Queria uma sugestão, minha filha está tendo pouco rendimento na escola esse ano, uma coisa que não

25 respostas
Queria uma sugestão, minha filha está tendo pouco rendimento na escola esse ano, uma coisa que não acontecia o que devo fazer?
Você deve ficar atenta, verificar se algo mudou neste período: o comportamento de sua filha, possíveis mudanças na escola ou em casa, você pode perguntar para ela como está sendo as aulas, se ela esta compreendendo o conteúdo, se a sua atenção anda prejudicada, se algum amigo ou colega por ventura praticou algum tipo de bullying e entre outras perguntas.
É importante ressaltar que problemas escolares podem estar vinculados por diversos fatores. Desse modo, se sua filha continuar com baixo rendimento escolar sem esclarecimentos dos fatos, indico a procura de uma especialista Psicólogo ou Psicopedagogo. Boa Sorte!

você pode conversar com sua filha sobre como anda a escola, quais as percepções dela, o que ela tem achado. O ano escolar, mudanças de classe, de rotina, dependendo da idade, podem influenciar no rendimento. Além disso, você pode conversar com os professores dela, verificar com ela como andam as tarefas, sentar com ela pra fazer as tarefas e ver na escola como anda o comportamento dela. Cabe verificar se tiveram mudanças na vida de sua filha que podem influenciar isso, como mudança de escola, de bairro, de classe, a perda de algum familiar, nascimento de um bebê... essas são algumas variáveis que podem influenciar no rendimento escolar dela. Você também pode verificar se ela está com algum problema visual. Caso seja influencia de algum fator emocional, você pode buscar algum psicólogo ou pediatra para maiores orientações.
Uma vez que várias podem ser as possibilidades para que o rendimento escolar da criança tenha uma baixa, o indicado é levá-la a um psicólogo ou psicopedagogo, para que ela possa ser avaliá-la.
É positiva sua preocupação, porém não tem como dar uma resposta simples. A psicoterapia é um espaço adequado para se investigar os motivos que estão levando a sua filha não ter um bom rendimento e auxiliar nessas dificuldades.
Há várias possibilides que podem provocar essa ocorrência, a maneira correta é procurar ajuda de um especialista, psicólogo(a) para ser resolvido.
Olá! Mudanças repentinas e sem causa aparente precisam ser investigadas, pois podem ser sintomas de um problema que se instalou ou que está se instalando. Aconselho procurar a instituição escolar onde sua filha estuda e conversar diretamente com o(s) professor(es) regente(s) e com a coordenação de modo a esclarecer se estes perceberam a mudança e a que atribuem esta mudança. Faça também uma auto avaliação para verificar se não houve algum fato ou acontecimento no meio familiar que justifiquem a baixa nas notas. De qualquer modo, uma visita ao psicopedagogo pode ajudar muito, pois este profissional está capacitado para orientar o aprendente, a família e a instuição escolar.Espero ter ajudado.
A melhor atitude que vc pode ter é procurar uma neuropsicóloga para avaliar sua filha. Pode estar ocorrendo várias situações que estão prejudicando seu desempenho. Pode ser só uma questão simples mas também poderá ser um questão mais complicada. É necessário identificar o problema para poder tratar com o melhor tratamento e não perder mais tempo com tentativas erradas criando um transtorno mais.
Boa sorte.
Olá. Tente se aproximar mais de sua filha, buscando saber de suas preferências, interesses, receios, etc. Quantos anos ela tem? Na adolescência isso pode ser um pouco mais difícil, mas uma boa comunicação familiar pode oferecer dicas valiosas. Se ainda assim você não conseguir compreender o motivo dessa mudança e ajudá-la com isso, busque auxílio psicológico.
Procure uma Psicopedagoga ou Neuropsicóloga que poderá avaliar sua filha, orientando você e a escola de forma eficaz.
Antes de tomar qualquer atitude, é necessário avaliar se a baixa no rendimento escolar é devido ao surgimento de algum prejuízo cognitivo ou a uma perturbação emocional. Procure um psicólogo, ele saberá orientá-la. Se for cognitivo, ele pedirá a avaliação de outras áreas, de acordo com a necessidade, por exemplo, da neurologia.
olá! É fundamental conversar com sua filha, se aproximar para saber o que está acontecendo: se há algum problema na escola, com os amigos, bullying. Também é importante analisar o ambiente familiar: aconteceu algo em casa? Alguma mudança? A escola também deve ter informações - procure professores e a coordenação pedagógica. Com as informações obtidas, você poderá avaliar e procurar ajuda profissional de psicólogo, se necessário.
Olá. Vários fatores podem levar ao baixo rendimento escolar, desde problemas familiares, amizades, mudanças hormonais
(dependendo da idade), a própria escola, etc. Procure conversar com a sua filha e, se for o caso, procure ajuda de um profissional. Às vezes, nem ela sabe ou quer explicar o que está acontecendo. Atenciosamente.
