Sofro com ansiedade, mas ela não é recorrente, ela vêm por ex quando tenho que falar em público,

8 respostas
Sofro com ansiedade, mas ela não é recorrente, ela vêm por ex quando tenho que falar em público, tenho uma descarga de adrenalina muito alta o que me causa fadiga e tremedeira. Tem algum remédio que ajude a parar com esse descontrole físico? Obrigado!
Há medicações para controle de ansiedade, como por exemplo os benzodiazepínicos (calmantes). Porém é importante identificar as causas dessa ansiedade excessiva, pois é comum ficar um pouco apreensivo em situações novas e/ou desafiadoras, mas quando a ansiedade causa mal-estar e chega a te limitar em suas atividades é importante buscar ajuda. Indico uma terapia breve na linha de Psicologia Cognitivo-Comportamental, assim podemos trabalhar as crenças que estão associadas ao seu nervosismo e assim você poderá seguir sem que estas situações o façam sofrer.

Os sintomas que você apresenta precisam ser avaliados, porém, inicialmente acredito que pode ser psicológico. Desta forma, a melhor opção é fazer acompanhamento com um psicólogo. Entenda que a medicação pode até aliviar os sintomas, mas não muda a sua forma de pensar e seus mecanismos de ação. Apenas com o psicólogo você poderá refletir sofre as circunstâncias em que se encontra sua vida atualmente, os pensamentos que desencadeiam o problema e por fim, pensar e avaliar todas as contingencias que interferem ou reforçam as crises de ansiedade.

Espero ter ajudado!
Érika Chagas
Psicóloga
A medicação para estes casos é avaliada com muita cautela. Isso porque estes episódios de ansiedades possuem carater de sintomas psicológicos que se evidenciam em sintomas físicos. A necessidade de medicação deve ser avaliada dentro do contexto singular de sujeito para sujeito e de preferência tendo extintas todas as outras possibilidades de tratamento não medicamentoso. Procure um psicoterapeuta.
O que precisa ser avaliado com muito cuidado, são as causas, os pensamentos que antecedem a situação de exposição pública e que fatores tem influenciado esse comportamento indesejado, que por vezes causa bastante sofrimento ao orador, acredito que um tratamento com terapia cognitivo comportamental, poderia ser bastante útil, descartando assim o uso da medicação, inicialmente.

Espero ter ajudado.
Hélio Messias Psicanalista Clínico.
Existem medicamentos que podem auxiliar na sua dificuldade, mas eles são sempre paliativos, o mais importante mesmo é você buscar entender o porque desses medos e o como ele está presente em sua vida de diversas maneiras. Por isso uma psicoterapia seria muito importante, na medida em que te auxiliaria nesse descobrimento de questões inconscientes e assim, poder tentar agir de outras maneiras.
antes de pensar em medicamento seria interessante buscar um analista do comportamento.Identificar variáveis independentes históricas , por exemplo: receber atenção somente quando tinha bom desempenho escolar, ser superprotegido, ou desestimulado a resolver as próprias questões etc. e as variáveis atuais,exemplo :estar inserido em ambiente competitivo em que alto desempenho é valorizado, extremismo,ou tudo ou nada, etc.e buscar estrategias de enfrentamento como: frequentar ambientes onde a competitividade não seja reforçada, estar com pessoas que não valorizem desempenho,engajar-se em situações onde não seja o destaque e nem por isso criticado, pelo contrario, seja valorizado pela presença, companhia etc, .como;aula de dança, pratica de esporte,curso de culinária etc.) Mesmo que inicialmente haja um desconforto inerente às situações terapêuticas monitorar isso com seu psicologo e ficar sensível às consequências produzidas fará de vc alguém mais bem adaptado.
Olá! Todo e qualquer tratamento e medicamento deve ser prescrito com cuidado e de maneira muito singular. Todos nós temos medo. Lembrando ainda que determinadas situações em função de serem geradoras de medo e desconforto, proporcionam um estado de alerta com a liberação de adrenalina e que de imediato aumenta os batimentos cardíacos, podendo gerar tremores e outros sintomas, preparando o corpo para duas situações possíveis "lutar ou fugir". Sugiro que busque por ajuda psicoterápica, caso isso esteja te atrapalhando na qualidade de vida. Um bom profissional irá contribuir na busca pelas causas que te levam a este estado. Sucesso!
A adrenalina, pela sua natureza, produz mesmo esses efeitos, ela é responsável pela preparação do corpo para o enfrentamento de uma situação de luta ou fuga. O que eu quero dizer é que, ao focar nos sintomas fisiológicos você está enxergando uma resposta normal do seu corpo como negativa. O que deve ser avaliado,nesse caso não é a resposta fisiológica normal, mas o que disparou ela. Por que, para você, falar em público é visto como uma situação ameaçadora?
Esse tipo de questionamento e o que fazer com as respostas, além de a preparação para enfrentar a mudança de mentalidade que surgirá, deve ser acompanhada por um psicólogo, especialmente um Terapeuta Cognitivo Comportamental. Os profissionais possuem um ferramental adequado para avaliar o seu caso e ajudar a promover as mudanças necessárias.
Abraços!