Tem algo que eu possa fazer para melhorar minha atenção sem usar remédios ??? Eu tenho 20 anos e estou

8 respostas
Tem algo que eu possa fazer para melhorar minha atenção sem usar remédios ??? Eu tenho 20 anos e estou em época de vestibular. Tenho TDAH comprovado, mas nao faço tratamento e nunca consigo focar de verdade nos estudos, acabo esquecendo tudo o que estudei. O que eu posso fazer para melhorar isso ???
A terapia comportamental tem mostrado ótimos resultados sobre o controle de impulsos e desatenção, seja em conjunto com a medicação receitada ou isoladamente. É delicado passar as orientações corretas sem conhecer melhor o seu caso, mas de forma genéria posso dizer que o TDAH é tratado com psicoterapia em consultório, onde se fazem avaliações, treino de técnicas e habilidades que serão colocadas em prática no dia a dia. Complementa esse trabalho uma série de práticas diárias voltadas às suas necessidades, como roteiros, planos de ações e exercícios para momentos e situações específicas. O TDAH também costuma estar associado a ansiedade, que é outro fator clínico abordado dentro da terapia. Em resumo, é criado um programa personalizado a cada caso para que se treinem comportamentos que resultarão na redução de frequência e intensidade dos sintomas do TDAH, estabelecendo mudanças graduais e efetivas a longo prazo (ao contrário da medicação, que tem efeitos rápidos, mas limitados).

Sem dúvida alguma o acompanhamento psicológico, é indicado e se necessário o uso de medicamentos também.Porém é necessário uma avaliação para detectar o que melhor se adequará a você .Lembrando que, em alguns casos a medicação não é necessária.
Antes de qualquer intervenção precisa-se saber se você tem informações sobre o diagnóstico de TDAH e quais as consequências se não tratar. Se está disposto(a) mesmo a investir em você. Quando falo em investir, falo em tempo e determinação, limites para se conseguir resultados. Você relatou que já tem o diagnóstico e este transtorno lhe traz sofrimento e prejuízos que atrapalham em seu desenvolvimento. Desta maneira, é necessário saber as possibilidades de tratamento e buscá-las. Há o tratamento medicamentoso no entanto, só a medicação não é o ideal. Seria um "mix" conforme o nível e grau de transtorno; medicamento e psicoterapia. Pode-se tentar iniciar pela conduta psicoterápica cognitiva comportamental ou uma reabilitação cognitiva a partir de uma avaliação neuropsicológica que mensura o déficit de atenção e ansiedade para focar num plano terapêutico. No entanto, necessita-se de uma avaliação de um profissional para melhor orientação. Atenciosamente,
Os critérios diagnóstico de TDAH foram revistos recentemente, e há novidades também nas abordagens recomendadas. Técnicas para desenvolvimento da concentração e memória, bem como para controle da ansiedade e gestão do tempo e das atividades certamente serão de grande utilidade. Mas fundamental mesmo é o processo terapêutico: o quanto você deseja esse vestibular? Está certo dessa carreira?
A terapia cognitiva comportamental é psicoterapia de primeira linha para o transtorno. Já a hipnoterapia funciona como coadjuvante ao tratamento, ela por si não se faz tratamento completo para TDAH. Saiba que pode contar comigo!
Pesquisa recentes comprovam que o treino de atenção pelo APT (treino de atenção) remediam déficits cognitivos e auxilia o indivíduo a utilizar efetivamente estratégias compensatórias no desempenho de tarefas da vida diária.
De modo geral o protocolo é composto por uso de medicação, técnicas psicoterápicas e reabilitação neuropsicológica Atenciosamente, Aline M.S. de Coster.
A Terapia Cognitiva Comportamental por si só é muito eficaz para o tratamento do TDAH, porem, em alguns casos é necessário o uso de medicação, pois esse transtorno pode estar associado a outros problemas. Mas é importante a avaliação de um psicólogo, para verificar caso a caso, pois ele é o profissional que trabalha de forma ampla toda dificuldade enfrentada no dia a dia por uma pessoa com TDAH, como dificuldade de concentração, inquietação, desorganização e todos os sentimentos que esses sintomas causam.
Boa noite!
Primeiramente é necessário a compreensão de que pessoas que possuem TDAH comportam alterações de estrutura e funcionamento cerebral, assim como alterações genéticas.
O TDAH, é determinado como doença pois, comporta em grau acentuado os traços de desatenção, hiperatividade e impulsividade, gerando prejuízos funcionais ao indivíduo.
O que isso quer dizer? Que a constatação do TDAH, deve se apresentar a partir de um diagnóstico extremamente cuidadoso e responsável, assim como tratado com a determinada atenção.
Não existe milagre. É preciso que o diagnóstico (individual) aponte a partir de quando deve-se intervir, baseando se principalmente nos riscos que o TDAH pode apresentar para o indivíduo em questão. Fala-se absurdamente em desatenção com estudos porém, pouco se fala sobre os riscos maiores de acidentes ambientais, que podem acarretar em maior grau, em prejuízos à vida.
Conforme apontam os artigos científicos, há um bom prognóstico para tratamento medicamento combinado com acompanhamento Psicoterápico (independente da linha do profissional).
Sugiro que retorne ao médico Psiquiatra, o qual lhe referiu o diagnóstico e converse com o mesmo (a), sobre a sua necessidade em particular; qual o melhor tratamento (medicamentoso ou não) e quais os riscos, caso necessite fazer interações medicamentosas e não esteja de acordo.
Inicie análise pessoal com uma Psicóloga (o) de sua livre escolha e confiança; não se prenda na escolha por linha de atuação do profissional, todos são Psicólogos de formação; o que vai auxiliar no andamento da análise é o vínculo analítico, o acolhimento e respeito, em um ambiente que sinta como favorável para abordar o que considerar necessário a cada momento.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.