Quantas semanas um paciente pode usar um benzodiazepínicos sem gerar dependência química? E qualquer

8 respostas
Quantas semanas um paciente pode usar um benzodiazepínicos sem gerar dependência química? E qualquer tratamento mesmo por períodos curtos (1,2, 3 semanas) a redução tem que ser gradual ou pode abrupta?
Prezado(a),
A dependência de benzodiazepínicos ocorre em um curtíssimo espaço de tempo, mas isso vai depender também de características pessoais.
Quem tem hábitos mais impulsivos e aumenta a dosagem por conta própria tem um risco muito maior de se tornar dependente e com isso sofrer oscilações indesejáveis, além de perder o sono natural e apresentar fadiga crônica.
Evite sempre!
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O uso de benzodiazepínicos deve ser acompanhado de perto por um psiquiatra, bem como o ajuste das doses. A dependência além de ser rápida, possue relação direta com as emoções, personalidade e situações que o indivíduo vem vivenciando. Oriento a procurar um psicólogo para somar no seu tratamento. Boa sorte!!!
Ola boa noite, sugiro que a retirada de medicação seja acompanhada de seu médico psiquiatra. A retirada abrupta, pode resultar em efeito rebote, que causa um retorno dos sintomas de forma exacerbada. No mais, recomendo que o tratamento seja tambem acompanhado de um psicologo, de preferencia ,cognitivo comportamental,para que seja mais eficaz. Abraços.
Olá! Primeiramente seria importante saber qual o motivo do uso da medicação e se foi receitada corretamente pelo profissional. Mas a retirada abrupta pode dar alguns efeitos colaterais, então é muito importante que você siga as orientações do seu médico sobre essa retirada, e aconselho também fazer um tratamento psicológico para acrescentar, e conseguir com as situações das quais foram indicadas pelo fato do uso da medicação. Fico a disposição!
Olá, como vai?
Essa questão da medicação relacionada a sua continuidade é de mérito do médico psiquiatra, oriento a procurar um especialista da área.
Olá,
Embora a dependência dos benzodiazepínicos possa acontecer em um curto período de tempo, isso vai variar muito de acordo com o seu organismo, com a dose que você está tomando, e até mesmo com seu estado emocional. Porém se o medicamento tiver sido receitado por um psiquiatra de sua confiança não deve se preocupar tanto com isso. Converse com ele sobre a melhor forma de vocês fazerem o "desmame". A redução normalmente é gradual, mas se você tiver a apenas poucos semanas tomando a medicação esse processo deve demorar pouco tempo também. Quanto mais tempo de uso normalmente mais demora o "desmame". Converse com seu médico e não faça esse processo sozinho. Espero ter ajudado.
O tempo para vir a se tornar dependente de qualquer substância não é exato, vai depender de outros aspectos como hereditariedade, histórico de vida, ambiente e suscetibilidade psicológica. No entanto, os benzodiazepínicos são medicamentos com alto potencial de dependência em qualquer indivíduo, além dos demais efeitos colaterais como agravamento da ansiedade em longo prazo. Há alternativas melhores e eficazes para os mais diversos tipos de tratamento. O desmame não deve ser abrupto para nenhum uso de remédio psiquiátrico. Consulte o seu psiquiatra e busque psicoterapia para alívio dos sintomas e mais qualidade de vida.
Benzodiazepínicos são substâncias usadas no tratamento de doenças como a depressão, por exemplo, por isso, só devem ser administrados com indicação médica (em geral um psiquiatra). Só o médico saberá a dosagem certa para alívio ou desaparecimento dos sintomas, bem como, para se evitar dependência. Da mesma forma, somente o médico poderá administrar a retirada do medicamento, evitando a síndrome da abstinência. Portanto, a questão da indicação do benzodiazepínico e sua suspensão necessariamente deverá ser administrada pelo médico, evitando assim problemas tanto no início quanto no fim do tratamento.
Evite a auto-medicação. O desconhecimento pode causar problemas.
Se você está percebendo que você ou alguma pessoa conhecida precisa desse medicamento, procure ajuda profissional.

Especialistas

Vanessa Rodrigues

Vanessa Rodrigues

Psicólogo

Santos

Daniela Gomes Cardoso

Daniela Gomes Cardoso

Psicólogo

Canoas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Fernanda de Camargo Safiano

Fernanda de Camargo Safiano

Psicólogo

Curitiba

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Dependência química
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.