Quero saber porque antidepressivos causam enjôos? E quando se troca de antidepressivo ocorre efeito

9 respostas
Quero saber porque antidepressivos causam enjôos? E quando se troca de antidepressivo ocorre efeito adversos??
Essa resposta você terá absolutamente com o seu médico. O que posso adiantar é que, cada corpo tem um metabolismo e por consequencia, reage diferentemente as medicações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
A ocorrência de enjoôs com o uso de antidepressivos se dá pela ação no circuito da SEROTONINA, que é um importante sistema no controle do humor.

Ao ativar este circuito, muitas vezes o aparelho digestivo não consegue "reconhecer" o que está acontecendo, até porque uma das vias cerebrais que organiza o funcionamento intestinal também usa o mecanismo da SEROTONINA.

Não é à toa que um dos melhores medicamentos para náusea (ONDASETRONA) també atua neste sistema.

O importante é saber que estes efeitos colaterais na maior parte das vezes é temporário, e restrito ao período de adaptação. Em média, após a 3 semana de uso estão praticamente desaparecidos.

Quanto à troca de medicação, dependendo da medicação que sai e da que chega, podem ocorrer sintomas desagradáveis também. Mas neste caso o diálogo com seu médico será decisivo.
Medicamentos antidepressivos podem causar diferentes efeitos colaterais em cada organismo. Portanto medico e paciente devem avaliar minunciosamente cada detalhe do caso.
Alguns pacientes sentem efeitos colaterais, mas podem fazer parte da adaptação de poucos dias. Não significa que o medicamento não é bom, como muitas pessoas acham. Por isso é sempre muito bom estar aparecendo dos efeitos de adaptação de remédios com o seu médico.
Ai ficará tranquila caso venha a sentir algo.
No entanto, nunca deixe de comunicá-lo do advento.
Bjs.
É comum determinados medicamentos terem efeitos colaterais nos primeiros dias e ou semanas , mas é sempre aconselhável manter se em continuidade com o tratamento medico psiquiátrico responsavel para que possa explicar a necessidade e como agem os devidos mediçamentos.
Obrigada.
As medicações agem de maneira diferentes nas pessoas ha de se manter seu médico sempre informado.
Att.
Eduardo
Nem todo antidepressivo causa enjoo. Cada organismo responde de uma forma a certos medicamentos.
Quando o paciente já faz uso por muito tempo de antidepressivo, o organismo já se habituou a substancia contida no medicamento. A mudança de medicação deve ser acompanhada pelo médico, e normalmente a troca não é feita de imediata.
Toda dúvida que haja , converse com seu médico.
Olá! O enjoo pode ser um efeito colateral no uso de antidepressivos, porém cabe colocar que nem todas as pessoas vão sentir esse efeito, porque cada organismo responde de forma particular às medicações ingeridas. Cabe ainda informar que, esses efeitos são passageiros. Caso perdure por mais de 1 mês ou esteja extremamente desconfortável, é necessário retornar ao seu médico, a fim de que ele avalie o seu quadro.
Respondendo à sua outra pergunta: Na troca de medicação pode haver efeitos colaterais.
Fico à disposição. Abraço. Esther Araújo
Medicação com antidepressivos podem causar diversos efeitos colaterais e a resposta depende de cada organismo. Avise ao seu médico caso esteja sentindo enjoos e não altere nenhuma medicação sem o conhecimento do mesmo.Não deve-se fazer uso de nenhuma medicação sem prescrição médica.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.