Quem tem embotamento afetivo não sente prazer em nada na vida ?

9 respostas
Quem tem embotamento afetivo não sente prazer em nada na vida ?
Dizer que ''tem embotamento afetivo" me soou quase como dizer que ''tem uma gripe". A sua forma de sentir o afeto e de se relacionar com outras pessoas é única, mas me parece que está havendo um vazio grande no seu sentir. Há que se trabalhar com um psicólogo/psicanalista o que está havendo, que sentimentos você quer evitar, com que angústia você não quer se deparar e onde o prazer e os laços sociais tocam nessas questões.

Olá. Não necessariamente. A sensação de prazer está relacionada a vivências anteriores de cada um. Assim, o que causa prazer para uns, talvez não traga para outros. No embotamento afetivo, pode ocorrer um empobrecimento das relações. Mas mesmo nessas circunstâncias, pode-se buscar aquelas situações que são mais agradáveis.
Olá, Boa tarde.
Não necessariamente. Há outras formas de se obter prazer. O embotamento afetivo indica que há alguma questão ou dificuldade em se relacionar que podem estar relacionadas a algum transtorno. Se isso te atrapalha é bom buscar alguma opinião profissional.
Espero ter ajudado.
Olá, boa tarde!
O embotamento afetivo é um termo psiquiátrico que define a capacidade de expressão de emoções, seja por mímica facial, gestual, tom de voz e modulação na voz.
Chamamos a falta de prazer de anedonia, dificuldade de sentir prazer em experiências e atividades antes prazerosas.
As duas experiências podem estar associadas ou não.
Um abraço!
Não necessariamente. Cada pessoa é única, assim como a intensidade e a forma de obter e sentir prazer também são únicos e singulares.
Só a própria pessoa pode dizer dos próprios sentimentos e afetos, e se são acompanhados de prazer ou não.
Igualmente, só a própria pessoa pode dizer o que ela quer dizer quando diz que seus sentimentos são embotados.
Não acredito que qualquer outra pessoa, mesmo sendo um profissional, possa definir se seus sentimentos são embotados ou não, e também se sente ou não prazer na vida.
Escutemos as pessoas!
As afecções psíquicas possuem linhas muito tênues, por isso é importante entender o que acontece exatamente no caso a caso. O embotamento afetivo é um termo utilizado em casos específicos, assim como embotamento volitivo, e, embora parecidos, são diferentes, por isso recomendo a busca por um profissional para um entendimento e trabalho mais detalhado sobre o sintoma que você questiona.
É importante fazer uma avaliação para entender a origem desse embotamento afetivo .
Estar embotado afetivamente é um estado em que você se encontra, não uma doença crônica. Estar doente agora, não significa que você está doente para sempre, mas para isso é necessário um tratamento. Esse embotamento tem diversas causas e determinações e isso deve ser conversado com um psicanalista, para que juntos vocês tentem encontrar a origem do problema. Sendo assim, não podemos definir exatamente o que é embotamento afetivo, podendo ser um estado de leve depressão e distanciamento até um estado mais grave onde, de fato, a pessoa pode não sentir prazer nenhum na vida. Em ambos os casos, é imprescindível consultar um profissional de qualidade e conversar sobre suas questões.
Olá.

Para ser simples, o embotamento afetivo é como um rio represado. Não quer dizer que não haja emoções, sentimentos ou angústias, mas ao contrário, há em demasia, mas sem fluxo, na forma de uma barragem. Compreender na história dessa pessoa, quais os motivos/acontecimentos que a levaram construir essa barragem é o trabalho de uma análise. É muito comum em pacientes psicóticos, ditos depressivos ou medicados em demasia, chegando a comprometer o contato da pessoa com o mundo e atravessa a linguagem. A psicanálise, por propor um tratamento pela via do inconsciente, faria muito bem à essa pessoa. Abraços, fico à disposição