Sou diabético tipo 2 há quase um ano. Meu médico me receitou o glifage 500 um comprimido após o almo
5
respostas
Sou diabético tipo 2 há quase um ano. Meu médico me receitou o glifage 500 um comprimido após o almoço e jantar. E também o forxiga 10 mg após café da manhã. Facos exercícios diariamente e cuido da minha alimentação. Tem alguns dias suspendi por conta própria o forxiga e mesmo assim minha glicose está controlada. Em jejum 98 e nos demais horários não passa de 106. Fiz errado ter tirado o forxiga? Mieu diabetes estão controlados? Ou mesmo os diabetes estando controlados posso ter algumas doenças com o tempo se não continuar tomando forxiga? Aguardo retorno. Muito obrigado. Abraço. Elson
Elson, o tratamento do diabetes tipo 2 envolve diversos tipos de medicação com seus respectivos mecanismos de ação. O medicamento Forxiga (Dapaglifozina) é utilizado para regular os níveis glicêmicos, através da maior excreção urinária de glicose, mas também auxilia na perda de peso, melhora os níveis de pressão arterial e mostrou proteção renal e cardíaca em pacientes com diabetes. Já o Glifage (Metformina) é uma medicação que reduz a resistência insulínica no seu corpo (fígado e músculos), levando a um melhor aproveitamento da glicose por esses órgãos e, consequentemente, melhora dos seus níveis glicêmicos, sem alteração no peso corporal. Apesar de ter melhorado seus níveis glicêmicos, é importante que retorne ao seu médico, para que ele possa ajustar a dose da medicação, baseado nos seus níveis glicêmicos e hemoglobina glicosilada.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá Elson boa tarde, o ideal é que você converse com o médico que lhe prescreveu esses medicamentos pois ele poderá te reavaliar e dizer se há ou não necessidade no uso deles.
A alimentação e a atividade física são essenciais no controle glicêmico para evitar problemas no futuro, se você tiver um tratamento que consiga conciliar esses parâmetros com certeza prevenirá agravamentos no futuro.
A alimentação e a atividade física são essenciais no controle glicêmico para evitar problemas no futuro, se você tiver um tratamento que consiga conciliar esses parâmetros com certeza prevenirá agravamentos no futuro.
É importante conversar com seu medico antes de retirar a medicação porque os beneficios do Forxiga vao alem do controle da glicose propriamente dita, como beneficios para o rim e coração.
Boa tarde! Mesmo com esse controle no momento, é muito importante que consulte teu médico e faça novos exames, pois ele conhece teu histórico e tuas particularidades, saberá o que é melhor para teu caso! A alimentação controlada e exercícios não te trarão nada além de benefícios
O diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) pode ser feito através de exames laboratoriais que avaliam os níveis de glicose no sangue - glicemia de jejum (8h), teste oral de tolerância à glicose (TOTG) e a hemoglobina glicada (HbA1c), ou mesmo uma glicemia casual (a qualquer momento) associado a sintomas sugestivos da doença. Na ausência de sintomas de diabetes, para o diagnóstico são necessários 2 resultados anormais de exames diagnósticos diferentes da mesma amostra, ou do mesmo exame em duas amostras distintas. Após o rastreamento inicial para DM2, é recomendado que pessoas com apenas um exame laboratorial com critério para DM, sem outros exames alterados, sejam reavaliadas em 6 meses. Assim, considerando que todos essas exigências para um diagnóstico adequado foram respeitados e, considerando ainda que anteriormente ao tratamento medicamentoso, o indivíduo não possuía uma dieta balanceada e a prática regular de atividade física - e essas medidas não farmacológicas foram instituídas após o diagnóstico, posso afirmar que o mesmo não deixou de ter Diabetes Mellitus tipo 2, mas que apenas conseguiu alcançar o controle da doença com uma menor quantidade de medicações associada a uma mudança de estilo de vida. No entanto, mesmo nessa situação, é interesse o acompanhamento médico, ao menos anualmente, para rastreamento das principais complicações micro/macrovasculares da doença, como Retinopatia diabética, Neuropatia diabética e Doença renal do diabetes, além de doenças cardiovasculares associadas e muitas vezes silenciosas - lembrando que essas últimas são a principal causa de mortalidade desses pacientes.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz o exeme de glicemia e o resultado foi glicemia em jejum 103 mg/dl glicemia em 60 minu. 158 mg/dl glicemia em 120 minu.98 mg/dl Quero saber se tenho diabete .
- Fiz exames exame glicose deu 103 o médico falou q e pre diabete Gostaria de saber se eu mudando os habitos pode melhorar?
- Nunca tive problemas de açúcar no sangue mas de um tempo para cá tenho problemas em urinar constantemente, fadiga , sede excessiva , fui fazer exames de glicemia e deu 380 , de lá para cá não desce mesmo fazendo medicação. O que fazer?
- Tenho 55 anos e fiz um exame de rotina , de glicemia clicada que deu , 120 nunca tinha feito esse exame , meu ginecologista que pediu , aí ele disse que já sou considerada diabética e me receitou Glifage XR 500 , 2X ao dia .Estou querendo uma opinião de um especialista, ja sou diabética ou pre diabética? Por…
- Pessos diabético pode extrair um dente com quantos de glicemia
- Prezados sou diabetico tipo 2, tomava Galvus Met, Glyxambi, glimipirida, gliclazida e pioglitazona, metade deles de manhã e metade no almoço; a diabetes estava controlada razoavelmente em 120/150; tive uma pneumonia, fui hospitalizado, tirarão todos os medicamentos, uma semana de hospital, voltei a tomar…
- Posso baixar os níveis de açúcar no sangue de 114 para menores do que 99?
- Minha glicose em jejum deu 100 o normal é até 99 o posso fazer pra baixar ? EXISTEM algum chá pra isso?
- Quem é pre diabetico pode comer pão no café? ou qual tipo de comida certa pode ingerir na alimentação?
- Eu sou pré diabético, qual o melhor pão pra mim??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 283 perguntas sobre Diabetes Tipo 2
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.