Sofro de ansiedade há muitos anos. Ansiolíticos como Diazepan e Rivotril acabam perdendo o efeito depois

6 respostas
Sofro de ansiedade há muitos anos. Ansiolíticos como Diazepan e Rivotril acabam perdendo o efeito depois de algum tempo, assim como induzem ao vício. Como também sofro de depressão severa, gostaria da opinião dos senhores(as) sobre a ECT e a EMTR?
Olá, no que diz respeito a ECT e a EMTR, posso informar que são tratamentos psiquiátricos que utilizam técnicas que alteram a atividade neuronal. A EMTR usa estímulos magnéticos, sendo um dos objetivos estimular ou inibir áreas específicas do cérebro. A ECT tem como objetivo induzir uma crise convulsiva, sendo este tipo de tratamento realizado normalmente em ambiente hospitalar. Ambos tratamentos necessitam de acompanhamento de um psiquiatra, neste caso, é este especialista que irá analisar a necessidade destes tratamentos (Fonte: www.ipan.med.br). Como psicólogo, exponha a psicoterapia como um meio de ampliar o tratamento da ansiedade. Na psicoterapia o individuo pode buscar experiências singulares, que auxiliam na percepção da realidade existencial e de sua história, podendo assim, auxiliar no tratamento de transtornos de ansiedade.

Olá. Gostaria de dizer que tentar novas terapias é sempre válido (mas só as terapias reconhecidas pelos profissionais de saúde), visto que o ideal sempre será a busca por uma vida melhor, precisando de menos remédios e adquirindo novas ferramentas e novas formas para lidar com seus sintomas, com a variação de humor, a insônia e etc... Assim como cada pessoa reage de um jeito em relação a uma medicação, cada um também reage diferente aos vários tipos de terapias existentes, então, nunca deixe de lutar e de se cuidar. Att, Débora Da Rós
Acho importante o acompanhamento Psiquiatrico, mas acredito que a Psicoterapia atua na mudança de padrão comportamental e crenças que precisam ser desfeitas. É importante este processo de auto conhecimento e como o sujeito funciona no seu dia a dia, pra que obtenha recursos pra lidar com essa ansiedade. Uma boa sorte!
Provavelmente, pelo seu relato, o seu problema de fato é uma depressão recorrente, a qual nunca vai melhorar sem as medicações apropriadas. Diazepam e Rivotril não são as medicações de escolha, meramente paliativos que não podem reestabilizar o seu humor. São os antidepressivos (IRSS) e outros quem podem lhe melhorar. Uma vez adaptado à medicação uma psicoterapia de viés cognitivo como Terapia Cognitiva Comportamental, Análise Transacional são o complemento fundamental para o êxito. Não perca mais tempo! Abços
Muito chato você sofrer ansiedade a muito tempo, mesmo se tratando com diferentes profissionais e medicamentos! Vale considerar a palavra da dra Rita sobre medicamentos. Digo que a ansiedade é uma antecipacao de imaginario futuro ruim sobre o presente. A questáo costuma ter grande relaçao com o ter ou náo uma boa estrutura de sentido para a vida, como ensina a Logoterapia. Há uma dimensão espiritual - noética envolvida em nossas crises. Para onde você quer ir com sua vida, a quem você dedica amor, o estilo de vida, além do vinculo espiritual, participam da construcao de
sentido da vida.
olá, tudo bem? a prescrição dos dois tratamentos citados (ECT e EMTR) dependem de uma avaliação criteriosa feita por um psiquiatra. normalmente, a indicação é para casos específicos onde os sintomas se mostraram refratários aos tratamentos anteriores e estes se esgotaram - o que é bem raro. imagino que muitos anos de tratamento podem ser bem desgastantes se não for visto e sentido alguma melhora, mas é sempre importante refletir sobre quais mudanças seriam necessárias, procurar outros profissionais, tirar dúvidas - inclusive sobre o ECT ou EMTR ser indicado para o seu caso específico. boa sorte e um abraço!