Só o teste palografico e neo pi já dá para definir a personalidade da pessoa?

18 respostas
Só o teste palografico e neo pi já dá para definir a personalidade da pessoa?
Olá, boa tarde. Para alguns psicólogos sim, mas quando falamos em avaliação psicológica o teste é apenas um dos instrumentos que devemos utilizar. É importantíssimo uní-lo a entrevistas bem feitas para alcançar uma avaliação cuidadosa, responsável e ética. É preciso observar a FINALIDADE desta avaliação. Se é para uma entrevista de emprego, por exemplo, é natural que seja algo mais raso, apenas com o uso de teste. Eu trabalho com a psicologia clínica e por isso não utilizo este tipo de avaliação, já que não vejo finalidade de aplicar em um paciente da clínica. Até porque dentro da minha perspectiva teórica o ser humano não pode ser classificado em um tipo de personalidade, pois é único e minha função não é dizer o que supostamente sei sobre um ele, mas sim escutá-lo e ajudá-lo a produzir um saber sobre si mesmo. Você pode vir a se identificar com o resultado de um teste assim, mas seria uma tristeza se nós fossemos te resumir a ele, não acha? Se isso faz sentido para você recomendo buscar um atendimento em psicoterapia para que você aprofunde esse processo de autorreconhecimento.

Definitivamente não os instrumentos psicométricos são apenas algumas das ferramentas que o psicólogo lança a mão para fazer o seu trabalho de avaliação psicológica. Outros testes, além de entrevista clínica e até mesmo uma avaliação multiprofissional podem fazer parte deste trabalho. Desta forma é correto dizer que o resultado dos testes não é definitivo.
Olá! Testes são instrumentos para somar na avaliação psicológica. Para fechar qualquer diagnóstico o Psicólogo geralmente se utiliza de outros manejos, como entrevistas, avaliações, apoio de outros profissionais.
Olá! Os testes são utilizados pelos psicólogos como um complemento para se fechar diagnóstico, o profissional vai levar em consideração outros fatores.
Oi. Espero que esteja tudo bem. Nenhum teste, mesmo 2 testes juntos. O ideal é vc procurar um psicólogo especializado para junto com sessões de terapia e anamnese será possível fazer um diagnóstico efetivo. Transtornos de personalidade são bem mais sérios e com necessidades de trabalho sério e completo. Acho testes importantes mas não definidores. São complementares. Espero que tenha ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! Os os testes psicológicos são ferramentas como disse os meus colegas e todos vão corroborando com o diagnóstico do outro ou não. Mas, nunca um sozinho e munito menos sem uma entrevista minunciosa em cada um dos testes, para assim se dar uma provável personalidade tal. E assim direcionar um possível diagnóstico, isso deve ser feito com muito caltela e e somente um profissional área da psicologia está autorizado a fazer tais teses.
Me ponho a disposição caso queira
Maque uma sessão para conversarmor mais.
Epero tê-lo(a) ajudado(a)
Não.
Nenhum teste, isoladamente, pode ser usado para diagnosticar qualquer psicopatologia ou característica psicológica.
É necessária a realização de um processo de avaliação psicológica mais amplo e complexo, o qual deve contar com entrevistas, observação e aplicação de diferentes testes e técnicas.
É importante deixar claro, também, que os resultados de qualquer avaliação psicológica não são taxativos e imutáveis e devem sempre considerar a história, o contexto e o momento de vida da pessoa.
Ao contatar um(a) psicólogo(a) certifique-se sua formação e expertise em avaliação psicológica e confirme com ele que a avaliação não se resumir à aplicação de um ou outro teste isolado.
Os testes psicológicos, sejam quais forem eles, não têm o poder de "definir" a personalidade de ninguém. Eles são instrumentos utilizados para identificar aspectos da personalidade, digamos assim, e que são utilizados conjuntamente com outras ferramentas psicológicas que propiciam uma análise mais abrangente e global da pessoa, como entrevistas e análise clínica realizadas pelo profissional. Se o objetivo em questão for conhecer melhor a si mesmo, transformar-se, construir novos modos de lidar com as dificuldades da vida etc, o caminho indicado é a psicoterapia, pois esta oferece condições, que se estruturam no transcorrer de um período temporal e na relação de trocas que se estabelece entre paciente e psicólogo, que favorecem o alcance dessas aquisições e conquistas.
Bom dia! Não é simples assim. A grosso modo, as pessoas acreditam que sempre tem um teste específico para "definir" qualquer patologia, habilidade ou personalidade. Isso tornaria o psicólogo um mero aplicador de testes. Toda a avaliação requer um conjunto de informações, e os testes são mais uma ferramenta que contribui para o nosso trabalho. Espero ter ajudado.
Olá! Somente testes não são suficientes para "definir" a personalidade de alguém. São necessárias também outras ferramentas como avaliações, entrevista clínica, etc. Os testes são importantes instrumentos, mas não devem ser únicos ao avaliar uma pessoa. É preciso ter cuidado. Um abraço!
Não! Nenhuma boa avaliação psicológica se pauta em apenas dois instrumentos, por isso é um processo tão longo, envolvendo de 6 a 8 sessões de testagem. Espero ter ajudado!
Não, serve para dar algumas pistas ou traços que você possui. Personalidade é algo complexo e dinâmico, tentar defini-la em somente alguns testes não é o mais indicado.
Não, pois para fazer uma avaliação psicológica da personalidade serão feitos uma bateria de testes aliada a entrevistas com o cliente. Só o teste sozinho não traz informação suficiente.
Olá, depende da finalidade. A grosso modo não, mas em processo seletivo ou para triagem ou para algum exame são úteis. Mas testes não sao suficientes para uma analise da personalidade; são necessárias entrevistas; alguns testes e acima de tudo a experiência do avaliador. Mas como disse tudo depende do objetivo.
Não, apenas um teste psicológico, como o teste palográfico ou o NEO PI, não é suficiente para definir completamente a personalidade de uma pessoa. Embora esses testes possam fornecer informações valiosas sobre certas características de personalidade e tendências comportamentais, a personalidade é um conceito muito complexo e multifacetado, que é influenciado por muitos fatores, incluindo a genética, o ambiente e a experiência de vida.

Para entender completamente a personalidade de alguém, é necessário usar uma combinação de técnicas e métodos de avaliação, como entrevistas clínicas, observação comportamental e avaliações psicológicas padronizadas. Mesmo assim, a personalidade é um construto em constante evolução, e a compreensão de uma pessoa só pode ser considerada como uma avaliação momentânea, que pode mudar ao longo do tempo.

Por isso, é importante lembrar que os testes psicológicos, como o teste palográfico e o NEO PI, são apenas ferramentas para auxiliar os profissionais de saúde mental na avaliação da personalidade, e não devem ser usados como uma única medida para definir completamente a personalidade de alguém.
Olá bom dia! Somos seres bastante complexos e únicos, portanto nenhum teste de personalidade é capaz de definir por completo uma pessoa. Os testes de Personalidade são instrumentos utilizados pelo Psicólogo que ajudam muito no processo de autoconhecimento do paciente, ajudando-o a identificar seu modo ser e estar no mundo, bem como formas de ser e comportamentos que este gostaria de mudar.
espero ter ajudado. Abraço
Não, o teste é apenas um indicador, precisamos sempre considerar uma entrevista clínica como elemento essencial na avaliação.
Olá. Os testes psicológicos, mesmo os de personalidade, não tem como objetivo definir a personalidade da pessoa, eles apontam traços de personalidade, comportamentos e respostas. A avalição para classificar e entender a personalidade é mais complexa e pode envolver outros testes, entrevista clinica entre outros.