Minha filha tem 27 anos, vive comigo, não está trabalhando há 2 anos, fuma maconha o tempo inteiro,

27 respostas
Minha filha tem 27 anos, vive comigo, não está trabalhando há 2 anos, fuma maconha o tempo inteiro, desde de quando acorda até há hora de dormir, fede, não faz quase nada a não ser usar essa porcaria.ja não sei mais oq fazer, já fui compreensiva, agressiva e nada tem resultado.
Recomendo levar a situação a sério para avançar. O primeiro passo seria informar-se sobre o assunto da dependência química. Procure um grupo de auto ajuda de pais de pessoas dependentes. Conheço um destes grupos que recomenda expulsar a filha da casa enquanto ela consome, pois a experiência de muitos é que a atitude da filha só vai piorar, custar tudo que você tem de reservas financeiras. Assim, você arrisca perdê-la. Mas perdê-la para a droga também é perdê-la. Tão sério é o assunto. Existem comunidades de dependentes fechadas que acolhem a pessoa para alguns meses de abstinência fora da vida comum, pagos ou não. Também existem clínicas especializadas, embora caras. Informe-se.

Ela precisa querer sair dessa situação, entender que não está sozinha. Para isso é necessário que ela venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. A CONDIÇÃO dela atual não define quem ela é. Essa compulsão que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que ela não é assim. Ela está assim!. abs e fiquem bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! A dependência química é uma doença e precisa ser tratada. Imagino a dificuldade e sofrimento pelos quais você está passando, uma vez que a sua filha não está se cuidando e apresenta um comportamento alterado em decorrência do uso de uma substância. Para que ela se trate, precisaria ter a consciência que precisa de ajuda e querer mudar a sua vida. Grupos terapêuticos poderiam contribuir neste processo ou alguém conseguir sensibilizá-la. Há também grupos familiares, que acredito poder te ajudar neste momento, assim como psicoterapia individual para as duas. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição para ajudá-la. Abraços
Bom dia! É difícil pois se trata de sua filha e dói! Sugiro que compre e leia o livro amor exigente. De poucas páginas; faz uma revisão de todo o princípio e atitudes necessárias para replantar a ordem da vida destas pessoas. Converse com ela. Parece estar bom o hotel com tudo pago então, por que ela iria mudar? Apoie ela para se reprogramar na saúde de amos mas não pague ou faça coisas para ela. Procure urgente um grupo de auto ajuda para o familiar e para o jovem em reuniões separadas. Cuidem-se. Tem uma jornada pela frente de aprendizagem para o familiar e o dependente. O familiar precisa se reciclar e aprender a lidar com o problema.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. Espero que esteja bem.
Pelo seu relato, percebe-se que tem um problema com uso de substâncias no seu convívio e isso por si só é gerador de conflitos, fragilidades nos vínculos familiares, insegurança, incômodos entre tantos outros sentimentos desagradáveis.
Para um processo de recuperação e abstinência da substância o primeiro passo é o desejo e motivação da pessoa.
Recomendo que haja um diálogo com ela para entender se há esse desejo e se ela tem consciência do problema.
Se sim, é o momento de buscar ajuda - psicólogo, grupos de mutua ajuda.
Se não, é importante que você mostre a ela o que vem percebendo, as mudanças de comportamento, as consequências e ofereça ajuda.
Se você também tiver disposta a entender melhor e poder ajudar também recomendo que busque suporte.
E lembre-se que ela está na sua casa, você precisa colocar limites. O que você tem aceitado? Como você tem lidado com a situação?
Fico à disposição.
Olá. A dependência química é uma questão muito delicada a ser tratada pois necessita de conscientização e de uma necessidade da própria do usuário para combate-la. Mas é possível sim parar de usar substâncias químicas!!!! A dependência tem um poder devastador sobre a saúde a vida do usuário e de sua família, por isso, devem buscar apoio e acolhimento nesse processo. Importante que a família admita que existe um problema sério a tratar. Sentir-se culpada, não é justo mas se faz necessária uma atitude assertiva, isto é, buscar ajuda médica e psicológica tanto para o usuário, como para os familiares.
Olá. A dependência química requer um tratamento sério e contínuo, de muita dedicação. Certamente que ela precisa querer encontrar outra via para a vida dela que não usar maconha o dia todo, mas ela sozinha não vai conseguir. Ela vai precisar e muito dos laços mais próximos a ela, como o seu. Seria interessante buscar ajuda de profissionais psis que tratam da questão da dependência química.
Olá,
Essa situação de fato é muito complicada, imagino que lidar com essa impotência não deve estar sendo fácil.
A "grosso modo", têm duas questões ai que precisam ser pensadas e cuidadas, você e sua filha. Não podemos esquecer que ela é uma mulher adulta, e que infelizmente ou não, toma suas próprias escolhas e terá que arcar com as consequências de seus atos. Imagino que ela também deva estar em um sofrimento muito grande, dois anos é uma boa parte da pandemia que vivemos, se ela gerou muitos gatilhos para as pessoas adoecerem de alguma forma, mas é importante que sua filha queira se cuidar, e possa passar por um acompanhamento profissional.
Mas isso não para só ai, talvez seja importante você poder cuidar de si também, para conseguir lidar com essa situação e poder separar o que é seu e sua responsabilidade e o que é da sua filha e responsabilidade dela.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 100
