Sofro de uma leve deficiência mental. Tenho consciência disso; e , por causa disso sofro desprezo.

33 respostas
Sofro de uma leve deficiência mental. Tenho consciência disso; e , por causa disso sofro desprezo. Devo procurar psicólogo?
Com certeza, pois desta forma com o acompanhamento psicológico você e o psicólogo poderão trabalhar com essas questões que lhe angustiam tanto.

O Psicólogo e o psicanalista em termos gerais, podem ser entendidos enquanto profissionais que ajudam o paciente a lidar com o sofrimento. O desprezo é um dos piores sentimentos, pois traz muito sofrimento para quem sofre. Além de um profissional seria interessante você ter alguem com que possa contar além dos amigos? e ou familiares(?).
abc
Danilo Alves da Cruz
Com certeza precisa fazer psicoterapia, com o tratamento e acompanhamento o profissional irá ajudar em como lidar melhor com outras pessoas e com você mesma.
Sempre que sentir que necessita ser ouvido, e se conhecer melhor, deve sim procurar um profissional. No caso um psicólogo, espero que se sinta melhor consigo mesmo. Sucesso!
Isso que você chama de deficiência mental foi diagnosticada? De qualquer seu sentimento de desprezo precisa ser investigado sim por profissional da psicologia.
Um psicologo podera te auxiliar com relacao a deficiencia e, alem disso te ajudara trabalhando com a rejeicao e auto estima.
Aconselho a procurar um profissional antes que se agrave.
Espero ter ajudado.
Abracos
Um psicólogo vai te auxiliar no autoconhecimento e na autoestima. E assim, você poderá lidar melhor com as outras pessoas.
Sim, deve procurar um psicólogo a enfrentar suas dificuldades e melhorar sua auto estima, todos temos qualidades e defeitos.
GD abraço, não deixe de procuarar ajuda!!!
Denise
Independente do diagnóstico a psicoterapia pode ser muito útil, pois dessa forma você poderá entrar em contato com esses sentimentos que te afligem e assim obter as respostas que procura.
Sempre indico procurar ajuda quando não se está bem. Caso contrário, o caso pode piorar. Busque ajuda o quanto antes. Neste caso, um psicólogo poderá lhe ajudar.

Abraço e boa sorte!
A pergunta deveria ser a seguinte: o problema que eu tenho está me causando sofrimento? Caso esteja, seria adequado buscar um profissional para apoio; pois o desconhecimento que nós temos sobre nossos sentimentos, pensamentos e emoções são geradores de insegurança, inadequação e prejudica nossa qualidade de vida.

Att,
Com toda certeza. Com ajuda do psicologo você conseguirá compreender suas limitações e conhecer suas potencialidades, passando a se sentir mais segura para enfrentar as adversidades da vida.
Sim. Certamente um psicólogo irá auxilia-lo a desenvolver suas habilidades, a lidar melhor com sua autoestima e com todas as situações envolvidas com seu transtorno.
Com certeza um psicólogo poderá auxiliar. Mas só inicie uma psicoterapia com alguém que vc realmente tenha feito um bom vínculo. Para isso vc talvez terá que conhecer alguns profissionais. Vá em frente...
Olá, com certeza, pois vai lhe ajudar a lidar com o sofrimento e também vai elevar sua autoestima, autoconfiança e autoaceitação.
Abraço
Procure o psicólogo para que você possa conhecer-se, e só assim, aliviar os teus sofrimentos e conviver melhor com as pessoas que convivem com você. Pode procura r qualquer abordagem, psicanálise, comportamental, e até mesmo, uma abordagem humanista. O importante é o vínculo que você formará com o terapeuta.
Todas as pessoas tem suas particuliaridades, somos fortes em alguns pontos e em outros nem tanto.

O autoconhecimento através da Psicoterapia nos ajuda a entender no que somos bons e isso é importante para reconhecermos o nosso valor.

