Entretanto é importante lembrar que você tem também o recurso da psicoterapia.
Sobre os fitoterápicos é uma questão delicada pois é preciso conhecer a s substancias que são permitidas de acordo com os medicamentos que já faz uso.

Att
Sayonara Machado
Antes eu agia, pensava e até daria o mesmo tipo de conselho mencionado pelos demais colegas Psicólogos acima, porém depois de 15 anos de pesquisas, que ensejaram com a junção de 4 técnicas específicas já existentes, dos Psiquiatras mestres da Psicologia e após 6 anos de uso das mesmas em varios pacientes, os quais vêm apresentando um bom resultado, a tal ponto, que, alguns voltam até a trabalhar, diante disso, me permito a pensar diferente, para 3 casos da esquizofrenia, onde o paciente não seja agressivo, o que permite maior segurança ao tratamento, o qual é feito à base do ecletismo e sem uso de medicamentos, para os pacientes que, não tenham ido aos psiquiatras. Essas técnicas, fazem parte de um de meus livros, onde apresentei um estudo de caso em Congresso Nacional de Psicologia. Claro que, para a situação mencionada sempre vai existir a possibilidade de encaminhamento do paciente ao Psiquiatra, caso as técnicas não surtam o efeito esperado, o que até agora não aconteceu.
Em casos agudos, o acompanhamento de um psiquiatra é extremamente importante e somente ele poderá dizer se o uso de fitoterápicos será possível. A parceria com um psicanalista é fundamental para determinar as origens do trauma, trazendo-a à tona, à consciência para ser tratada.
Meu caro(a), antes de qualquer tomada de decisão consulte um psiquiatra, pois sem dúvida ele te esclarecerá a necessidade da junção das duas medicações. Só não tome decisão sozinho(a) neste momento de forma que esteja não se auto prejudique. Vale lembrar que somando o tratamento medicamentoso junto a psicoterapia o quadro de melhora pode ser ainda melhor. De qualquer forma consulte o psiquiatra de sua confiança e boa sorte.