Sou casada com uma pessoa que tem TOC e existem épocas que está muito intenso. Como posso ajudar a

7 respostas
Sou casada com uma pessoa que tem TOC e existem épocas que está muito intenso. Como posso ajudar a lidar com isso da melhor maneira? na minha cidade não existe psicólogo especialista nesse transtorno.
Embora seja desejável, acredito não ser obrigatório que um profissional tenha especialidade em TOC para que o tratamento tenha eficácia. Além disso, você traz a questão do seu convívio com a pessoa em tratamento, se há dificuldades no convívio também pode ser indicado um tratamento para você. Tratar destas questões (do convívio ou outras) com um profissional pode ajudar, tanto a você quanto a seu marido.

Sugiro uma terapia online, é bastante eficaz para esta demanda, existem estudios proprios, e depois marque uma sessão presencial para um contato mais proximo.
Tem dado muito resultado, desde que não possa procurar ajuda em outra cidade.
Grande abraço!
Acredito que um Psicólogo com formação em Terapia Cognitivo Comportamental possa ajudar sua esposa, cado ela deseje ajuda para o problema que você aponta. Existe também a possibilidade de você, que se sente incomodado, procurar um Psicólogo que o ajude na questão de seu relacionamento com ela. Espero ter ajudado.
Seria legal você também fazer um acompanhamento psicológico para poder suportar a situação, ajudar a ele tem que ver se ele quer se ajudar, pois a pessoa só tem resultado na terapia se não houver resistências...
Realmente não é necessário um profissional especialista em TOC, mas em Terapia Cognitivo-Comportamental ou Terapia Comportamental. De fato existem várias possibilidades para ajudá-lo, embora sugeri-las sem o mínimo de informações sobre o caso sem inapropriado. As técnicas são eficazes, mas precisa de adequação para cada pessoa, com suas particularidades e questões da relação de vocês.
Abraços cordiais.
É importante que você questione seu tratamento. Para além da abordagem, confiança e um vínculo positivo com seu analista são de extrema importância para sua melhora. Além disso, muitos casos de TOC são mais facilmente vencidos com a ajuda de medicações, como antidepressivos modernos. Converse com seu analista sobre a necessidade de acionar um psiquiatra para seu tratamento, pode ser uma alternativa muito positiva para somar com a análise
Você pode procurar um psicólogo, mesmo que ele não tenha esta especialização, é indicado nestes casos, profissionais da linha comportamental, ele poderá te ajudar a entender e a lidar com o transtorno, visto que pode estar afetando o próprio relacionamento entre vocês.