Realizei há 40 anos , cirurgia cardíaca devido febre reumática. Hoje necessito realizar valvuloplast

4 respostas
Realizei há 40 anos , cirurgia cardíaca devido febre reumática. Hoje necessito realizar valvuloplastia , por conta da estenose mitral e aórtica. Sou assintomática, não tenho nenhuma comorbidade entretanto desenvolvi depressão e ansiedade só pelo fato de saber que terei de realizar a mesma, tenho um medo surreal. Qual o risco dessa cirurgia? Muito complexa? Qual o risco deu perder a minha vida nesse procedimento? O médico me disse que vai ter que ser com tórax aberto porque não dá pra fazer por cateterismo? Me ajudem por favor estou muito desesperada.
Olá! Primeiramente procure manter a calma. Nós lidamos com essas situações diariamente e procuramos estudar individualizar cada caso. Acredito que a sua 1a cirurgia tenha sido uma valvuloplastia. E agora 2 das suas válvulas estão com dificuldade em abrir (estenose). Reoperaçōes em pacientes com problemas de válvulas são relativamente comuns e com resultados excelentes. Contudo, precisaria ver os seus exames para um parecer mais detalhado. Me disponho em atendê-la se te for conveniente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia,
Preciso de dados para uma avaliação adequada.
Convido a comparecer ao consultório ou telemedicina.
A disposição,
Abs

Bom dia, O seu caso, conforme os dados informados, merecem uma série de considerações. A intenção é esclarecer e tentar, dentro do possível, diminuir os aspectos que mais inquietam ou angustiam. O primeiro aspecto é o medo, este sentimento desencadeado pela ameaça é absolutamente normal, esperado! Seu medo é justificado, uma vez que cirurgia cardíaca envolve risco e a associação de dois procedimentos (troca de duas válvulas) e re-operação (segunda cirurgia) somam riscos. A partir dai, o outro aspecto fundamental é que a INDICAÇÃO DE UMA CIRURGIA OCORRE QUANDO O RISCO DE NÃO REALIZAR É MUITO MAIOR. Ou seja, decorrido todo o processo de investigação e análise por profissionais habilitados, incluindo o seu médico cardiologista e um cirurgião cardiovascular experiente, e for indicada a cirurgia, o RISCO de permanecer SEM o procedimento proposto, É MAIOR! O fundamental, é estar convencida que a cirurgia é necessária. Hoje em dia, há muita informação disponível e o melhor a fazer é informar-se. Estar nas mãos de um profissional experiente e qualificado, vai ajudar! Tanto por realizar o procedimento, efetivamente com o menor risco possível, quanto pelo suporte emocional por estar confiante no cirurgião que vai-lhe tratar. Espero ter ajudado e sigo a disposição para esclarecimentos ou atendimento individualizado do seu caso. Um abraço
Totalmente de acordo com o Dr Cristiano.
Converse bem com o/a profissional que fará seu procedimento, esclareça todas as suas dúvidas, estabeleça um relação de confiança - isso é fundamental.
Se necessário, procure apoio psicológico para ajudá-la a superar ou enfrentar seus temores. Boa sorte!

Especialistas

Tiago Bignoto

Tiago Bignoto

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Gustavo Kikuta

Gustavo Kikuta

Cirurgião cardiovascular

Teresópolis

Anna Carolina Franco

Anna Carolina Franco

Cirurgião cardiovascular

Cuiabá

Gustavo Bento Rodrigues

Gustavo Bento Rodrigues

Cirurgião cardiovascular

Cascavel

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Renata Pereira Mauro

Renata Pereira Mauro

Cardiologista

Vinhedo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Estenose Da Valva Aórtica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.