Tem como saber se uma pessoa tem psicopatia em uma consulta apenas ou demora mais?

9 respostas
Tem como saber se uma pessoa tem psicopatia em uma consulta apenas ou demora mais?
Olá! Como vai?
A psicopatia ou sociopatia e titulado como: Transtorno da Personalidade Anti-Social ( TPAS), de acordo com (DSM-5), Manual Diagnótico e Estatístico de Transtorno Mentais. As pessoas que possui esse transtorno, apresentam comportamentos de desrespeito pelas leis e costumes sócias, desrespeito pelos direitos dos outros, tendências a apresentar comportamentos violentos, ausência de remorsos e empatia. Por apresentarem tais características e serem pessoas dissimuladas, isso pode dificultar o diagnósticos. Outra cacteristica significativa, e que eles dificilmente buscam ajuda psicológica.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/Neuropsicóloga é Terapeuta de Casal e Família.

Nenhum diagnóstico é dado em apenas um atendimento seria algo no mínimo inconsequente.

Att : Roberta Araújo
Psicóloga /Psicanalista
Olá!
Não acredito que em uma consulta, seja possível diagnosticar esse transtorno porque normalmente essas pessoas sabem simular muitos bem as características que dwfinem esse perfil.
Para um diagnóstico mais completo e com menos chances de erros, é interessante que se faça um acompanhamento do caso. Alguns fatores podem alterar a percepção do profissional, como por exemplo o uso de drogas alucinógenas. É importante ressaltar que os portadores desse tipo de transtorno são extremamente manipuladores, o que torna ainda mais dificil e improvável um diagnóstico suficientemente bom em apenas um encoontro.
Concordo com as colegas de que um diagnóstico deste tipo não pode nem deve ser feito em uma só consulta, mesmo que o paciente apresente características bem claras do quadro em questão. Na suspeita de um diagnóstico o mais prudente seria uma avaliação adequada com profissionais especializados. Caso o paciente esteja apresentando riscos para si ou para sociedade, o mesmo deve ser corretamente medicado por um psiquiatra para que depois os rumos do tratamentos sejam revistos de acordo com as necessidades do mesmo.
Acredito ser muito difícil, pelo menos para um psicólogo "diagnosticar" (que é função do médico) um transtorno em apenas uma sessão. Uma pessoa não é só uma "patologia", ela tem toda uma história própria que precisa ser levada em conta. No caso do sociopata, mais difícil ainda por causa de sua capacidade para encobrir os sintomas.
Demora mais. É necessário que sejam feitas algumas entrevistas, alguns profissionais poderão aplicar alguns testes psicológicos também (não são obrigatórios, nem essenciais, mas existem), e dependendo das impressões o paciente poderá ser encaminhado para uma avaliação psiquiátrica também antes de se fechar o diagnóstico.
Não é possível um psicodiagnóstico em uma consulta, pode ser levantada hipóteses que se confirmarão ao longo do acompanhamento.
O Psicodiagnostico é um processo cuja duração e validade depende do grau de participação do paciente, pois embora conte com a observação e expertise do terapeuta, tem por base o auto relato do avaliado. Quanto mais o avaliado é participativo e tem um nível de auto observação e de comunicação melhor, mais rápido. Há processos que podem contar com uma boa hipótese diagnóstica na quinta sessão. Ressalto que o diagnóstico é dinâmico, ou seja, está em constante construção, ao longo da terapia