Tem alguma fruta que pode ser ingerida em caso de intoletancia a frutose e lactose

8 respostas
Tem alguma fruta que pode ser ingerida em caso de intoletancia a frutose e lactose
Dra. Lícia D'Ávila
Nutricionista
São Caetano do Sul
Toda fruta tem frutose, no entanto algumas têm teores mais baixos, como o limão e o pêssego em calda diet. O importante é consultar um nutricionista para avaliar o seu grau de intolerância, e qual fruta pode ser prescrita por refeição, dadas as características de absorção e biodisponibilidade. Intolerância à lactose se limita ao leite e derivados, não estando associada a nenhuma fruta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O açucar presente em todas as frutas se chama: frutose e dependendo do nível que apresenta de intolerância e esta também está associada ao açucar do leite( lactose ) a sua dieta deverá ser elaborada adaptando a suas necessidades de energia e nutrientes com restrição( leve, moderada ou até mesmo mais severa nestes componentes informados ).
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Todas as frutas possuem frutose (açúcar das frutas), porém algumas possuem em menor quantidade. Mas o que tem realmente importância é a questão do índice glicêmico dos alimentos. Alimentos com alto IG aumentam a glicose rapidamente na corrente sanguínea, promovendo maior liberação de insulina, o que pode gerar alguns problemas de saúde e ganho de peso. Assim, as frutas de baixo índice glicêmico são mais indicadas, por ex: maçã e pera com casca, morango, melão, kiwi, uva, abacate, laranja com bagaço, pêssego. O que também ajuda a reduzir o IG das frutas é o seu consumo junto com fibras, como frutas com casca, farelo de aveia, linhaça, chia, etc.
Quanto à lactose, é o açúcar presente no leite e derivados. Hoje temos várias opções para substituir, como leite de amêndoas e leite de coco.
 Thais Yanai
Nutricionista
São Paulo
Todas as frutas possuem frutose (açúcar da fruta), em menor e maior quantidade, dependendo da fruta.
Como tudo é muito individual, depende do organismo de cada pessoa é preciso avaliar seu caso e ver se é possível algum tipo de fruta.
Com relação a lactose, ela está presente no leite, portanto, não tem relação com as frutas. Hoje, no mercado, existem vários produtos que não contém lactose.
Sim, conforme a tolerância do paciente. As frutas com menor teor são: limão e morango. Você pode fazer um sorvete com morango triturado + leite vegetal.
Lembre-se de tratar o intestino para diminuir sinais e sintomas. Além disso, existem duas intolerâncias À FRUTOSE: inata e adquirida. A inata é quando você nasce sem a enzima que é capaz de quebrar a frutose; a adquirida é com a dieta ocidental (essa é possível reverter dentro de um acompanhamento). Boa sorte!
Olá, tudo bem? A intolerância à frutose varia de pessoa para pessoa e depende da quantidade e da sensibilidade individual, por isso é importante o acompanhamento do Médico ou Nutricionista. O abacate é uma fruta excelente para quem tem intolerância à frutose. Além disso, é uma excelente fonte de gorduras saudáveis. O coco fresco tem um baixo teor de frutose. Outras frutas como banana, morangos e melancia, em pequenas porções, podem ser bem toleradas, mas todo o consumo depende da resposta da sensibilidade individual. Consumir frutas em combinação com fibras (aveia por exemplo), proteínas ou gorduras saudáveis pode ajudar a diminuir os sintomas pois interferem na absorção da frutose. Estou à disposição caso deseje agendar uma consulta para mais orientações.
Uma dieta para intolerantes à frutose nem sempre é extremamente restritiva e muitos alimentos são permitidos. Sendo assim, existe a possibilidade de criar um cardápio atrativo e saboroso, sem abrir mão do teor nutricional e do que mais gosta.
Para pessoas com intolerância à frutose, é fundamental escolher frutas com baixo teor desse açúcar natural. Algumas opções incluem abacate, limão, morango, abacaxi, banana, melão e laranja lima. Evite ou consuma com moderação frutas como maçã, pera, melancia, manga e cereja, que são mais ricas em frutose.
Quanto a intolerância a lactose, todas as frutas podem ser consumidas, só evite bater com vitamina pois usa leite. Para isso, sugiro que tente ver sua tolerância para o leite A2, sem lactose (iogurtes também valem), leite de aveia e de amêndoas.
Espero ter ajudado.
Me coloco a disposição para agendamento lata acompanhamento nutricional.
 Iuliane Guerra
Nutricionista
Samambaia
Abacate, açaí, coco, limão, maracujá são frutas com baixo teor de frutose. Caso não seja uma intolerância severa, estas são mais aceitas

Especialistas

Vívian Freire

Vívian Freire

Nutricionista

Salvador

Gabriela Roriz

Gabriela Roriz

Nutricionista

Goiânia

Denis Carvalho Garcia

Denis Carvalho Garcia

Nutricionista

São Paulo

Andressa Porto

Andressa Porto

Nutricionista

Goiânia

Patrícia Freitas  Esquerdo

Patrícia Freitas Esquerdo

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 72 perguntas sobre Intolerância À Frutose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.