sabendo que existem inúmeros benefícios em parar de fumar (tabagismo), onde muitos malefícios regridem...

9 respostas
sabendo que existem inúmeros benefícios em parar de fumar (tabagismo), onde muitos malefícios regridem... existe isso com relação à maconha? se sim, como funciona?
A maconha é uma das drogas que goza de alguma reputação "benéfica" em alguns segmentos da população. No entanto, essa droga induz a improdutividade. Seus adeptos usam pra descontrair, diminuir a ansiedade e relaxar. Mas, suas consequências são a longo prazo incapacitantes diminuindo a socialização, a libido, a produtividade na escola e no trabalho e além do mais favorece a infertilidade.

A maconha prejudica a memória, atenção e concentração. Deixa o raciocínio lento, dá uma fome exagerada após o uso e uma lentidão psicomotora. Parar o uso da maconha leva à melhora da performance acadêmica e da funcionalidade global, inclusive há aumento da produtividade no trabalho ao se parar o uso. Procure um profissional, psicologa(a) ou psiquiatra para realizar um tratamento adequado. Parar o uso da maconha sozinho pode ser bem difícil e turbulento. Há risco de troca de vícios.
Olá, sim interromper ou reduzir o uso da maconha, certamente, é benéfico ao ususario. É reconhecido cientificamente os efeitos físicos e psíquicos das substancias psicoativas. Porém, cada pessoa é uma pessoa, assim reduzir ou nterromper levará a diminuição dos riscos de doenças cardio vasculares, bronquite, perda de memória, depressão, ansiedade, entre outras. No entanto, é relevante considerar a questão do real motivo pelo qual o ususário faz a escolha de correr estes riscos já que a Lei Natural, é de preservação da vida.
E como funciona? talvez nao fosse possivel detalhar neste espaço. Sugiro, por exemplo, que busque uma consulta presencial com um profissional médico ou psicólogo.
Os benefícios podem ser de vários tipos: orgânicos e psíquicos. Genericamente, abandonar qualquer compulsão, possibilita o sujeito a investir sua libido em algo do seu desejo. Contudo o risco de apenas trocar de "vício" é grande. Para não cair num ciclo repetitivo, deve-se tratar as satisfações envolvidas no mesmo, muitas delas inconscientes.
Boa tarde.

Quando falamos sobre vínculos compensatorios na análise psicodramatica, precisamos ter alguns olhares, dentre eles a impulsividade acompanhada da compulsividade.
Com isso, mobilizar a angústia frente a tal compensação seja um caminho para construirnos recursos internos mais saudáveis diante do DESPRAZER gerado pela ausência dependência e/ou uso abusivo de substância nesse caso.
Não podemos esquecer que temos as questões físicas e psíquicas, onde ambas são graves a ponto de desorganizar diversas áreas de uma pessoa.
Por fim, um.processo terapêutico para desconstruir tais desconfortos internalizados e construir uma identidade mais preservada e não vulnerável seja interessante, visto que trabalhar seus sentimentos e sensações são base para tal maturação.

Att.

André - Psicólogo
A Cannabis Sativa pode produzir efeitos mais ou menos intensos a depender do seu cultivo e também do organismo que à esta recebendo. Apesar da calma e relaxamento relatado pelo usuário, também pode ser observado sentimentos de angustia, atordoamento, tremores, sudorese, dificuldade de calcular tempo e espaço, prejuízo da memória e da atenção. Com o uso frequente da substância é possível danos tanto físicos quanto psíquicos, como problemas respiratórios, infertilidade, dificuldade de memorização, desmotivação para a vida, e vários outros sintomas descritos pela psiquiatria. O importante é identificar a questão individual do usuário e seu consumo. Trazer a conscientização de suas escolhas, sem vitimizar ou oprimir.
Todo e qualquer adito, no momento em que se interrompe o organismo pode se refazer, porém, nunca mais ao estagio anterior ao uso do mesmo. Um eletroencefalograma feito imediatamente ao uso de maconha detecta alterações. Essas alterações serão corrigidas com remédios e parada do adito. Paz e Bem!
Sim, os malefícios regridem.... funciona da seguinte forma: sua relação com o mundo em que vive será afetada na área social psicológica e econômica, que só você através de suas escolhas poderá avaliar o quanto isso te beneficiou ou não. Para alcançar esses benefícios, o ideal é procurar um psicólogo para te acompanhar nessa jornada que será árdua.
Como o tabagismo que o paciente pode se beneficiar do acompanhamento de psicólogo e psiquiatra, o uso da maconha também pode ser beneficiado por este tratamento.
Profissionais que trabalha com redução de danos, pode ajudar muito neste processo.
Abraços!