Boa tarde! A dependência química necessita de profissionais que tem esta especialidade. Comece com você procurando ajuda para que você possa ajudar a sua filha. Você estando bem .... vai conseguir ajudá-la. Estou à disposição.
Olá! Sua filha precisar querer se tratar, a dependência química vem afetando várias famílias ao longo do tempo. Nesse momento é importante abrir um diálogo com ela. Não é fácil, mas aos poucos ela precisa se conscientizar do que está acontecendo. A pergunta chave é: Se ela não trabalha, quem está fornecendo a maconha para ela? O diálogo teria que começar por essa pessoa, que facilita as coisas. Estou á disposição caso precise marcar uma consulta!
Olá, seria necessário ver com sua filha se ela aceitaria fazer um processo psicoterápico psicanalítico para que ela possa falar sobre os desejos dela e o que a faz não ir em busca de nenhum propósito ou objetivo de vida. Se ela aceitar fazer esse processo, estou à disposição!
Olá! Recomendo que à príncipio, você procure um grupo de autoajuda, como o Amor Exigente. Eles tem um ótimo programa de ajuda para os famliares, você vai aprender a ajudar a sua filha a buscar um tratamento e vai encontrar um ambiente de apoio e cuidado para você! Vale a pena!
Qualquer dúvida estou à disposição!
O uso de maconha pode inviabilizar a vida, como está acontecendo com a sua filha. É preciso que o tratamento seja múltiplo. E ele deve começar por você. Como parente próximo de dependente químico, você não sabe o que fazer, está perdida e confusa. Para que você tome alguma resolução e atitude quanto ao fato, é preciso que comece por você. Comece então frequentando um grupo de autoajuda para parentes e amigos de dependentes químicos e alcoólatras. O AL-ANON é excelente. Você não se sentirá mais sozinha e receberá orientação e acolhimento. Você fazer terapia individual é fundamental para o processo, pois você terá um tratamento personalizado que a permitirá que você lide com a confusão, frustração, impotência, raiva e tantas dores que essa situação leva. Esse é um excelente começo. Sua filha será "tocada" em um segundo momento, visto que ela não tem nenhum intenção de se tratar. Você precisa se instrumentalizar para modificar sua postura diante do fato e assim iniciar um processo de mudança nela. Nada muda se você não mudar. Estou à disposição. Um abraço carinhoso, espero tê-la acolhido de alguma forma.
Olá! Espero que tanto você quanto sua filha estejam bem.
A dependência química sempre se trata de uma questão delicada e conflituosa, seja para o dependente, seja para a família que o cerca.
Pelo seu relato é possível notar que o uso de substâncias tem afetado a autonomia dela e prejudicado suas atividades diárias, desta forma, pois mais difícil que possa ser, é importante que ela fique abstinente para começar um tratamento, via de regra multidisciplinar, para controlar o vício. Para isto, psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais são figuras importantes na condução do tratamento.
O uso de substâncias está comumente associado a um sofrimento ou angústia muito grande, seria importante que ela se dispusesse a investigar e cuidar do que tem causado isso.
Como dito anteriormente, isto também afeta muito o núcleo familiar da pessoa, e é possível ver que você está extremamente sobrecarregada e transbordando angústia com tal situação. Um acompanhamento psicológico para conseguir aliviar tal peso, pois você também vai adoecendo, também seria fundamental para atravessar este período conturbado de suas vidas.
Olá, como vai? Entendo seu sentimento de frustração e impotência em uma situação que lhe é aversiva. O caso que a senhora relatou requer uma avaliação psicológica e, possivelmente, psiquiátrica. Somente dessa maneira é possível dimensionar assertivamente a situação em que sua filha se encontra. Por outro lado, caso sua filha não emita comportamentos de dependência química, o aconselhamento psicológico pode ser um auxílio para o manejo de uma situação que tem sido aversiva para a senhora. De todo modo, o acompanhamento psicológico é imprescindível para se analisar toda a situação. Espero tê-la ajudado! =)
Olá. Provavelmente sua filha já esteja dependente da maconha. Há critérios diagnósticos definidos para saber se há dependência ou abuso de substancia pelo CID 10 ou DSM IV. Esta constatação é necessária para compreender o que acontece com ela e com as pessoas ao seu redor. Se há alguém com dependência na família, todos adoecem e precisam de ajuda. Não entender o uso da substância como prejudicial faz parte do dependente químico. Recomendo que a senhora procure ajuda de psicólogos especialistas na área e grupos de apoio a família (como por ex: amor exigente)
Olá, o uso da maconha e demais toxicomanías pode estar relacionado à dificuldades em outros campos da vida dela. Nutrir bons vínculos afetivos e se sentir realizada no que faz são boas formas de lidar com isso. Você poderia iniciar um trabalho terapêutico para lidar com suas próprias angústias e isso talvez a auxilie com as dela. Ela por sua vez, se tiver interesse, também poderia iniciar um processo analítico/terapêutico não só para reavaliar sua relação com a maconha, mas também para melhor entender suas angústicas e desejos.
Primeiro, é importante que você procure ajuda profissional para lidar com a situação. Um psicólogo ou psicanalista pode ajudar a entender melhor o que está acontecendo com sua filha e ajudá-la a encontrar maneiras de lidar com seus problemas.

