Resistência a insulina, abdômen estendido e dificuldade para emagrecer pode está relacionado à sindrome

7 respostas
Resistência a insulina, abdômen estendido e dificuldade para emagrecer pode está relacionado à sindrome metabolica?
A dificuldade de absorção causada pela disbiose, levará a um sobrepeso que levará a uma síndrome metabólica. A má absorção prejudicará o mecanismo de saciedade. Nosso corpo não necessita somente de calorias, as vitaminas e minerais, tambem necessárias, sem uma absorção adequada, o corpo necessita de mais alimentos. Portanto, a disbiose levará a compulsão alimentar, que prejudicará sua saciedade, levando ao sobrepeso e patologias. A disbiose deve ser tratada para que seu corpo estar em harmonia.

A resistencia insulínica e abdômen distendido pode está sim relacionada à síndrome metabólica, porém a distenção abdominal pode também está envolvida com disbiose ou excesso de fermentação, para ser fidedigno é importante que um profissional da saúde habilitado, trace esse diagnóstico através de anamnese e exame físico, já a dificuldade para emagrecer tem mais haver com metabolismo, atividade física e principalmente o tipo de alimento que ingere habitualmente.
A resistência insulínica pode sim estar relacionada a dificuldade de perda de peso, porém existem vários outros fatores que podem dificultar a perda de peso como taxas de TSH acima de 2, vitamina D insuficiente são apenas alguns exemplos. Quanto a distensão abdominal concordo que pode ser uma disbiose ou até mesmo uma hipocloridria (redução na produção do ácido clorídrico que promove a digestão dos alimentos). Realmente é necessário um profisisonal habilitado a realizar as leituras dos exames bioquímicos nas entrelinhas e não apenas nos valores de referência habituais, associado a uma boa anamnese alimentar e avaliação dos sinais e sintomas para verificar se não existe também uma hipersensibilidade alimentar tardia.
Sim, pode estar relacionado a síndrome metabólica. Mas a melhor forma de fechar o diagnóstico é realizar exames bioquímicos e acompanhamento médico. Uma vez classificado como portador da síndrome metabólica, o acompanhamento com nutricionista se faz necessário para mudanças de hábito alimentar, adequação do peso corporal e estilo de vida.
Somente a resistência à insulina não caracteriza a Síndrome Metabólica e esse abdômen distendido pode ter inúmeras causas. Tem que avaliar para ter certeza. A resistência a insulina pode dificultar o emagrecimento, porém existem outros fatores envolvidos que só em uma consulta para avaliar. Procure um profissional nutricionista. Cuide-se!
Olá, tudo bem?
Segundo a SBEM, a Síndrome Metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica.
Ela ocorre quando estão presentes três dos cinco critérios abaixo:

Obesidade central – circunferência da cintura superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem;
Hipertensão Arterial – pressão arterial sistólica ³ 130 e/ou pressão arterial diatólica ³ 85 mmHg;
Glicemia alterada (glicemia ³110 mg/dl) ou diagnóstico de Diabetes;
Triglicerídeos ³ 150 mg/dl;
HDL colesterol £ 40 mg/dl em homens e £50 mg/dl em mulheres.

É muito importante adotar um estilo de vida saudável, uma vez que a síndrome metabólica está associada a maior número de eventos cardiovasculares.

Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Nutrição clínica funcional - R$ 400
Olá! Pode sim, mas pode estar envolvido outras causas também.