Quantas semanas um paciente pode usar um benzodiazepínicos sem gerar dependência química? E qualquer

8 respostas
Quantas semanas um paciente pode usar um benzodiazepínicos sem gerar dependência química? E qualquer tratamento mesmo por períodos curtos (1,2, 3 semanas) a redução tem que ser gradual ou pode abrupta?
Prezado(a),
A dependência de benzodiazepínicos ocorre em um curtíssimo espaço de tempo, mas isso vai depender também de características pessoais.
Quem tem hábitos mais impulsivos e aumenta a dosagem por conta própria tem um risco muito maior de se tornar dependente e com isso sofrer oscilações indesejáveis, além de perder o sono natural e apresentar fadiga crônica.
Evite sempre!
Abraços

Olá! O uso de benzodiazepínicos deve ser acompanhado de perto por um psiquiatra, bem como o ajuste das doses. A dependência além de ser rápida, possue relação direta com as emoções, personalidade e situações que o indivíduo vem vivenciando. Oriento a procurar um psicólogo para somar no seu tratamento. Boa sorte!!!
Ola boa noite, sugiro que a retirada de medicação seja acompanhada de seu médico psiquiatra. A retirada abrupta, pode resultar em efeito rebote, que causa um retorno dos sintomas de forma exacerbada. No mais, recomendo que o tratamento seja tambem acompanhado de um psicologo, de preferencia ,cognitivo comportamental,para que seja mais eficaz. Abraços.
Olá! Primeiramente seria importante saber qual o motivo do uso da medicação e se foi receitada corretamente pelo profissional. Mas a retirada abrupta pode dar alguns efeitos colaterais, então é muito importante que você siga as orientações do seu médico sobre essa retirada, e aconselho também fazer um tratamento psicológico para acrescentar, e conseguir com as situações das quais foram indicadas pelo fato do uso da medicação. Fico a disposição!
Olá, como vai?
Essa questão da medicação relacionada a sua continuidade é de mérito do médico psiquiatra, oriento a procurar um especialista da área.
Olá,
Embora a dependência dos benzodiazepínicos possa acontecer em um curto período de tempo, isso vai variar muito de acordo com o seu organismo, com a dose que você está tomando, e até mesmo com seu estado emocional. Porém se o medicamento tiver sido receitado por um psiquiatra de sua confiança não deve se preocupar tanto com isso. Converse com ele sobre a melhor forma de vocês fazerem o "desmame". A redução normalmente é gradual, mas se você tiver a apenas poucos semanas tomando a medicação esse processo deve demorar pouco tempo também. Quanto mais tempo de uso normalmente mais demora o "desmame". Converse com seu médico e não faça esse processo sozinho. Espero ter ajudado.
O tempo para vir a se tornar dependente de qualquer substância não é exato, vai depender de outros aspectos como hereditariedade, histórico de vida, ambiente e suscetibilidade psicológica. No entanto, os benzodiazepínicos são medicamentos com alto potencial de dependência em qualquer indivíduo, além dos demais efeitos colaterais como agravamento da ansiedade em longo prazo. Há alternativas melhores e eficazes para os mais diversos tipos de tratamento. O desmame não deve ser abrupto para nenhum uso de remédio psiquiátrico. Consulte o seu psiquiatra e busque psicoterapia para alívio dos sintomas e mais qualidade de vida.
Benzodiazepínicos são substâncias usadas no tratamento de doenças como a depressão, por exemplo, por isso, só devem ser administrados com indicação médica (em geral um psiquiatra). Só o médico saberá a dosagem certa para alívio ou desaparecimento dos sintomas, bem como, para se evitar dependência. Da mesma forma, somente o médico poderá administrar a retirada do medicamento, evitando a síndrome da abstinência. Portanto, a questão da indicação do benzodiazepínico e sua suspensão necessariamente deverá ser administrada pelo médico, evitando assim problemas tanto no início quanto no fim do tratamento.
Evite a auto-medicação. O desconhecimento pode causar problemas.
Se você está percebendo que você ou alguma pessoa conhecida precisa desse medicamento, procure ajuda profissional.