Sofro de depressão crônica há mais de 2 anos e não obtenho remissão completa de forma nenhuma, apenas
8
respostas
Sofro de depressão crônica há mais de 2 anos e não obtenho remissão completa de forma nenhuma, apenas melhoras parciais. Já usei tudo que é medicamento em tudo que é combinação. Estou interessado em Eletroconvulsoterapia mas queria saber quanto tempo ficaria afastado do trabalho. Obrigado.
Olá! Pelo que li entendi que até o momento você seguiu seu tratamento somente com medicação, já tentou psicoterapia? Pois a medicação ela vai agir mais nos sintomas e a terapia vai trabalhar a resolução de problemas entender o que vem acontecendo com seus pensamentos e suas emoções, entao sugiro que você procure um psicólogo e de preferencia que trabalhe com a terapia cognitivo comportamental. Fico a disposição!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Como você tem observado, a medicação causa apenas uma melhora parcial. Isso porque aquele que sofre, no caso de depressão, não questiona o que poderia estar causando-a, não obtendo assim uma melhora efetiva. A eletroconvulsoterapia obtém resultados semelhantes. As causas da depressão não são, na maior parte, das vezes orgânicas. Elas se originam, muitas vezes, das formas que lidamos com as palavras e da impossibilidade de tudo dizer. Mesmo marcados por essa impossibilidade, a terapia ou a análise são, no meu entendimento, a melhor forma de dar uma borda àquilo que nos angustia. Quando necessário, pode ser recomendável o auxílio da medicação.
A depressão é uma doença que atinge uma grande parcela da população, e aumenta a cada ano. É um transtorno bastante complexo e seu tratamento envolve uso de medicações psiquiátricas e psicoterapia, concomitantemente. Durante o processo psicoterapêutico são resgatados e desenvolvidos recursos próprios para lidar com as questões da vida, aumentando a resiliência e ampliando as possibilidades de se relacionar com as pessoas e o mundo.
O uso da medicação, de forma exclusiva, como tratamento da depressão obtém resultados bem inferiores ao do tratamento com a medicação e a psicoterapia.
A eletroconvulsoterapia é um recurso utilizado em algumas situações muito específicas e por indicação do psiquiatra que acompanha o tratamento. Pode não ser o seu caso.
O uso da medicação, de forma exclusiva, como tratamento da depressão obtém resultados bem inferiores ao do tratamento com a medicação e a psicoterapia.
A eletroconvulsoterapia é um recurso utilizado em algumas situações muito específicas e por indicação do psiquiatra que acompanha o tratamento. Pode não ser o seu caso.
Olá, como já foi dito, o tratamento da depressão é com medicação e psicoterapia. Só o remédio não é o suficiente para trabalhar as questões que te levaram a ficar nessa situação. Tente procurar um psicólogo também. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Como já algum colega já falou a Eletroconvulsoterapia é pra ser utilizadas em casos estremos, considerando sua fala, são um pouco mais de dois anos que trata sua depressão com medicamentos; não está claro se já acompanhou o processo com psicoterapia. Minha sugestão é procurar ajuda de um psicólogo/a para te ajudar a compreender as causas que te levaram a deprimir antes de tomar atitudes estremas e tentar supera-las tornando-se mais consciente e, na medida do possível, supera-las.
O seu relato diz do fracasso das tentativas anteriores de tratamento com medicação. Você já pensou em buscar uma psicoterapia? Procurar um profissional ético e qualificado para falar do seu sofrimento é uma via importante. A depressão é uma forma grave de sofrimento e seu tratamento requer um acompanhamento psicológico (além do possível uso de medicação). É fundamental fazer um esforço subjetivo para buscar localizar algo do seu sofrimento nas palavras. Há um tempo para isso, que pode ser um pouco demorado, mas este é, no meu entendimento, o caminho mais seguro.
É de extrema importância no tratamento da depressão a combinação de medicação e psicoterapia. Cerca de 70% dos pacientes mantém alguns sintomas depressivos com apenas uso da medicação. A combinação de terapia e medicação é o tratamento padrão para depressão, e ainda ajuda na diminuição das recaídas. Outras estratégias podem ser avaliadas com seu médico psiquiatra.
Olá, marque uma avaliação com um psiquiatra e amadureça a ideia de fazer psicoterapia comportamental cognitiva. Espero ter ajudado
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tive h pylori e gastrite, ainda nao realizei uma segunda endoscopia, tomei os antibioticos ano passado 3, e 2 no começo desse ano. Sinto enjoos e dores as vezes por todo lado da barriga, seria ainda a gastrite?faço uso de clonazepam todo dia, e tentarei voltar com a fluoxetina mas preocupada com estomago..
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
- Eu tomo a bastante tempo amitriptilina 25 mg e clonazepam de 2 mg pra depressão.Tive uma recaída e o médico aumentou a dose da amitriptilina pra $50 mg.Demora pra fazer efeito se já tomo de 25 á anos?
- Estou usando escitalopram 20mg há 11 dias comecei com dose de 1 gt e a cada dia aumentando 1 gota para chegar a dose de 20 GTS porém tenho sentindo muito mal estar no estômago queimação aumento das crises de pânico falta de disposição meu retorno ao psiquiatra será no próximo mês dia 06 ele tbm me receitou…
- Uma paqciente toma 2 quetiapinas LP ao Como este medicamento está esgotado e ela tem em seu poder a quetiapina 50 normal e o stock só será reposto dentro de dias, pergunta-se;- Pode tomar em simultaneo ao deitar um comprimido normal conjuntamente com um de libertação prolomgada ?
- boa tarde estou tomando desvelafaxina a 23 dias e normal sentir ainda tristeza?
- Eu tinha uma vida feliz, mas do nada tudo deu errado; eu ja não tenho mais ânimo pra nada e não tenho expectativas para o meu futuro; eu estou completamente perdida e preciso de ajuda.
- Tomo escitalopram 15 mg a 12 anos e estava bem. Nao sentia nada. Meus hormonios desregularam e entrei em uma crise de ansidade e depressao. A medica aumentou a dose para 20 mg, fui melhorando mas ainda com muita ansiedade. Na 4 semana estou com muito tremor e ansiedade. Ainda seria a adaptacao a nova…
- Meu médico trocou a paroxetina que eu tomava a 9 anos, por a desvenlafaxina. Estou na medicação nova a 20 dias, mas estou com vários efeitos colaterais físicos como náuseas,dores de cabeça e tontura. Além de crises de choro e ansiedade. Quanto tempo leva pro corpo se adaptar a nova medicação? E melhorar…
- Tive início de depressão e tontura fui ao neuro fiz ressonância e eletro não deu nada. O mesmo informou que tenho TAG. Tive uma dor de cabeça e aumento de pressão momentâneo e desde então não pego mais no sono. O psiquiatra passou desvalexina e quetiopin. Tenho 5 dias usando. O que aconteceu para que…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1245 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.