Sou uma pessoa que perde a atenção muito facil,perco a atenção no meio de uma conversa,isso me prejudicou

8 respostas
Sou uma pessoa que perde a atenção muito facil,perco a atenção no meio de uma conversa,isso me prejudicou na prova. Me esqueço de coisas com muita facilidade, algo que me prejudica , também sou muito ansiosa.Mas nao sou impulsiva e hiperativa.Tenho medo de ir ao medico e ser apenas falta de atenção. devo ir?
Um neurologista poderá fazer o correto diagnóstico e tratamento. Muitas vezes, a ansiedade intensa pode ser confundida com hiperatividade mental e dispersão .
Contudo, vários sintomas são considerados para estabelecer-se o diagnóstico.
Faça uma consulta e ouça o que o profissional tem a considerar. De qualquer forma, é sempre melhor acompanhar e tratar o que te prejudica, a ficar na dúvida e negação, com as limitações na vida cotidiana.

O aconselhável é realizar avaliações para identificar exatamente o que se passa com você. Independente do diagnóstico (desatenção, hiperatividade, ansiedade), a atenção pode ser treinada com exercícios e técnicas específicas. Analisar quando e onde você sente mais ansiedade também auxilia no desempenho em tarefas, desde que se usem recursos adequados. Um acompanhamento psicológico é uma grande ferramenta para o quadro que você descreve, mas pode ser bem complementada por medicamentos prescritos por um psiquiatra, dependendo da intensidade dos sintomas. De qualquer forma, o primeiro passo é visitar um profissional para avaliar o que pode estar acontecendo e já iniciar a intervenção terapêutica.
Olá, o melhor a fazer é passar por uma avaliação psiquiátrica e psicológica, já que você se percebe como uma pessoa ansiosa. Ademais, como o ansioso está sempre pensando no momento seguinte, tem muita dificuldade para concentrar-se no que está fazendo.
Diante do que você trouxe, acredito que seja importante pensar em dois pontos:

Com relação a perda de atenção, muitas são as causas e um médico especialista poderá realizar exames que facilitaram o diagnóstico a nível neuro fisiológico (ou seja, investigar se há origem física para essé sintoma).

Por outro lado, a própria ansiedade que você relatou pode estar gerando essa perda de foco e capacidade de concentração. A ansiedade é marcada exatamente pela dificuldade de estar no momento presente o que pode prejudicas a atenção nas tarefas cotidianas, além de outros prejuízos para saúde emocional. Neste caso, seria importante ter um profissional psicólogo não só para fazer a avaliação mas também para acompanhar seu processo de viver melhor com a ansiedade.

Não tenha medo de procurar especialistas que possam te ajudar nesse momento. Assim como de ouvir mais de uma opinião caso o medico ou o psicólogo que você vá não te de uma resposta satisfatória.
Espero ter ajudado!
Abraço!
Olá, não precisa ter medo de ir ao médico e, como você diz, se for só "problema de atenção", existem formas de minimizá-los. Abraços.
Olá!
É importante ir a um especialista. Tanto pode ser um psiquiatra como um psicólogo. Só assim poderá ter um diagnóstico mais preciso. Não tenha medo.
Boa sorte
Entendo seu receio, mas pense que realizando essa avaliação você saberá exatamente o que está acontecendo e encontrará maneiras de lidar com essas dificuldades.

Não deixe de buscar orientações, tenho certeza que tudo se ajeitará.

Espero ter contribuído de alguma forma, um grande abraço.
Olá, pelo seu relato, o não ir ao médico e continuar com o desconforto vai te manter ou aumentar sua ansiedade e se está incomodando vale a pena se consultar e avaliar o que pode ser feito para você melhorar.
Espero ter ajudado, forte abraço.