Além disso, é importante que você estabeleça limites claros e consistentes para sua filha. Isso significa que você deve estabelecer regras e consequências para o uso de maconha e outras drogas, e que você deve seguir essas regras. Se ela não seguir as regras, você deve aplicar as consequências de forma consistente.

Você também pode incentivar sua filha a procurar ajuda profissional para lidar com seus problemas. Existem muitos programas de tratamento disponíveis para
Olá! É compreensível que como mãe, você esteja preocupada com a situação da sua filha. A dependência de maconha pode ter sérias consequências para a saúde física e mental a longo prazo, e também pode afetar negativamente as relações pessoais e o desempenho profissional.

A abordagem ideal para ajudar sua filha pode envolver tanto tratamento médico quanto psicológico. Em primeiro lugar, pode ser necessário que ela passe por uma avaliação médica para verificar se há alguma condição médica subjacente que esteja contribuindo para seu uso da maconha. Se ela estiver disposta a buscar ajuda, ela pode ser encaminhada para um especialista em dependência química que possa ajudá-la a desenvolver um plano de tratamento adequado para suas necessidades.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser uma opção eficaz para ajudar sua filha a lidar com sua dependência de maconha. A TCC é uma abordagem terapêutica que se concentra em ajudar as pessoas a identificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais e a aprender novas habilidades para lidar com situações desafiadoras. O terapeuta pode trabalhar com sua filha para ajudá-la a identificar os gatilhos que levam ao uso da maconha e a desenvolver estratégias para lidar com eles de forma mais saudável.

Além disso, é importante que você estabeleça limites claros com sua filha em relação ao seu comportamento em casa. Isso pode envolver estabelecer regras sobre o uso de maconha em casa ou até mesmo pedir que ela se mude se sua presença estiver afetando negativamente sua qualidade de vida.

Em última análise, é importante lembrar que a recuperação da dependência química é um processo longo e desafiador. É importante que sua filha esteja disposta a buscar ajuda e comprometida em trabalhar para mudar seu comportamento. Mas com o suporte e o tratamento adequados, é possível superar a dependência de maconha e levar uma vida mais saudável e feliz. No meu perfil, na parte "publicações", você pode encontrar um material para baixar. Esse material foi construído por mim para ajudar os familiares de dependentes químicos. Espero que vocês consigam passar por isso! Abraço!
Sua filha precisa de tratamento para dependência química o que parece que neste momento ela não reconhece e/ou aceita. Assim então o suporte e o tratamento pode começar com você para chegar até ela. Você também precisa desse trabalho para compreender como é o tratamento pois ser agressiva, ou passiva ou compreensiva somente não vai te dar instrumentos para auxiliá-la. Busque um apoio profissional.
Olá, como vai?

Sou especialista nessa área e trabalho com usuários de droga há oito anos.

Pelo seu breve relato, a situação parece requerer uma atitude mais enfática. Inclusive, porque a sua filha pode estar apresentando outros transtornos além do uso de drogas. Possivelmente, um quadro de pressão, que pode evoluir e trazer problemas ainda maiores.

Para começar, embora alguns colegas já tenham orientado sobre buscar auxílio em grupos de mútua ajuda, você procurar a ajuda e orientação de um profissional nessa área, dependência química, é essencial!

Me coloco a sua disposição para maiores informações!

