Qualquer pessoa com dislexia pode consultar um psicólogo?

24 respostas
Qualquer pessoa com dislexia pode consultar um psicólogo?
A dislexia é uma falta de habilidade na leitura e na escrita. O problema não é de origem comportamental, psicológica, motivacional ou social. A dislexia diagnosticada deve ser tratada pelo fonoaudiólogo. Dependendo de como o disléxico convive com sua dislexia, podem surgir problemas emocionais como baixa auto estima, ansiedade, depressão, agressividade. Nesse caso, faz-se necessário adicionar a psicoterapia ao tratamento.

A terapia pode ajudar a resgatar a autoestima que ficou abalada por conta da dificuldade que a criança apresenta em ler e escrever.
Muitos transtornos de aprendizagem afetam fortemente a auto-estima das crianças e adolescentes que são acometidas por eles. Sendo assim, o acompanhamento psicoterápico com um psicólogo pode auxiliar no desenvolvimento e fortalecimento dos recursos que esses pacientes apresentam. Todavia, é necessário somar a psicoterapia acompanhamentos específico para as questões de aprendizagem, caso do psicopedagogo, a fim de desenvolver a capacidade de leitura/escrita, e fonoaudiólogo.
Já tratei de casos em que havia o diagnóstico de Dislexia, mas o paciente não havia evoluído nas fases a da alfabetização. Um psicopedagogo poderia ajudar. A psicoterapia, pode ajudar, concordando com a Dra. Léa, a resgatar a auto-estima da pessoa com dificuldades para ler e escrever, em uma sociedade letrada, e procurar, junto com o paciente, como lidar com isso, além de buscar suas potencialidades.
O tratamento indicado para pessoas com esse diagnóstico deve ser multidisciplinar: fonoaudiólogo, psicopedagogo, neurologista/psiquiatra. O mais importante aqui é ressaltar que este grupo de profissionais troque informações a respeito do paciente, pois isso é fundamental para o bom resultado do trabalho.
Pode sim, o tratamento é feito por meio de terapia, com intervenção psicológica, com ajuda conjunta de fonoaudiólogo, Psicológico Clínico, Neurologista, Psiquiatra e Pediatra.
Espero que tenha ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
A psicoterapia pode auxiliar qualquer pessoa com suas questões emocionais. Em alguns casos, pode ser importante procura um profissional com experiência ou formação na área da questão a ser tratada ou na demanda de comunicação específica do cliente.
Sim, pode! Dislexia depois do diagnóstico confirmado, é necessário acompanhamento multiprofissional de Neurologista, Fonoaudiólogo , Psicólogo e Psicopedagogo para uma melhor compreensão , acompanhamento , intervenção e o suporte necessário ao paciente disléxico.
Olá! Claro que sim, por vários motivos. Além disso, você pode procurar acompanhamento neurológico, fonoaudiólogo e psicopedagogo para te ajudar a organizar na sua vida. Abraços!
Qualquer pessoa independente do quadro clínico poderá consultar um psicólogo . O que gostaria de salientar é que nem tudo poderá ser tratado apenas com psicoterapia. Geralmente utilizamos uma equipe multidisciplinar para compor o tratamento caso seja necessário . Primeiro se faz uma avaliação para depois de examinarmos o caso podermos indicar o tratamento complementar.
Olá, pode sim!
O acompanhamento psicológico servirá de ponte de acesso para recuperação da autoestima que ficou prejudicada por conta da dificuldade na leitura e escrita. Contudo, além do Psicólogo, o acompanhamento deverá ser feito em conjunto com um Neurologista, Fonoaudiólogo e Psicopedagogo.
Com certeza! Trabalhar os aspectos emocionais em conjunto com os cognitivos é essencial.
Olá. O paciente disléxico pode fazer terapia, sim. A terapia pode ajudá-lo a lidar com questões que permeiam esse transtorno ou até outras, que não tem nenhuma relação com o quadro. Lembrando que o tratamento para dislexia é multidisciplinar, sendo importante, também, a atuação de fonos, neuros e psicopedagogo.
Pode sim... com bons resultados por meio do tratamento multidisciplinar com Fonoaudiólogo e demais profissionais!!! se cuide... abraços
Bom dia, uma pessoa dislexica pode frequentar a psico terapiacomo qualquer outro cliente para tratar dos problemas emocionais que esta dificuldade pode causar em seu desempenho social, porém para tratar da dislexia precisa da ajuda de um fonoaudiologo/a.
Olá. Sim, todos podem procurar um psicólogo para trabalhar aquilo que a psicologia abarca. Mas se a queixa é dislexia diagnósticada, aconcelho a ida a uma psicopedagogo. Se ainda não está diagnósticada, o psicólogo pode ajudar no psicodiagnóstico. O tratamento da dislexia precisa de uma ajuda multiprofissional, de vários profissionais.
A Dislexia de Desenvolvimento (DD) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que afeta aproximadamente 5% das crianças em idade escolar, caracterizada por conjunto significativo de dificuldades na leitura e escrita. Estas dificuldades encontram‐se tipicamente associadas a alterações em algumas funções neurocognitivas. Olhando desta forma acho importante sim consultar um psicólogo com formação em Neuropsicologia, passar por uma avaliação e após ser avaliado ai realizar uma Reabilitação Cognitiva a fim de trabalhar a funcionalidade nesta área. O Neuropsicólogo irá encaminhar para o fonoaudiólogo também, nesses casos o trabalho multiprofissional é muito importante. Caso deseje maiores informações é só chamar.
Boa tarde!
Sim! A dislexia pode acarretar desconforto emocional em várias áreas de sua vida, então sim, um psicólogo pode ajudar, mas, outros profissionais deverão trabalhar em conjunto, como fono dentre outros.
Abraço!
Olá. Com certeza. A psicoterapia pode ajudar você a se conhecer melhor e trabalhar suas questões emocionais, inclusive no tratamento da dislexia, se for essa sua questão. Se cuide. Atenciosamente
Olá! Sim, todos podem procurar um psicólogo para trabalhar aquilo que a psicologia abarca. Mas se a queixa é dislexia diagnosticada, aconselho a ida a uma psicopedagogo. Se ainda não está diagnosticada, o psicólogo pode ajudar no psicodiagnóstico. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
O tratamento é feito por um fonoaudiólogo, mas se houver necessidade pode também procurar um psicólogo para trabalhar suas questões emocionais, mas o tratamento da dislexia não é feito por psicólogo.
Olá, sim é ate recomendável a procura de um terapeuta, a dislexia é um transtorno, ou seja é uma característica que vai acompanhar o sujeito por toda vida. Pode trazer sinais tanto cognitivos onde esta relacionado com a memoria e em qualquer forma de aprendizado, e os aspectos emocionais, sendo eles a agressividade, medo, pesadelos, ansiedade, insegurança, dificuldade em desenvolver relacionamentos saudáveis, irritabilidade, oscilações de humor, desânimo. Com isso é importante um tratamento psicoterapêutico para auxiliar a conviver com este transtorno, desenvolver um autoconhecimento e aprender a desenvolver relações saudáveis. Bom acho que é isso, espero ter ajudado, fico a disposição. Um abraço!
Sim, qualquer pessoa com transtorno ou não pode e deve consultar um psicólogo. Nos não tratamos apenas os transtornos como também diversas dificuldades individuais que estejam trazendo algum sofrimento psíquico emocional na vida do individuo, tem pessoas que também procurando a gente apenas para ter alguém para conversar sobre seus problemas, alguém que os ajude a ter um norte em suas decisões, na vida, alguém que não os julgue
Sim.