Se a pessoa que tem alcoolismo não aceita ir ao médico para uma consulta! Alguem poder ir no seu lugar?

6 respostas
Se a pessoa que tem alcoolismo não aceita ir ao médico para uma consulta!
Alguem poder ir no seu lugar? por exemplo a esposa?
Pode... mas é bom ressaltar que o tratamento do alcoolismo é complexo e medicação não basta. É importante o engajamento da família (inclusive participando de grupos de apoio) e uma proposta de intervenção psicossocial além da medicamentosa.

No tratamento de dependentes de substância, a família tem sim um papel importante e deve participar de todo processo. Em casos que o paciente não aceita qualquer tipo de tratamento, a internação involuntária pode ser uma opção. Um abraço.
Olá. É difícil avaliar se a pessoa que se nega ir a uma consulta, aceitará fazer o tratamento em seguida. Ainda assim, caso essa seja a única opção, o familiar deve sim procurar um medico ou psicólogo de sua confiança. Caso não seja possível que esse auxílio alcance o usuário do álcool, o familiar poderá ser auxiliado nas demandas e dificuldade que tem em lidar com a pessoa dependente em questão.
A família pode desenvolver co-dependência, por isso, é fundamental que mantenham consistentes cuidados de saúde emocional e física.
Sim , claro , deve! Inclusive, até quando o alcoolista procura ajuda, seus parentes ou quem se sinta lesado com a doença precisa procurar também,pois o fardo é muito grande. E se cuidando, consequentemente, se oferece uma melhor ajuda ao alcoolista, aprendendo a lidar com o mesmo e auxiliando no seu tratamento. Um acompanhamento com um terapeuta proporciona maneiras de se afetar menos com essa questão.
Olá, em geral não há problema em ir, porém o tema abordado seria mais para ter uma orientação profissional em relação a essa doença que é muito complexa e envolve diversos fatores. O familiar sofre junto o dependente e seria interessante que este também procure ajuda de um psicólogo para aprender a lidar melhor com esse tipo de situação. Há também grupos de apoio para familiares de pacientes alcoolistas, o Al-Anon em que os familiares expressam suas angustias e problemas advindos do uso abusivo do álcool por parte do familiar. Nesses grupos tem palestras com profissionais de saúde, atividades e até mesmo literatura de apoio que podem auxiliar a lidar com essa problemática sem custos financeiros. Espero ter ajudado. Abraços
Todo dependente de adito, compromete a relação familiar. Ir a uma consulta para o dependente pouco ajudará, mas muito ajudará ao familiar, para aprender a lidar com esse membro dependente. Paz e Bem!