Sou uma jovem de 19 anos, me acho estranha pelo fato de eu nunca ter interesse em relacionamentos amorosos
6
respostas
Sou uma jovem de 19 anos, me acho estranha pelo fato de eu nunca ter interesse em relacionamentos amorosos ou sexo na pratica. Tenho pavor da ideia de casa-me. Eu tenho líbido mas não me vejo praticando relaçoes sexuais com pessoas. Isso seria uma vocação pra ser solteira?
Bom dia! Procure ajuda profissional pra te ajudar a descobrir sua fonte de desejo para você direcionar sua libido (energia vital) e não apenas sexual. Se não se imagina tendo relações sexual, e quer tocar no tema, investigue mais sobre você com um psicólogo. Se precisar de mais esclarecimentos conte comigo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A forma com que sentimos e nos comportamos em diversas situações está relacionada com os pensamentos que vem em nossa mente, as regras que criamos ao longo de nossas experiências e nossas crenças, valores.
Se você sente desejo sexual mas não se vê praticando, possivelmente existem pensamentos e interpretações dessas situações que estão contribuindo para a emoção de medo, pavor.
Mas isso não significa que você tem vocação para ser solteira.
A Psicoterapia pode lhe auxiliar a identificar esses pensamentos e crenças sobre a sexualidade, para que possa compreender a raiz dessa demanda e então diminuir a sensação de inadequação.
Se você sente desejo sexual mas não se vê praticando, possivelmente existem pensamentos e interpretações dessas situações que estão contribuindo para a emoção de medo, pavor.
Mas isso não significa que você tem vocação para ser solteira.
A Psicoterapia pode lhe auxiliar a identificar esses pensamentos e crenças sobre a sexualidade, para que possa compreender a raiz dessa demanda e então diminuir a sensação de inadequação.
Prezada paciente, a sua situação não é indicativa de celibato, pois há libido. O que não ocorreu ainda, foi o encontro com a pessoa ideal.
É interessante você procurar um psicoterapeuta para diagnosticar a causa de sua aversão ao casamento, a qual com certeza está afetando a sua relação afetiva e emocional com o outro.
A relação idade x relacionamento sexual não é indicativo de problema, não se preocupe em relação a isso. Afinal, você apenas está se valorizando e sendo seletiva.
É interessante você procurar um psicoterapeuta para diagnosticar a causa de sua aversão ao casamento, a qual com certeza está afetando a sua relação afetiva e emocional com o outro.
A relação idade x relacionamento sexual não é indicativo de problema, não se preocupe em relação a isso. Afinal, você apenas está se valorizando e sendo seletiva.
Escuto três eixos na sua pergunta: relacionamento amoroso - ato sexual - casamento. Veja que quando separados, são coisas distintas. Desejo sexual, como você disse, há. Agora há também de se esclarecer porque você associa esses 3 elementos em um só, no caso - pelo seu breve relato - , inibição frente ao ato sexual, uma vez que você diz que há libido. Não é porque se está casado que há relacionamento amoroso; não é porque se pratica ato sexual que há amor. Logo, se você duvida de sua vocação para solteira por meio de sua própria pergunta, pode ser interessante investigar os motivos de tal inibição. A psicanálise tem muito a oferecer frente a tal demanda, caso seja de seu desejo entender e dar uma direção outrem para essa sua questão.
Prezada: talvez seja importante que você verifique se possui alvos para a sua libido, ou seja, se há pessoas para as quais a sua libido é direcionada; ou se ela está direcionada a você mesma - como os colegas psicólogos apontaram para o autoerotismo. Geralmente deseja-se e ama-se algo e alguém. Mário de Andrade já trouxe esta questão: amar não é verbo intransitivo, ou é? Além disso, pensar no que significa ter vocação para solteira, casar-se, o que é o sexo para você, para seus amigos, seus amores, para a sociedade, para as instituições e em sua família, pode ajudar-lhe a responder tais questões e se conhecer. Que haja boas revelações e que você aproveite este tempo de descoberta.
Antes de tudo, é preciso procurar uma ginecologista para verificar possíveis problemas de ordem biológica, junto a isso, seria indicado acompanhamento com um psicologo que tenha em seu foco de trabalho, a sexualidade. É preciso entender de onde vem toda essa confusão em relação a sexualidade, relacionamento, libido e etc.
Mauricio Cardoso
Mauricio Cardoso
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual profissional procurar pra tratar libido baixa?
- Oi bom dia tenho 54 anos fiz meus exames e são todos normais mas estou me sentindo cansado e falta de libido e ereção baixa eu queria saber qual médico procurar pra investigar? obrigado
- Depois da cirurgia de câncer no intestino perdi um pouco a ereção, com o tempo volta ao normal
- Depois que para de tomar o ecitalopram quanto tempo para o meu esposo voltar a ejacular?
- Meu marido e eu estamos tentado ter filhos. No entanto nós fazemos relação mas ele nunca ejacula... Sei que ele as escondidas por vezes faz masturbação, tenho receio que essa seja a causa problematica, ele promete parar mas nunca sei, ele do nada por retornar a fazer, como ja aconteceu antes. Ja…
- Minoxidil oral 2,5mg pode causar perda de libido no homem?
- Oi. Estou tomando amitriptilina 5mg para dormir. Senti um aumento significativo na libido. Antes eu já sofria de DE, e tomo para acalmar. Faz sentido esse medicamente aumentar tanto a libido e deixar a ereção mais forte ?
- a minha libido está a zero. já vinha assim há algum tempo, um grande sacrificio para... e depois da gravidez, parto e agora amamentação ficou muito mais complicado. só muito de vez em quando e pronto. isto está a ter um impacto terrivel no casamento. estou a amamentar ainda (bebe com 13 meses). Qual…
- Tenho 33 anos e nunca cheguei ao orgamos com penetração,só consigo chegar ao finalmente com toques no glitores e toque nos seios isso me deixa pra baixo pois gostaria de chegar ao orgamos com penetração tem tratamento?
- Tenho 29 anos e sempre tive minha vida sexual ativa. Logo que mudei minha rotina para trabalhar por conta, comecei a sentir menos vontade de sexo e dificuldades com relações sexuais. Parei com medicações que achava que tinha relação com o problema e tbm consultei um médico para as avaliações. Físico…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 234 perguntas sobre Distúrbios na libido
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.