Qualquer pessoa pode ter um surto psicótico?

5 respostas
Qualquer pessoa pode ter um surto psicótico?
Para a psicanálise, a psicose é uma das três estruturas psíquicas, sendo as outras a neurose e a perversão. No entanto, não é simples fazer o diagnóstico diferencial, isto é, definir a qual estrutura pertence o sujeito, principalmente nos momentos em que está em sofrimento. Há surtos de neuróticos, tanto histericos como obsessivos, muito semelhantes aos surtos psicóticos. Não é possível dizer que trata-se de surto psicótico apenas pelos fenômenos apresentados. É preciso escutar o sujeito, sua história, seu romance familiar, suas fantasias e traumas para conduzir o tratamento da maneira mais adequada.

Sim, ninguém é imune a isso.
Sintomas psicóticos podem ocorrer em ambos os sexos, mas são mais frequentes em homens.
Podem ocorrer da infância até a velhice, mas seu início é mais comuns em adolescentes e adultos jovens.
Podem ocorrer em qualquer família, mas há maior risco quando se tem um parente com esquizofrenia ou transtorno bipolar.
Sim, mas é importante destacar que a psicose não pode acontecer apenas em pessoas com algum tipo de esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno delirante... A pessoa pode ter, por ex, uma depressão grave cursando com sintomas psicóticos, também não é incomum sintomas psicóticos aparecem em casos de transtorno de estresse pós traumático. Tem também a psicose puerperal. Então sim, qualquer pessoa está sujeita, mas como o colega acima falou o componente genético/história familiar conta muito digamos na probabilidade de uma pessoa ter ou não.
O surto psicótico é caracterizado pela perda da realidade e uma total desorganização psíquica acompanhado de percepções distorcidas da realidade, alucinações, e em casos mais graves por produções delirantes auditivas, visuais ou por ambas. Ocorre em qualquer pessoa independente de gênero ou idade. Pode ser ocasionado por uso de drogas, stress muito intenso ou doenças diversas como demências, AVC, Parkinson e outras. Casos de pacientes com diagnóstico de psicose estrutural sem surto, mas que se recusam ao tratamento, podem deflagrar episódios delirantes frequentes. Em alguns casos a internação se faz necessária.
Condições físicas (doença) ou eventos traumáticos, podem desencadear um surto psicótico. Estes tambem podem ser um evento isolado, ou consequência de alguma psicopatologia.
A psicose como quadro pode aparecer em qualquer fase da vida, mas costuma ser mais frequente os manifestados na adolescência; independente do caso, deve sempre ser acompanhada por um psicologo e um medico psiquiatra.