Recentemente durante a cirurgia de retirada de siso eu tive uma crise de pânico e o meu dentista me

5 respostas
Recentemente durante a cirurgia de retirada de siso eu tive uma crise de pânico e o meu dentista me encaminhou para um psiquiatra, ele me diagnosticou com ansiedade e me prescreveu um remédio (Exodus), gostaria de saber se além do psiquiatra é necessário o acompanhamento de algum outro profissional (psicólogo ou psicanalistas por exemplo) e caso seja necessário qual método/profissional seria o mais recomendado para alguém com ansiedade?
Crises de pânico se caracterizam por ataques súbitos de intenso medo ou angústia, que pioram rapidamente (minutos) até chegar a um pico e, depois, melhoram de modo um pouco mais vagaroso. Durante a crise ocorrem sintomas como falta de ar, palpitações no peito, suor, tremores, náuseas, vontade de urinar ou defecar, tontura, sensações desagradáveis no estômago e visão embaçada (nem sempre ocorrem todos os sintomas, simultaneamente). Pode haver uma grande vontade de fugir do lugar onde se tem a crise. Crises de pânico isoladas devem ser observadas e não constituem por si só um transtorno de pânico. No transtorno de pânico as crises devem ser frequentes e ocorrerem, algumas vezes, sem desencadeantes ("gatilhos") evidentes. No seu caso, você relata que ocorreu no decorrer de uma cirurgia, que pode ser o desencadeante. Quando há presença de um transtorno de pânico, o tratamento habitual é através de medicações inibidoras seletivas de recaptura de serotonina, eventualmente o que o médico prescreveu, o escitalopram (Exodus*). Crises únicas ou raras não costumam ser assim tratadas. Dependendo do caso, há algumas medicações que a pessoa pode tomar só no início da crise ou quando sabe que existe alta probabilidade de ter uma. Quando os desencadeantes são evidentes, a terapia cognitivo-comportamental, com psiquiatra ou psicólogo experiente nesta modalidade, costuma ser útil.

Depende do seu "grau"de ansiedade, da sua resposta a medicação, dos fatores predisponentes e causais do quadro. Tudo isso deve ser avaliado pelo psiquiatra que irá recomendar o método mais adequado para o seu caso.
Nesses casos o acompanhamento psicológico é de fundamental importância, para entender quais são as causas dessa ansiedade e como lidar com essa ansiedade. O psicólogo independente da linha teórica é capaz de te ajudar nesse processo, principalmente quem tem experiência com esse transtorno. Espero ter te ajudado!
Você cita um caso pontual recente: relata que foi ao dentista arrancar dente siso - procedimento que é mais invasivo do que a extração de outros dentes da arcada dentária.

A ansiedade neste caso é normal, afinal é uma cirurgia bucal um pouco mais complexa e que normalmente exige repouso pós-operatório.

Se Você já teve crises de pânico anteriormente, ou tem medo de tratamentos odontológicos, sem dúvida é indicada uma intervenção através de um(a) profissional da área de Psicologia, pois este quadro indica Ansiedade patológica.

Entretanto, apesar destes dados não constarem em sua narrativa, percebe-se uma certa ansiedade e preocupação na procura de profissional da área citada.

Por isto seria prudente procurar um(a) psicólogo(a) para analisar seu caso com mais detalhes, verificar a intensidade e frequência de sua ansiedade, quais gatilhos a desencadeiam e principalmente identificar outros pontos de disfuncionalidade que Você pode estar empregando no enfrentamento às situações do dia a dia, de forma que, ao combater o medo de ir ao dentista, iniba que este seja substituído por outro tipo de medo.

Qualquer processo psicoterápico possui estratégicas próprias para combater a Ansiedade patológica.

A abordagem usada pelo(a) psicoterapeuta é menos importante do que a abordagem na qual Você se sentirá mais seguro(a) e confortável em se submeter.

A capacitação do especialista, a confiança que Você deposita nele(a) e sua adesão ao tratamento é que fazem a diferença no resultado.

Pesquisar neste site o(a)s profissionais da área de Psicologia que atendem em sua cidade é um bom ponto de partida para se decidir com qual dele(a)s Você inicialmente deve entrar em contato e verificar sua real necessidade de um tratamento psicológico.

Abraços.
Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
É interessante um trabalho em conjunto de psiquiatra e psicólogo, onde os medicamentos ajudam no controle dos sintomas e o acompanhamento psicológico busca lidar com as questões que a pessoa evita por causa da ansiedade, a identificar e avaliar as situações que geram ansiedade para que possa aprender a controlar e modificar seus pensamentos e comportamentos.
A Terapia Cognitivo-Comportamental é a que tem se mostrado mais eficaz no tratamento deste transtorno com ganhos relativamente estáveis.
Você não precisa passar por isso sozinho... busque ajuda!