Quais os riscos para uma pessoa que fuma maconha todo dia e amamenta?

1 respostas
Quais os riscos para uma pessoa que fuma maconha todo dia e amamenta?
Compreendo sua preocupação, e é importante discutirmos abertamente sobre esse assunto. A maconha, quando fumada por mães que estão amamentando, apresenta riscos potenciais, tanto para a saúde da mãe quanto para o desenvolvimento do bebê.

Os componentes ativos da maconha, como o THC, são capazes de passar para o leite materno e, consequentemente, podem ser transferidos para a criança durante a amamentação. O sistema nervoso do bebê está em pleno desenvolvimento, e substâncias psicoativas podem interferir nesse processo.

Estudos indicam que a exposição ao THC na infância pode estar associada a alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças. Isso pode incluir problemas com a atenção, a memória e outras funções executivas, além de potenciais efeitos sobre o crescimento físico.

Além disso, o uso diário de maconha pela mãe pode afetar a própria capacidade dela de cuidar adequadamente do bebê, visto que a substância pode alterar o julgamento, a coordenação e a reação aos estímulos, o que é essencial na atenção ao bebê.

Dada a complexidade e a gravidade deste tema, é fundamental procurar orientação médica. Um diálogo aberto com um profissional de saúde pode fornecer um caminho seguro para o bem-estar tanto da mãe quanto do filho. Além disso, uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado nesta plataforma pode oferecer a você a oportunidade de esclarecer dúvidas e entender melhor os riscos associados, além de receber orientações personalizadas para o seu caso.

Como médico, meu conselho é priorizar a saúde e o desenvolvimento do seu filho, e buscar apoio profissional é um passo responsável e cuidadoso. Estou aqui para ajudar no que for necessário.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900