Em primeiro lugar é necessário verificar quais as causas dessa mudança de rendimento! Busque orientação profissional de um psicólogo!
Ter um relacionamento aberto com os filhos é essencial nestes momentos. Procure se aproximar de sua filha, primeiramente com questões cotidiana, perguntando despretensiosamente como foi a aula, que matéria ela mais gosta, que músicas gosta de ouvir, etc. E quando se sentir á vontade você pode tentar uma conversa mais aprofundada, perguntando como anda a vida dela, e a que ela associa a queda no rendimento.. Lembre-se que para sua filha se abrir e ser sincera com você, ela precisa antes confiar em você, e por isso se aproximar emocionalmente dela é o caminho que parece ser mais certeiro.
A partir desta conversa com ela, você poderá pensar em procurar alguma especialidade profissional, caso a conversa não traga os frutos esperados, ou caso você não se sinta a vontade para esta conversa, o mais aconselhável seria a procura de um profissional da Psicologia, para diagnosticar o problema e propor um plano terapêutico para beneficiar sua filha, tanto na escola, como emocionalmente.
Em primeiro lugar, uma avaliação do caso específico da sua filha precisa ser feita. Quanto melhor o diagnóstico, melhores são as chances terapêuticas. Em mudanças significativas, é esperado que corpo e mente também reajam de um nova forma. Isso é natural. Mas o que queremos aqui é ajudar a essas adaptações de corpo e mente acontecerem o mais rapidamente possível. Sinta-se livre para entrar em contato e saber.
Sugiro avaliação neuropsicológica de sua filha.
Olá!
O processo de aprendizagem está sujeito vários aspectos e não apenas ao cognitivo. A escola é o local em que a socialização com uma comunidade maior que a família começa a acontecer e onde a criança está longe dos seus vínculos primários. Ou seja, as relações neste local também contribuirão: colegas, professores, funcionários. É importante saber se sua filha está se sentindo bem e segura neste ambiente, se algo se passa ali. Averiguar inclusive se há alguma situação de bullying ocorrendo com ela. Outras questões pessoais podem influenciar, como a fase de desenvolvimento em que ela se encontra, situações familiares, perdas, rompimentos, auto imagem, etc.
Importante atentar toda a complexidade no que pode estar influenciando, inclusive conversando na escola. Caso ainda não seja possível ajuda-la, uma busca por profissional da psicologia ou psicopedagogia podem avaliar a situação.
Há muitos fatores que podem influenciar em mudanças de rendimento ou comportamento escolar. É necessária uma avaliação específica em cada caso para que sejam compreendidas as motivações destas mudanças, o que pode ser feito com psicólogo ou psicopedagogo.
Olá, pode ser muitos fatores, desde um problema visual, auditivo (DPAC) até questões psicológicas como TDA , TDAH e TOD. O melhor a fazer é buscar um profissional da psicologia que faça um psicodiagnóstico com base em avaliação psicológica. Ao final do processo ele fará algumas recomendações para o caso como início ou continuidade do processo psicoterapêutico, avaliação psiquiátrica e/ou de outros especialistas. Ressalto que o acompanhamento multidisciplinar é de suma importância nesse caso e que você não precisa, necessariamente, desta avaliação para investigar e já buscar o apoio de outros profissionais além de psicólogos, como: neurologista, psiquiatra, neurologista, psiquiatra, psicopedagogos, terapeuta ocupacional e/ou fonoaudiólogo, que poderão contribuir na identificação das causas e tratamento.
Sugestão, procure um profissional capacitado para auxiliar no manejo com ela e entre vocês.
Essa dificuldade começou na pandemia? Ela está tendo aula remota ou presencial? Esse baixo rendimento é generalizado a todas as matérias ou apenas a algumas específicas? Ela está apresentando outros problemas / sintomas além do problema escolar?
Penso que sua filha precisa passar primeiramente por uma avaliação psicológica pra vcs entenderem melhor essa dificuldade e depois, se necessário, a psicóloga fará os devidos encaminhamentos.
Olá, sobre sua pergunta, acredito que se aproximar mais através de um diálogo com sua filha pode ajudar. Consulta com psicólog@ ajuda muito. É muito comum que na idade escolar alguns convivam com colegas que pratiquem 'bullyng'. Na psicoterapia é possivel tanto fazen um trabalho investigativo, como preventivo ou tratativo se estiver relacionado com esse contexto de 'bullyng' e até mesmo outras situações. Espero ter ajudado e fico à disposição!
Talvez uma avaliação neuropsicológica pode responder essa pergunta e indicar o melhor caminho a se tomar.
Não disse quantos anos a sua filha tem. O melhor é conversar com ela com muita calma, ela mesma vai relatar o que está acontecendo.
Olá. Vai ser preciso investigar para poder entender melhor qual caminho seguir. Conversar com sua filha e com os professores dela é um bom começo. Abraço.