Se a pessoa que tem alcoolismo não aceita ir ao médico para uma consulta! Alguem poder ir no seu lugar?

6 respostas
Se a pessoa que tem alcoolismo não aceita ir ao médico para uma consulta!
Alguem poder ir no seu lugar? por exemplo a esposa?
Pode... mas é bom ressaltar que o tratamento do alcoolismo é complexo e medicação não basta. É importante o engajamento da família (inclusive participando de grupos de apoio) e uma proposta de intervenção psicossocial além da medicamentosa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No tratamento de dependentes de substância, a família tem sim um papel importante e deve participar de todo processo. Em casos que o paciente não aceita qualquer tipo de tratamento, a internação involuntária pode ser uma opção. Um abraço.
Olá. É difícil avaliar se a pessoa que se nega ir a uma consulta, aceitará fazer o tratamento em seguida. Ainda assim, caso essa seja a única opção, o familiar deve sim procurar um medico ou psicólogo de sua confiança. Caso não seja possível que esse auxílio alcance o usuário do álcool, o familiar poderá ser auxiliado nas demandas e dificuldade que tem em lidar com a pessoa dependente em questão.
A família pode desenvolver co-dependência, por isso, é fundamental que mantenham consistentes cuidados de saúde emocional e física.
Sim , claro , deve! Inclusive, até quando o alcoolista procura ajuda, seus parentes ou quem se sinta lesado com a doença precisa procurar também,pois o fardo é muito grande. E se cuidando, consequentemente, se oferece uma melhor ajuda ao alcoolista, aprendendo a lidar com o mesmo e auxiliando no seu tratamento. Um acompanhamento com um terapeuta proporciona maneiras de se afetar menos com essa questão.
Olá, em geral não há problema em ir, porém o tema abordado seria mais para ter uma orientação profissional em relação a essa doença que é muito complexa e envolve diversos fatores. O familiar sofre junto o dependente e seria interessante que este também procure ajuda de um psicólogo para aprender a lidar melhor com esse tipo de situação. Há também grupos de apoio para familiares de pacientes alcoolistas, o Al-Anon em que os familiares expressam suas angustias e problemas advindos do uso abusivo do álcool por parte do familiar. Nesses grupos tem palestras com profissionais de saúde, atividades e até mesmo literatura de apoio que podem auxiliar a lidar com essa problemática sem custos financeiros. Espero ter ajudado. Abraços
Todo dependente de adito, compromete a relação familiar. Ir a uma consulta para o dependente pouco ajudará, mas muito ajudará ao familiar, para aprender a lidar com esse membro dependente. Paz e Bem!

Especialistas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

André Victor Machado

André Victor Machado

Psicólogo

Curitiba

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 96 perguntas sobre Alcoolismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.