quem sofreu um AVC pode ter depressão?
9
respostas
quem sofreu um AVC pode ter depressão?
Quem sofreu AVC pode ter depressão tanto por problemas vasculares (que muitas vezes são as mesmas causas que levaram ao acidente vascular cerebral), quanto pelas limitações e sequelas que muitas vezes o AVC deixa, trazendo algumas dificuldades para a vida do paciente e aumentando a chance da ocorrência de depressão. Mas devemos lembrar que a depressão é uma doença relativamente comum que pode estar acontecendo também independente do AVC. Atenciosamente
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Além das limitações que o Avc causa, o paciente pode ficar nervoso, assustado, inseguro, impertinente, muito solicitante, resistente às sugestões de quem quer ajudar, seja pelo emocional ou pela limitação em compreeder, de acordo com o comprometimento fisiológico. O acompanhamento psicoterápico dá bons resultados integrando paciente, família, psiquiatria, psicologia e neurologia clínica. Se houver um cuidador é importante que este participe com suas contribuições em algumas consultas, pela rotina diária e observação do desenvolvimento e conquistas do paciente. Fica mais fácil lidar com a depressão quando a família participa ativamente do processo de evolução do paciente contribuindo para sua recuperação. É um aprendizado para todos na família!
Sim. Quem foi acometido por uma doença como o Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico pode ter mais predisposição a sofrer de depressão bem como de demência do tipo vascular. Devido às limitações causadas pelo AVC, é comum o indivíduo desenvolver sintomas de depressão, pois passa a necessitar de ajuda de terceiros e algumas pessoas se entristecem com esta situação. Procure ajuda médica psiquiátrica para solucionar suas dúvidas! À disposição. Marília Rodrigues C. de Alencar Marinho. Psiquiatra.
A recuperação posterior a um Acidente Cardio-Vascular é um processo complicado e muitas vezes dolorido ao paciente. Muitas vezes, o paciente fica impossibilitado de realizar atividades que ele julga vitais para o seu cotidiano. Um tratamento pode auxiliar o paciente a lidar melhor com o tempo de recuperação e com as novas formas que terá de lidar com suas atividades diárias.
Concordo com o dot Luis Henrique Junqueira, a depressão nem sempre é consequência do AVC; muito depende da forma de como a pessoa acometida lida com a deficiência, da presença e suportes familiares, dos amigos; muito depende da estabilidade do mundo de relações. A dependência e a solidão são o perigo maior.
Em acordo com a resposta do Dr. Luis Henrique Junqueira e da colega Maria Annunziata, gostaria de complementar ressaltando a importância de ser feita uma boa avaliação para identificar a causa da depressão.
Sendo os sintomas em decorrência do AVC em si, ou por conta do processo de aceitação e/ou adaptação do paciente, a condução do tratamento ocorrerá de maneira diferente.
Sendo os sintomas em decorrência do AVC em si, ou por conta do processo de aceitação e/ou adaptação do paciente, a condução do tratamento ocorrerá de maneira diferente.
Sim. Uma pessoa que sofreu um AVC, de um modo geral , acaba tendo limitações e isso pode facilitar o desenvolvimento uma depressão.
Sim.
Uma coisa não impede a outra
Uma coisa não impede a outra
Pode ter sim, pois essas pessoas vão sentir um fragilidade imensa, pois elas passam a sentir que estão um estorvo na vida da família.Tem que ficar muito atento no dia a dia dela.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha filha toma sertralina, de 50 mg por dia toma 150 mg esse mês não menstruou tive medo fiz até exame de farmácia deu negativo, mas assim meses anteriores saia leite de seus seio pode ser desequilíbrio hormonal por conta das medicações,fora o sertralina toma risperidona, topiramato e Rivotril sub…
- Chá de camomila interfere com olanzapina . Olanzapina é um antipsicótico
- Tenho apresentado uma irritablidade, impaciência, falta de vontade de trabalhar e até sair para algumas ocasiões festivas com amigos. Estou no período da menopausa e por vezes sinto vontade de me isolar. A leitura me distrai e muitas vezes exagero no tempo dedicado a ela. Isso é um problema neurológico?
- Iniciei tratamento com escitalopram genérico 0,5mg, no segundo dia o estômago doeu, seria bom mudar para o de marca. O ESC ODT oro dispersível será que agride menos, pelo fato de desmanchar na boca?
- Bom dia! O período da menstruação altera a eficácia dos remédios antidepressivos e ansiolíticos? Eles param de fazer efeito nesse período? Isso prejudica o tratamento?
- Olá, estou medicada com venlafaxina 85 mg. Posso tomar chá de Cidreira?
- Boa noite! Faço uso do pondera 20 mg , há uns 3 meses , e gostaria de saber se essa medicação pode interromper o ciclo menstrual? Minha última menstruação foi 17 de fevereiro e até agora nada.
- Me sinto muito triste muitas vezes pensei em suicídio só não o fiz pela minha filha de 3 meses. Estou em uma situação que com ele é horrível e sem ele não sei como farei pra trabalhar e cuidar da minha filha. Depois de 1 ano de o conhecer e ser casada com ele percebo como ele é doente, abusivo, agressivo…
- A sertralina ela só causa um atraso ou a menstruação não desce?
- Quero saber se os chá de cidreira faz mal quando eu estou tomando amitriptilina?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Transtorno depressivo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.