Qualquer pessoa pode ter um surto psicótico?

5 respostas
Qualquer pessoa pode ter um surto psicótico?
Para a psicanálise, a psicose é uma das três estruturas psíquicas, sendo as outras a neurose e a perversão. No entanto, não é simples fazer o diagnóstico diferencial, isto é, definir a qual estrutura pertence o sujeito, principalmente nos momentos em que está em sofrimento. Há surtos de neuróticos, tanto histericos como obsessivos, muito semelhantes aos surtos psicóticos. Não é possível dizer que trata-se de surto psicótico apenas pelos fenômenos apresentados. É preciso escutar o sujeito, sua história, seu romance familiar, suas fantasias e traumas para conduzir o tratamento da maneira mais adequada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, ninguém é imune a isso.
Sintomas psicóticos podem ocorrer em ambos os sexos, mas são mais frequentes em homens.
Podem ocorrer da infância até a velhice, mas seu início é mais comuns em adolescentes e adultos jovens.
Podem ocorrer em qualquer família, mas há maior risco quando se tem um parente com esquizofrenia ou transtorno bipolar.
Sim, mas é importante destacar que a psicose não pode acontecer apenas em pessoas com algum tipo de esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno delirante... A pessoa pode ter, por ex, uma depressão grave cursando com sintomas psicóticos, também não é incomum sintomas psicóticos aparecem em casos de transtorno de estresse pós traumático. Tem também a psicose puerperal. Então sim, qualquer pessoa está sujeita, mas como o colega acima falou o componente genético/história familiar conta muito digamos na probabilidade de uma pessoa ter ou não.
O surto psicótico é caracterizado pela perda da realidade e uma total desorganização psíquica acompanhado de percepções distorcidas da realidade, alucinações, e em casos mais graves por produções delirantes auditivas, visuais ou por ambas. Ocorre em qualquer pessoa independente de gênero ou idade. Pode ser ocasionado por uso de drogas, stress muito intenso ou doenças diversas como demências, AVC, Parkinson e outras. Casos de pacientes com diagnóstico de psicose estrutural sem surto, mas que se recusam ao tratamento, podem deflagrar episódios delirantes frequentes. Em alguns casos a internação se faz necessária.
Condições físicas (doença) ou eventos traumáticos, podem desencadear um surto psicótico. Estes tambem podem ser um evento isolado, ou consequência de alguma psicopatologia.
A psicose como quadro pode aparecer em qualquer fase da vida, mas costuma ser mais frequente os manifestados na adolescência; independente do caso, deve sempre ser acompanhada por um psicologo e um medico psiquiatra.

Especialistas

Verdi Rocha Soares

Verdi Rocha Soares

Psicanalista

Belo Horizonte

Cibele Colombo

Cibele Colombo

Psicanalista

Mauá

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Gustavo Ferreira

Gustavo Ferreira

Psicanalista

São Paulo

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 86 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.