Sou diabético tipo 2 há quase um ano. Meu médico me receitou o glifage 500 um comprimido após o almo

5 respostas
Sou diabético tipo 2 há quase um ano. Meu médico me receitou o glifage 500 um comprimido após o almoço e jantar. E também o forxiga 10 mg após café da manhã. Facos exercícios diariamente e cuido da minha alimentação. Tem alguns dias suspendi por conta própria o forxiga e mesmo assim minha glicose está controlada. Em jejum 98 e nos demais horários não passa de 106. Fiz errado ter tirado o forxiga? Mieu diabetes estão controlados? Ou mesmo os diabetes estando controlados posso ter algumas doenças com o tempo se não continuar tomando forxiga? Aguardo retorno. Muito obrigado. Abraço. Elson
Dra. Jessica Castro de Vasconcelos
Endocrinologista
Fortaleza
Elson, o tratamento do diabetes tipo 2 envolve diversos tipos de medicação com seus respectivos mecanismos de ação. O medicamento Forxiga (Dapaglifozina) é utilizado para regular os níveis glicêmicos, através da maior excreção urinária de glicose, mas também auxilia na perda de peso, melhora os níveis de pressão arterial e mostrou proteção renal e cardíaca em pacientes com diabetes. Já o Glifage (Metformina) é uma medicação que reduz a resistência insulínica no seu corpo (fígado e músculos), levando a um melhor aproveitamento da glicose por esses órgãos e, consequentemente, melhora dos seus níveis glicêmicos, sem alteração no peso corporal. Apesar de ter melhorado seus níveis glicêmicos, é importante que retorne ao seu médico, para que ele possa ajustar a dose da medicação, baseado nos seus níveis glicêmicos e hemoglobina glicosilada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Giselle Souza
Nutricionista
Nilópolis
Olá Elson boa tarde, o ideal é que você converse com o médico que lhe prescreveu esses medicamentos pois ele poderá te reavaliar e dizer se há ou não necessidade no uso deles.
A alimentação e a atividade física são essenciais no controle glicêmico para evitar problemas no futuro, se você tiver um tratamento que consiga conciliar esses parâmetros com certeza prevenirá agravamentos no futuro.
É importante conversar com seu medico antes de retirar a medicação porque os beneficios do Forxiga vao alem do controle da glicose propriamente dita, como beneficios para o rim e coração.
 Carolina Martins
Nutricionista
Porto Alegre
Boa tarde! Mesmo com esse controle no momento, é muito importante que consulte teu médico e faça novos exames, pois ele conhece teu histórico e tuas particularidades, saberá o que é melhor para teu caso! A alimentação controlada e exercícios não te trarão nada além de benefícios
Dr. Samuel Amanso Da Conceicao
Endocrinologista, Médico clínico geral
Goiânia
O diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) pode ser feito através de exames laboratoriais que avaliam os níveis de glicose no sangue - glicemia de jejum (8h), teste oral de tolerância à glicose (TOTG) e a hemoglobina glicada (HbA1c), ou mesmo uma glicemia casual (a qualquer momento) associado a sintomas sugestivos da doença. Na ausência de sintomas de diabetes, para o diagnóstico são necessários 2 resultados anormais de exames diagnósticos diferentes da mesma amostra, ou do mesmo exame em duas amostras distintas. Após o rastreamento inicial para DM2, é recomendado que pessoas com apenas um exame laboratorial com critério para DM, sem outros exames alterados, sejam reavaliadas em 6 meses. Assim, considerando que todos essas exigências para um diagnóstico adequado foram respeitados e, considerando ainda que anteriormente ao tratamento medicamentoso, o indivíduo não possuía uma dieta balanceada e a prática regular de atividade física - e essas medidas não farmacológicas foram instituídas após o diagnóstico, posso afirmar que o mesmo não deixou de ter Diabetes Mellitus tipo 2, mas que apenas conseguiu alcançar o controle da doença com uma menor quantidade de medicações associada a uma mudança de estilo de vida. No entanto, mesmo nessa situação, é interesse o acompanhamento médico, ao menos anualmente, para rastreamento das principais complicações micro/macrovasculares da doença, como Retinopatia diabética, Neuropatia diabética e Doença renal do diabetes, além de doenças cardiovasculares associadas e muitas vezes silenciosas - lembrando que essas últimas são a principal causa de mortalidade desses pacientes.

Especialistas

Fernanda de Farias Ferreira

Fernanda de Farias Ferreira

Nutricionista

Poá

Diego Gafuri Silva

Diego Gafuri Silva

Médico de família

Maringá

Camila Carvalho

Camila Carvalho

Nutricionista

Salgueiro

Gabriela Ribeiro Comote

Gabriela Ribeiro Comote

Nutricionista

Osasco

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira

Nutricionista

Brasília

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 283 perguntas sobre Diabetes Tipo 2
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.