Compreendo que você esteja passando por uma situação difícil com sua filha de 27 anos. É natural se preocupar com seu bem-estar e buscar soluções. É importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio caminho e enfrenta desafios únicos. Em vez de abordagens agressivas ou punitivas, considere adotar uma abordagem mais acolhedora. Tente estabelecer uma comunicação aberta e honesta, expressando suas preocupações com amor e empatia. Procure entender os motivos por trás do uso constante de maconha e incentive-a a buscar ajuda profissional, como um terapeuta ou um centro de reabilitação, para lidar com o vício. Demonstre seu apoio e esteja presente para ajudá-la a encontrar um caminho saudável e gratificante para sua vida.
Olá, talvez mudando o resultado esperado você obtenha um resultado. Penso que é preciso rever a dinâmica de funcionamento de vocês e para isso psicoterapia é o serviço indicado. Minha orientação é iniciar buscar ajuda individual para você. Abraço
Deve-se buscar entender quais os fatores que estão levando sua filha a consumir maconha de modo incessante e constante. Você disse que ela não trabalha há 2 anos, como era antes desse período? O que houve nesse meio tempo que pode ter influenciado para que vc e ela chegassem no momento que estão hoje? O que impede sua filha de reduzir o uso e voltar a se comprometer com sua higiene, bem-estar e produtividade? Você diz ter sido compreensiva, o que vc conseguiu compreender dessa circunstância toda? A abertura é extremamente importante para vcs conseguirem ter um diálogo nesse momento, sem julgamentos e de forma empática. Entretanto, muitas transferências emocionais podem ocorrer nessa tentativa de contato, o que pode acarretar em fechamento, discussão, e como vc diz, agressividade (por parte de ambas, provavelmente). Sugiro fortemente que vc incentive sua filha a buscar auxílio psicológico para reconquistar a própria autonomia e motivação. Também pode ser indicado, se possível, acompanhamento psicológico para vc encontrar formas mais eficientes de lidar com essa situação. Me coloco a disposição para qualquer dúvida e informação. Boa sorte, e fiquem em paz!
Olá! Espero que esta mensagem a encontre bem.
Sua filha apresenta uma quantidade significativa com relação à periodicidade do uso da maconha. E se houve conflitos com relação a isso, e tentou conversar com ela de forma assertiva e validante, e mesmo assim o uso se mantém, podemos considerar, possivelmente, 2 significativos sintomas relacionados ao TUS (transtorno por uso de substâncias). Um se refere ao uso abusivo recorrente e as tentativas de parar ou diminuir a quantidade fracassadas com prejuízos consideráveis na família e a quantidade do uso (uso nocivo). Penso também que, nesta idade (27 anos) e não está trabalhando e nem estudando, é possível que ela esteja se sentindo frustrada com isso e encontra na maconha uma fuga ou prazer, no desconforto de áreas da vida ainda não terem decolado.
O mais indicado em casos como este é a procura de ajuda com psiquiatra e psicólogo para ajudar na intervenção do caso. É preciso compreender o que está relacionado ao uso de substâncias da sua filha, tais como: estratégias de compensação emocional, gatilhos, traumas associados, percepção de vantagens que as substâncias encontram na subjetividade da pessoa, tanto quando outros quadros clínicos para compor uma proposta de tratamento personificada e humanizada.
Os problemas por uso de substâncias são muitas vezes complexos e com possibilidades de muita reincidência, mas tem tratamento e é possível construir uma vida que vale apena sem a presença da substância.
Olá!
Sinto muito por tu estar passando por essa situação. Isso mexe muito com uma família. Ninguém pode obrigar as pessoas a fazerem nada, por mais que isso também nos machuque e que a gente queria o bem. As vezes isso é um sintoma de algo que não está bem na família, talvez investir mais tempo em uma convivência tranquila e de aceitação, melhorando a comunicação entre as pessoas da família, isso pode ajudar. Encorajar ela e buscar ajuda profissional também é uma boa. Uma coisa eu garanto, brigar, xingar, criticar, julgar, só vai tornar o problema pior.
Espero ter ajudado. Fico a disposição.
Descobrir que um filho está no uso de drogas, é como descobrir uma doença de que já ouviu falar, mas não sabe muito. Você começa a estudar, consulta um médico, especialistas, começa a ficar por dentro do assunto. Um primeiro passo natural dos pais é procurar na internet. Aí, vai achar lá o grupo "Amor exigente", ver a filosofia desse grupo de mútua ajuda para pais que estão lidando com o problema de drogas dos filhos. Existem sites falando sobre o tema, profissionais que criam conteúdo. Eventualmente, os pais vão marcar uma consulta. Quando me ligam e pedem para marcar uma consulta para o filho, falo: "Vamos conversar primeiro, porque o seu filho não quer uma consulta com o psicólogo para parar de usar droga. São vocês que querem". Onde tem uso de droga, tem crise. E o filho é muito bom em passar essa crise para os pais. Se a crise estivesse com o filho, ele é que estaria procurando ajuda. Então, trabalho com os pais para eles passarem essa crise de volta para o filho. Busque ajuda com um especialista na área para vc ter suporte, e assim, poder auxiliar sua filha neste momento.
abraço!

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130