Indico sim a Psicoterapia para auxiliar a buscar o equilíbrio e entender como podemos viver melhor seja na familia, na sociedade ou no trabalho.

Abraços.
Sem dúvida é muito importante trabalhar essa questão.
Compreender-se, antes de tudo, leva à autoconfiança e autoaceitação.
Só assim se torna possível lidar com as demandas do ambiente sem descompensar o emocional.
Procure um psicólogo para tratar dessas questões relacionadas à autoimagem.
Você vai descobrir muitas nuances sobre você mesmo, até então desconhecidas.
Boa sorte e grande abraço
Se essas questões estão lhe trazendo sofrimento, você deve procurar uma ajuda especializada. Nesse caso um Psicólogo ou um Psicanalista para iniciar um processo de análise.
Na sua pergunta, está o propósito de procurar um psicólogo , ou seja, falar sobre o sofrimento. Ter uma consciência disso, e te mobilizar a querer saber mais de você, já é um grande passo nesta caminhada. Procure e boa sorte .
Sim! Procure um psicólogo da sua confiança!!!
A psicoterapia facilitará você neste processo de auto-conhecimento, auto- suporte, entrar em contato consigo mesmo e com o mundo.
Tomar consciência de si mesmo para uma melhor qualidade de vida
At.,
Mônica Araújo!
Seria bem legal, não só um psicólogos pessoas amigas, cursos, etc..que possam te ajudar a seguir o teu caminho. E isso é para mim e para você, juntos vamos mais longe.
Ajudaria também a você se conhecer e se apreciar a descobrir e estratégias fortalecendo teus pontos fortes, pois se tiver um único ponte forte bem desenvolvido, trabalhado é capaz de conquistar infinito objetivos, DESCUBRA E FORTALEÇA. Todos nos temos nossas deficiência em alguma coisa.
Tudo parece impossível ate que seja feito.

Toda Gratidão por confiar no grupo,

Maria Perpétuo
Olá, sem dúvida você precisa de um acompanhamento psicológico para poder reestruturar seus pensamentos, conteúdos que levam a essa baixa auto estima. Te oriento a procurar um psicólogo que trabalhe com a cognitiva comportamental. Fico a disposição. Boa sorte!
Sim, certamente a psicoterapia ajudará na mudança das crenças disfuncionais que comprometem o seu desenvolvimento pessoal, digo isso da perspectiva da terapia cognitiva, mas qualquer outra abordagem ajudará sim, sem dúvida. Procure um psicólogo. Desejo sucesso!
Devemos procurar um psicólogo sempre, principalmente quando nos sentimos afetados por situações que nos incomodam.
Vc já deveria estar fazendo psicoterapia, a qual serve para: se deixar de sofrer, melhorando a auto estima, o auto conhecimento e dar mais suporte para superar as dificuldades apresentadas pela vida em geral.
Será muito interessante você procurar um psicólogo, pois ele analisará se necessita de terapia ou até de medicação para ficar melhor. Mas como você tem consciência que tem uma deficiência mental, você com certeza pode viver uma vida normal inclusive no âmbito profissional. Procure um Terapeuta Ocupacional mais próximo para ver questões laborais e produtivas do seu interesse.
Boa noite. Sim, o psicologo vai te ajudar e muito com seus sentimentos.
Olá, boa noite. Sim. É importante que você busque um psicólogo para que possa ser avaliado e entender melhor o que você tem. Com este disgnóstico, o mesmo profissional irá te orientar quanto ao tratamento, se será só com ele mesmo, ou se precisará de um tratamento multidisciplinar com um psiquiatra.
É essencial procurarmos ajuda psicológica ou psicanalítica em situações nas quais não nos sentimos bem e que não conseguimos resolver.
Sim
Com certeza. O psicólogo irá lhe ajudar a lidar melhor com essa deficiência e, consequentemente, melhorar suas habilidades sociais e auto estima.